Batismo: a sua importância para iniciar na vida cristã

O batismo é a porta de entrada para iniciar a vida cristã e tomar o caminho para a salvação eterna, através da Santa Igreja de Cristo. Veja a importância desse sacramento para começar a viver para Cristo!

batizando - Batismo: a sua importância para iniciar na vida cristã
Batismo: a sua importância para iniciar na vida cristã

Se você está começando a ter contato com o evangelho e com uma comunidade cristã, já deve ter percebido a importância do batismo. Também pode ser cristão há algum tempo, mas ainda ter dúvidas com questões relacionadas à prática do batismo nas comunidades.

Pensando nisso, é preciso compreender a importância e a base bíblica para o cumprimento dessa ordenança, que é tão necessária para iniciar na vida cristã. Por esse motivo resolvemos trazer várias informações sobre o batismo neste post, para tirar suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre o assunto. Veja!

O que é o batismo, afinal?

O batismo é feito por meio de imersão nas águas, prática pela qual o indivíduo sai uma nova criatura com base nos fundamentos cristãos. É uma ordenação bíblica, uma prática que simboliza o chamado novo nascimento.

Uma vez imerso nas águas, existe a representação da morte do velho homem e um novo nascimento, uma nova criatura, perdoada de seus pecados e que confessa sua fé diante de todos.

A base bíblica para a importância do batismo

Claro que precisamos confirmar na palavra a base que fundamenta a necessidade do batismo para o cristão em sua caminhada. Primeiro, o batismo é citado quando surge a figura de João Batista, porém, com o povo de Deus vivendo ainda na velha aliança.

Dessa forma, o batismo tinha a função de remir dos pecados, como podemos ver nas escrituras.

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3:11.

Então, Jesus é batizado por João Batista e, após morte e ressurreição, Cristo deixa a ordenança para seus discípulos.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Mateus 28: 19.

Na sua carta aos Romanos, o apóstolo Paulo reforça a importância de viver em novidade de espírito, ou seja, de ser uma nova criatura.

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:3,4

No versículo citado temos também a ideia de manter a novidade de vida, ou seja, de sempre buscarmos o perdão dos nossos pecados e a santificação. Afinal, assim como recebemos o perdão pelo sacrifício na cruz e confessamos por meio do batismo, sendo nova criatura, devemos buscar manter essa comunhão.

“Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.” Colossenses 2:12.

O velho homem morre e com ele as velhas práticas, o pecado que antes existia é perdoado e o indivíduo deve buscar em Deus o seu aperfeiçoamento.

Jesus também foi batizado

Como vimos antes, o próprio Jesus se prontificou a ser batizado, afinal, Ele veio para cumprir também as ordenanças na palavra de Deus. Mesmo perfeito diante dos homens, manteve o cumprimento da palavra, apresentando publicamente a necessidade de obediência.

“Naquela ocasião, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele.” Marcos 1:9-10.

A partir da nova aliança o batismo toma uma proporção ainda maior, porque o sacrifício da cruz já é capaz de perdoar os nossos pecados e a fé em Cristo nos salva. Portanto, o batismo passa a simbolizar a nova vida do crente em Jesus, que confessa publicamente a morte do seu velho homem.

“Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.” Atos dos Apóstolos 2:38

Com isso, é o sacrifício de Cristo que trouxe a salvação, a fé nEle como filho de Deus que nos salva, mas precisamos cumprir a ordenança do batismo, bem como todas as outras contidas na palavra.

Quando devo me batizar?

Uma vez familiarizado com a palavra de Deus, como saber quando devo me batizar? A resposta é que o batismo vem de maneira natural a quem o Espírito Santo toca, que aceita a Jesus como único e suficiente salvador.

Quem se propõe a ser batizado está consciente da ordenança bíblica e deseja confessar a Cristo publicamente. Então, se você aceitou a Jesus como seu salvador, é hora de avaliar e reforçar essa decisão na comunidade que se inseriu.

Assim, passa a confessar diante das pessoas tanto a sua fé em Cristo quanto o nascimento de uma nova criatura, agora perdoada de seus pecados. Também é um fator determinante em muitas denominações para fazer parte da membresia, ou seja, no grupo de membros da congregação.

Podendo participar internamente e ter cargos na igreja, o que pode mudar de acordo com denominação ou decisão do líder local. Em outras palavras, é possível se inserir como povo de Deus em uma comunidade cristã, se tornando um membro participante.

O significado do batismo para os cristãos

O batismo é um símbolo muito importante para o cristianismo. Ele tem a função representativa da morte do velho homem para que haja o nascimento de uma nova criatura. Por isso é tão importante batizar para os cristãos, afinal, queremos gritar para o mundo que confessamos a Cristo como nosso salvador.

Também obedecer ao que foi ordenado, para o nascimento de uma nova criatura. E agora você conseguiu saber mais sobre o assunto, a fim de compreender os motivos pelos quais o batismo é incentivado nas comunidades cristãs e traz tanta importância.

Aproveite para aprofundar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, a fim de saber cada vez mais sobre a palavra de Deus. Pode contar conosco para isso, é só conferir outras postagens como esta

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: