5 lições que podemos aprender com o povo de Israel no deserto

A história do povo de Israel no deserto se transformou em uma ótima forma de entendermos como Deus trabalha em meio às adversidades. Saiba mais.

lições - 5 lições que podemos aprender com o povo de Israel no deserto
5 lições que podemos aprender com o povo de Israel no deserto

A história do povo de Israel no deserto se transformou em uma ótima forma de entendermos como Deus trabalha em meio às adversidades. Temos um espaço sem vida, onde os fatores do clima são prejudiciais para nossa saúde, porque durante o dia é muito calor e durante a noite pode ficar bem frio.

Assim, esse lugar mostrou como foi difícil para o povo durante o período em que atravessavam, mas ao mesmo tempo fez várias lições serem aprendidas. Afinal, é na tribulação que conseguimos crescer, como mencionou o apóstolo Paulo, dizendo que “a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória” (2 Co 4.17).

Pois bem, podemos fazer com que os desafios enfrentados nesse ambiente tão hostil sejam ferramenta para compreender as nossas dificuldades de hoje. Assim, continue a leitura e saiba 5 lições que o povo de Israel no deserto aprendeu com Deus!

1. Vivemos na dependência de Deus

Muitas vezes nos distraímos e achamos estar no controle daquilo que acontece, mas basta vir o deserto que ficamos perdidos novamente. Afinal, no deserto temos um ambiente difícil, igualmente ao povo que não tinha sequer como adquirir comida e água.

Mas isso não foi um problema para Deus, claro, porque Ele enviou todos os dias o maná, que era um verdadeiro banquete, além de água, conforme Deuteronômio 8.2-4. Dessa forma, por mais que você se sinta forte, não se esqueça de que somos totalmente dependentes de Deus.

O povo nunca passou fome durante todos os anos em que passou no deserto justamente porque houve providência divina. Então, não desanime, seja dependente do Pai e espere que a providência chegue diariamente em forma de forma e paz.

2. A vida no deserto pede apenas o essencial

Caminhar em um local cheio de calor requer uma resistência física e levar consigo apenas o que é essencial. A exemplo de João Batista, que pregou no deserto e tinha uma rotina muito simples, desde suas vestimentas até a forma como se alimentava (Mt 3.3-5).

Pois bem, o deserto tira você da zona de conforto, mostrando ser melhor recorrer a apenas aquilo que é essencial. Conseguimos abrir os olhos para as coisas que pareciam importantes, mas que no momento de turbulência acabam não fazendo falta.

Uma crise financeira pode te deixar longe de pequenas regalias que acabaram fazendo parte da sua vida e pareciam essenciais. Por outro lado, no deserto aprendemos que estar com Deus e seguir sua vontade é o suficiente para passarmos por qualquer fase.

3. O deserto te ajuda a vencer a tentação

Quando atravessamos o deserto nos deparamos com situações que provam e tentam. As tentações estão presentes nas próprias oportunidades de reclamar da situação em que vivemos. Lembra que o povo recebia o alimento e água no deserto, enviados por Deus?

Pois é, mesmo assim mantinham suas reclamações, adoraram outros deuses, enfim. Mesmo com a presença de Deus se mostrando a todo momento o povo mantinha dificuldades durante a sua trajetória. Você deve permanecer fiel durante as fases mais difíceis.

Afinal de contas, é quando estamos em sofrimento que as tentações ficam mais atrativas, ficamos fragilizados e mais propensos a pecar. Por outro lado, se vivemos com fidelidade mesmo diante de grandes desafios, como é caminhar no deserto, ganhamos força para vencer essas tentações, porque a resposta está no relacionamento com Deus.

4. Aprendemos a solucionar os problemas

Muitas vezes imaginamos os problemas e pensamos que jamais teríamos condições de lidar com aquele contexto. Pode ser uma situação financeira, uma doença grave a perda de alguém que amamos muito, enfim. Porém, quando algo de fato acontece, precisamos lidar com aquilo, não há como fugir.

O deserto tem essa função, de obrigar a lidar com o calor, a sede, a solidão, enfim. Como aprenderíamos a superar nossos problemas sem que eles existissem? Então, o povo precisava passar por aquele período no deserto para aprender a obedecer a Deus novamente e amadurecer, lembrar de suas origens depois de sair do Egito.

Saiba que Deus não tem prazer no seu sofrimento, mas a fase difícil é uma ferramenta para que possamos aprender a lidar com os problemas da vida. Conseguimos ser mais fortes, estreitamos nosso relacionamento com Ele e conseguimos lidar com o que acontece conosco ou com quem amamos.

5. Aumentamos a nossa esperança

Ainda no deserto somos um povo que tem esperança, porque não estamos no controle, Deus é que está. O povo caminhou no deserto por 40 anos, ainda assim, Josué teve esperança para terminar essa caminhada e conduzir Israel para a terra prometida.

Quem crê não perde as forças e a esperança quando passa pelo deserto, mas espera e confia naquilo que Deus tem para o final do trajeto. Não ficamos perdidos, muito menos sozinhos, quando caminhamos nesse espaço tão desafiador, porque temos a companhia de Deus, tal como o povo de Israel teve.

Mas não esqueça que a nossa maior recompensa sem dúvidas é encontrar com Ele nos céus. Então, mantenha a sua esperança em Cristo, mesmo quando os problemas parecem impossíveis, porque Ele está presente em todos os momentos trazendo consolo e força.

Essas são algumas das lições que podemos aprender com o povo de Israel no deserto, que caminhou por muito tempo porque precisava aprender a confiar e depender novamente de Deus. Os problemas acabam sendo uma ferramenta para aprendizados valiosos na vida.

E o povo de Israel hoje somos nós, que por meio de Cristo podemos ser também parte do povo escolhido de Deus. Então, nada melhor do que confiar que o Pai tem planos maiores e que a fase complicada vai passar, mantendo a fé e a esperança. 

Como vimos, também é desafiador manter a confiança e não murmurar no decorrer do caminho, porque isso desvia os nossos olhos do objetivo maior no deserto, que é chegar na terra prometida. Aproveite, portanto, as lições que o povo de Israel aprendeu e aplique na sua vida a cada novo desafio, porque Deus estará contigo.

Se gosta desse tipo de conteúdo, aproveite para ler mais em nosso blog e acompanhe novos conteúdos para entender mais sobre a Bíblia seguindo nossas páginas no Facebook e no Instagram.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

Deixe seu comentário: