Como levar a palavra de Deus para os jovens?

Levar a palavra de Deus para os jovens não é uma tarefa tão simples quanto parece. Há uma série de recursos e técnicas que facilitam a compreensão e ajudam nessa fase da vida.

jovens - Como levar a palavra de Deus para os jovens?
Como levar a palavra de Deus para os jovens?

Pregar para grupos específicos é um grande desafio, bem como levar a palavra de Deus para os jovens. Eles representam um grupo muito importante, porque são fortes e vivem uma fase muito intensa da vida. O trabalho voltado a esse público é importante para que outros conheçam a palavra e para que os crentes permaneçam firmes.

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.”

1 Timóteo 4:12 

Nessa fase são muitas as apresentações do pecado na forma de tentações. O papel de líderes religiosos é atuar ativamente no ensino e discipulado, para que adolescentes e jovens sejam participativos e não se desviem do caminho que leva aos céus.

Continue a leitura e veja como interagir com jovens na pregação da palavra de forma a chamar a atenção desse grupo que tanto necessidade de orientação!

Quando levar a palavra de Deus para os jovens continue sendo você

Um erro comum ao pregar e interagir com grupos de jovens e adolescentes é tentar imitar o comportamento e linguagem deles. Você será facilmente desmascarado, perdendo a credibilidade, porque está forçando, ou ainda, se esforçando demais para esse trabalho.

Na verdade, as características que fazem os mais jovens prestarem atenção na sua pregação são outras. Uma delas é a autenticidade, em outras palavras, ser você mesmo. Uma figura real, que passa por problemas e mesmo assim permanece vivendo com base na palavra, trará efeitos mais profundos nas vidas dessas pessoas.

Além disso, para que você tenha a atenção desse público, é preciso que realmente se importe com eles. Por mais que a postura de alguns pré-adolescentes e adolescentes possa ter uma tendência para o desafio à autoridade, típica da fase, eles demandam de muita atenção.

Aproveite os momentos mais interativos

A vida de adolescentes e jovens é repleta de momentos em que estão sentados em cadeiras ouvindo alguém. Pode ser na escola, faculdade ou trabalho. Então, em eventos para a juventude, pode ser que alguns fiquem desconfortáveis em passar muito tempo parados.

Uma sugestão é tornar os eventos mais interativos, promovendo palestras e pregações que envolvam mais o público. Por exemplo, fazendo perguntas para que respondam ou levantem as mãos, abrindo espaço para que também falem, enfim.

Não é à toa que em eventos específicos costumamos deixar a tarefa de pregar para aquele que tem costume com a juventude. Além de convidarmos pessoas de outros espaços, que também tenham esse trabalho, porque pregar para jovens exige esse cuidado por parte do pregador.

Conte histórias durante a pregação da palavra

O ato de contar histórias chama a atenção das pessoas e as aproxima mais do assunto abordado. Isso vale para qualquer contexto, inclusive o de palestras e pregação da palavra de Deus. O próprio Senhor usou de histórias, na forma de parábolas, para que o povo compreendesse melhor seus ensinos.

“Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;”

Mateus 13:34 

Muitos produtos no entretenimento usam de histórias e estão na rotina desse público, como games, filmes, séries, animações, entre outras mídias. Todas as idades ficam encantadas por diversos formatos de conteúdos em que as histórias estejam presentes.

Dessa forma, criar paralelos com histórias que tenham a ver com a pregação é um recurso muito interessante. Usado com sabedoria na escolha, é capaz de colaborar para que o público entenda melhor a mensagem passada. Ouvimos as narrativas e conseguimos nos colocar no lugar dos personagens, o que facilita o entendimento e chama a atenção.

Procure manter o ensino mais específico

Outro erro na hora de trabalhar com juventude é criar um sermão de uma série de ensinos, com tudo o que eles devem entender sobre a vida. Dificilmente esse tipo de ensinamento ficará na mente desses jovens, porque o interesse costuma estar mais voltado a ensinos específicos.

É hora de manter o foco e trazer uma ideia principal, de maneira direta e criativa, para que os pontos fundamentais fiquem no coração desses jovens. A partir de um tema é possível explorar recursos em torno dele, como dinâmicas e histórias relevantes para o ensino.

Não podemos moldar a palavra de Deus para que os jovens se interessem e não podemos ignorar que cada fase da vida apresenta diferenças. Então, é muito importante ter dedicação na escolha dos sermões aplicados para adolescentes e jovens, para que eles compreendam a palavra como ela é, mas em sua linguagem.

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza”

1 Timóteo 4:12.

Fale sobre problemas reais e a resolução deles

“Encoraje os jovens a serem prudentes”

Tito 2:6. 

É interessante que você entenda também que há maior dificuldade nessas fases da vida na hora de pensar sobre os problemas. Como a vida adulta ainda é algo muito recente, o conceito sobre problemas ainda pode ser um tanto quanto abstrato.

Afinal, há uma transição enorme em poucos anos, nos quais a criança passa pela pré-adolescência, adolescência e juventude. Com isso, o que era considerado um problema pode sofrer alterações e dar lugar a novas preocupações, ligadas a essa nova vida.

Há um turbilhão de emoções, junto com dúvidas e descobertas, por isso a orientação de pais e líderes é tão importante. Pensando nisso, aproveite a pregação da palavra para trazer problemas práticos e mostrar como podemos resolver cada um deles com base na palavra de Deus.

Saiba que levar a palavra de Deus para os jovens não se trata de criar sermões cheios de truques e adaptações. A ideia é tornar a palavra de Deus mais clara possível de acordo com as experiências que surgem nessa fase da vida. É muito importante que os jovens saibam como usar a palavra para guiar cada passo.

Assim, com uma postura de quem realmente se importa, ensinando sobre a palavra de Deus e aproximando esse ensino da vida real, conseguimos atenção dessas pessoas. Aproveite essas orientações e mostre para a juventude a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Leia mais conteúdos como este aqui em nosso site ou acesse as redes sociais!

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: