Aprenda a ter um relacionamento com Deus

Criar um relacionamento com Deus significa praticar ações diárias que nos torna mais próximos do Senhor, abrindo nosso coração para ouvir a Sua palavra e realizar o que Ele deseja.

orando senhor 1024x512 - Aprenda a ter um relacionamento com Deus
Aprenda a ter um relacionamento com Deus

Aprender a ter um relacionamento com Deus passa por ações diárias que temos que praticar para que nos aproximemos Dele e, assim, consigamos conquistar aquilo que Ele deseja para nós.

Embora sejam ações simples, tudo deve ser feito com entrega e coração aberto, jamais com desconfiança ou com sentimento de obrigação. Assim como temos nossas relações humanas de amizade, também podemos encontrar no coração de Deus um amigo que anseia por nos ouvir.

Leia a palavra de Deus

Não há outra forma de se aproximar de Deus, de criar um relacionamento com Ele, senão por meio de Sua própria palavra. A Bíblia é o caminho mais prático para chegar ao Senhor, pois é nela que estão todos os deveres do verdadeiro cristão, assim como todo o auxílio e orientação que você precisa para ter uma vida nova.

Entretanto, não basta apenas ler, é preciso se aprofundar na palavra, meditando seu significado e aplicando diariamente na sua vida. Esse é o ponto chave quando se busca criar um relacionamento com Deus: a prática diária da palavra sagrada.

Em 2 Timóteo 3, 14-17, o apóstolo afirma: “Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”.

Sendo assim, fica clara a relevância da leitura diária da Bíblia quando se busca uma relação mais íntima com Deus. O relacionamento profundo com o Senhor só é possível quando se lê e se compreende o que Ele quer nos dizer. E o Pai sempre quer nos falar, especialmente nos momentos de tribulação. É por meio das Sagradas Escrituras que Deus se comunica conosco, fala ao nosso coração.

Crie uma rotina de oração

A leitura da Bíblia, por si só, já é uma oração. Mas, além disso, é preciso ter uma vida de oração. Isso significa reservar um tempo determinado para se dedicar a essa prática, orando em plena comunhão com Deus, seja por meio de orações já conhecidas (como o Pai Nosso), como com por meio de orações que nós mesmos podemos criar, inspirados pela orientação do Espírito Santo.

A oração tem poder e quem nos diz isso é Cristo Jesus; Ele mesmo se colocou como nosso interlocutor para alcançar a graça do Senhor: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei”, João 14, 12-14.

E só se pede ao Filho por meio da oração, dessa comunhão profunda com Jesus que erguerá suas palavras ao coração do Pai.

A Bíblia nos fala muito sobre a oração e sobre como ela estreita nossos laços com Deus, a fim de conquistar uma relação harmoniosa com o Senhor.

Em Mateus 7, 7, há uma clara passagem que explica o poder da oração nas nossas vidas, quando o autor nos diz “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á”.

A oração é um caminho direto, um meio de se aproximar do coração misericordioso de Deus e, assim, desenvolver uma relação com o Pai.

Pratique a gratidão

A prática da gratidão não consiste apenas em agradecer o que temos em termos materiais, mas também em exaltar a presença de Deus em nossas vidas. Essa prática nos aproxima do coração do Senhor, porque demonstra que somos felizes pelas graças diárias que recebemos, como está escrito no livro de Salmos 92, 1-2: “É bom louvar ao Senhor e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo; proclamar, de manhã, a vossa misericórdia, e, durante a noite, a vossa fidelidade”.

A gratidão é uma ação de graças que elevamos aos céus, apresentando a Deus o quanto somos satisfeitos com as obras Dele e o quanto isso nos preenche de amor e misericórdia.

Ser grato é, assim como a oração, um caminho direto para estabelecer um relacionamento sincero e fortificado com Deus. É a gratidão que nos coloca em posição de humildade diante do Senhor, pois sabemos que tudo provém Dele, tudo é realizado de acordo com a vontade Dele e Ele, como Pai, sabe o que é melhor para Seus filhos. Assim sendo, a salvação será daquele que mostrar sua gratidão às escolhas divinas, como está escrito no Salmo 50, 28: “Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.

A gratidão é uma manifestação de amor incondicional a Deus – e não há nada melhor do que o amor para se conquistar uma relação profunda com o Pai, que é o próprio amor.

Converse com Deus

Manter o hábito de conversar com Deus é, sem dúvidas, uma excelente maneira de se ter um relacionamento com o Senhor, porque, assim como temos nossas relações humanas pautadas no diálogo, Deus também espera que você o procure para uma boa conversa. Ele deseja ser seu amigo!

Portanto, procure sempre se recolher em um ambiente calmo e, de preferência, silencioso, e converse com Deus, abrindo seu coração e expondo tudo aquilo que te aflige. Mas isso não significa que essa conversa deve ter dom de cobrança: não se cobra nada de Deus. Deve ser um momento amigável, de quem busca colo e conforto.

Esse instante de conversa (que deve também ser feito todos os dias) inclui a prática da gratidão. Assim como quem recorre um amigo para chorar, também se recorre para agradecer.

Conversar com Deus não precisa ser apenas um momento para pedir. O Senhor sabe o que nos aflige e sabe do que precisamos. Cuidado para não transformar a conversa em um ciclo de lamentações. Ele quer que você abra seu coração e conte tudo sobre o que te incomoda, mas também deseja lhe falar ao coração e dizer que tudo vai ficar bem.

Então aproveite esse singelo período de conversa para meditar Sua palavra, externar suas preocupações e, acima de tudo, louvar e amar a Deus.

E para edificar e aprofundar ainda mais o seu relacionamento com Deus, acompanhe o blog do Conhecimentos do Pai e nos siga no Instagram e no Facebook. Deus esteja convosco!

Leia mais…

Jesus te ama.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: