Provérbios 12:21 – Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas

O mal não atinge o justo, mas isso não significa viver sem problemas. Também os ímpios enfrentam problemas, porém, diferentes daqueles que creem.

proverbios 1024x512 - Provérbios 12:21 - Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas
Provérbios 12:21 – Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas

Se você já fez a leitura do capítulo 12 de Provérbios pode ter ficado um pouco em dúvida sobre alguns detalhes em torno da vida do justo e do ímpio. Ambos são citados e encontramos a afirmação que é nosso tema hoje: 

“Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas” Provérbios 12:21.

Quando nos deparamos com a ideia de que nenhum mal nos atingirá algumas dúvidas podem surgir, afinal, passamos por problemas todos os dias. Dos menores aos mais complexos, os desafios acontecem o tempo todo e precisamos superar cada um deles.

Se você se identificou com essa dúvida, continue a leitura para entender um pouco mais sobre a mensagem em torno desse versículo!

Quem são os ímpios?

A Palavra de Deus traz para nós o conceito de ímpio como alguém que não conhece o evangelho. Todos vivemos diante da maldição do pecado, desde a desobediência no jardim do Éden, por isso, antes de conhecer o evangelho todos somos ímpios.

Porém, a partir do momento em que aceitamos Cristo como nosso Salvador, encontramos uma chance de redenção de nossos pecados, podemos viver a transformação que a dependência dele traz. Assim, não somos mais considerados ímpios, porque nossas ações são conduzidas pelo Espírito Santo.

De acordo com o evangelho, os ímpios podem encontrar mudança a partir de um encontro com Deus, caso contrário morrerão em pecado, perecendo eternamente. São pessoas que não conhecem a Palavra de Salvação ou não acreditaram nela.

“Muitos serão purificados, alvejados e refinados, mas os ímpios continuarão ímpios. Nenhum dos ímpios levará isto em consideração, mas os sábios sim”;

Daniel 12:10

Quem são os justos?

“Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores”;

Salmos 25:8

A justiça divina que possibilitou a remissão dos nossos pecados, por meio do sacrifício de Cristo, por isso nos tornamos justos. Encontramos o caminho para acessar esse atributo graças à transformação que encontramos no evangelho. A partir da conversão passamos a nos aperfeiçoar na Palavra e nos tornamos justos.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”

Gálatas 5:22-25

Os justos nunca terão problemas?

Encontrando o caminho da verdade passamos a cuidar de nossos pensamentos a atitudes, vivemos a transformação de caráter que Cristo traz. Por outro lado, não podemos nos confundir com a ideia de uma vida perfeita, porque as aflições estarão diante de nós da mesma forma.

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”;

João 16:33

Jesus Cristo passou por várias provações a fim de nos mostrar o melhor caminho, vivendo as situações de acordo com o que Deus já havia ensinado ao seu povo. Dessa forma, vemos que os problemas não desaparecem da vida daquele de quem crê: continuam existindo.

O que temos enquanto justos é a certeza de que teremos o Espírito Santo para nos ensinar e consolar diante das dificuldades. É possível viver os desafios da vida com um caráter moldado por Deus, entendendo a vontade Dele com cada situação que se apresenta.

O caminho é Cristo

O caminho para que seja possível passar pelas aflições do mundo sendo vitorioso, é a crença na salvação em Cristo Jesus. Encontramos em seus ensinamentos o exemplo para ter um caráter íntegro, a nos comportarmos de maneira justa nas mais difíceis circunstâncias.

“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim’”;

João 14:6

Também em Cristo podemos encontrar o refúgio, o consolo em momentos de tristeza. Sem esquecer que é por meio do seu sacrifício que podemos nos reconciliar com Deus, termos nossos pecados perdoados. Assim, os justos podem enfrentar os múltiplos desafios da vida contando com orientação e força por meio da fé.

Nenhum mal pode te atingir

“Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas”;

Provérbios 12:21.

Vimos que existe uma distinção entre os dois grupos que são nomeados no versículo: ímpios e justos. Sendo os primeiros aqueles que não conhecem a justiça divina e os segundos os que encontraram a salvação. Desde o primeiro verso do capítulo 12 vemos que as diferenças entre eles são mostradas.

Sempre com destaque para os justos em relação ao favor do Senhor. Por isso os ímpios estão cobertos de problemas, eles não encontram a sabedoria, planeja a maldada, é impiedoso, suas palavras são emboscadas mortais, entre outros. Em oposição a esse quadro, os justos cultivam sabedoria e um comportamento diferente.

Os ímpios estão cobertos de problemas porque sua vida é conturbada, a maldade faz parte da sua rotina, o pecado permanece sendo seu guia para comportamentos e pensamentos. Já os justos descansam no Senhor seja qual for a situação pela qual estão passando.

Em lutas, fases difíceis, doenças, mortes, seja qual for o problema, eles mantém seus pensamentos e atitudes voltados para Deus. E nenhum mal é capaz de atingir o justo porque mesmo encarando a morte ele tem vida eterna em Cristo Jesus.

“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: ‘Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus’.”

Atos 7:55,56

Ainda que estivesse enfrentando a morte por causa de injustiça, Estevão manteve sua alegria no céu, porque se sentiu feliz em morrer em nome do evangelho. Nenhum mal foi capaz de atingir verdadeiramente Estevão por conta da sua fé e postura.

Agora fica mais fácil entender porque os justos também passam por aflições mas ainda assim não são atingidos por nenhum mal. Diferente dos ímpios que sempre enfrentam problemas, porque eles não acreditam na salvação e permanecem em pecado.

Se você achou o conteúdo interessante, aproveite para ver outros como este e seguir nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube)!

Leia mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Creio muito em Deus,estou passando um momento de muitas provacoes e humilhacoes em minha vida.mais acradeco todos os dias a meu Deus por esta suspirando vida em meus pulmoes e me carregando em seus bracos rumo a minha bencao e vitoria.nao vou desistir das minhas oracoes e do meu Deus,sei que Jesus vai me perdoar dos meus erros e pecados.creio que na hora e momento do meu Deus,vou ser abencoado e sair vitorioso desta batalha espiritual.amem.

  • 🙏🙏🙏

Deixe seu comentário: