A bíblia é um livro completo, ela trata sobre os mais diversos assuntos, sempre com ajuda prática para todo leitor. O livro sagrado contém os melhores princípios sobre a prosperidade, vejamos alguns deles juntos agora nesse texto.
O que é a verdadeira prosperidade?
A maior riqueza que podemos ter é a nossa amizade com Deus, não tenha dúvidas disso!
Mas assim como Deus é feliz, glorioso e poderoso, ele nos fez à sua imagem e deseja que seus servos experimentem as melhores alegrias junto de suas bênçãos.
Isso inclui a prosperidade financeira, afinal, como alguém a quem falta o sustento, ou a quem sobram preocupações com contas e pressões por dinheiro, como essa pessoa pode ter verdadeira paz para servir a Deus da melhor forma e sentir essa alegria que o próprio Deus deseja?
Precisamos apenas lembrar que prosperidade não significa exatamente que a pessoa será milionária ou que deve ostentar seus bens. Aliás, o princípio que vemos em 1ª João 2:16 nos lembra que “a ostentação de posses não se origina do Pai, mas se origina do mundo”.
Então, qual é o conceito correto sobre a prosperidade com a ajuda de Deus? É quando a pessoa possui condições financeiras além daquilo que supre apenas suas necessidades, ou seja, ela não fica preocupada com as contas ou se pode ou não ter as coisas que deseja comprar, ela possui os meios para viver bem.
Como conquistar a prosperidade com ajuda de Deus?
No antigo povo Israelita, Deus abençoava e os fazia prosperar quando eles agiam conforme sua lei. Veja isso em Levítico 26:3-5, que diz em partes: ‘se continuarem a guardar os meus mandamentos, eu lhes darei a chuva no devido tempo, a terra dará a sua produção e vocês comerão seu pão à vontade, morarão em segurança na terra’.
O mesmo vale para hoje: seguir os princípios bíblicos é a garantia de que Deus estará à nossa frente e pronto para nos abençoar como fazia com seu povo na antiguidade. Teremos “pão à vontade”, ou seja, não só necessidades básicas, mas à vontade.
O contrário também é válido, conforme Levítico 26:14-16, que diz em partes: ‘se vocês não me escutarem, vocês semearão em vão, pois seus inimigos comerão’. Para quem conhece o que Deus pede de si e não o faz, não há como essa pessoa prosperar, tudo será vão.
Considere ainda esse versículo de Salmo 128:2:
“ Você comerá o que suas mãos trabalharam duro para produzir. Será feliz e terá prosperidade”. A ideia de uma prosperidade que não veio de trabalho duro não é proveniente de Deus.
Isso não significa que o trabalho deve ser pesado ou algo assim, mas significa que a prosperidade abençoada e duradoura vem de um trabalhador que entende que precisa sempre dar seu melhor em seu trabalho para obter a melhor recompensa. Conforme Provérbios 10:4, “mãos diligentes trazem riqueza”.
Essa ideia bate com o princípio do 1º Coríntios 10:31, que diz em partes ‘façam todas as coisas para a glória de Deus’. Isso nos lembra de dois pontos importantes: tudo o que fizermos deve ser como se estivéssemos fazendo para Deus.
Ou seja: em nosso trabalho, daremos sempre nosso melhor, como se aquilo fosse diretamente para Deus. Outro ponto é que as coisas são para a glória de Deus, ou seja, ele nos abençoa em realizar nossos objetivos e merece a glória por isso. As recompensas que teremos virão dessa glória que demos a Ele.
Outro ponto importante está em Provérbios 3:9 e 10 que diz em partes: ‘honre ao Senhor com suas coisas valiosas, então seus celeiros ficarão completamente cheios’. Independente da condição financeira, sempre podemos aplicar esse texto.
Dar a Deus nosso melhor, contribuindo para levar sua palavra adiante envolve dar essa ajuda com o que temos de mais valioso, o que envolve nosso tempo, esforço, ajuda humanitária e donativos financeiros à causa. Não se trata de dar o que não tem, falamos aqui do que se tem de melhor, assim recebendo de volta a prosperidade.
O modo de agir
A mentalidade próspera sempre é presente em uma pessoa próspera. Mesmo que você ainda esteja na busca da verdadeira prosperidade, não tenha uma mente pequena. Veja o que diz o capítulo 4 de Provérbios, alguns versículos ali trazem: ‘sabedoria é o mais importante, preze-a e ela o enaltecerá. Seus olhos devem olhar diretamente para frente’.
Para quem está passando por dificuldades financeiras, pode ser difícil pensar fora dessa caixa e visualizar a prosperidade, mas é isso que faz quem adquire a sabedoria divina, a pessoa olha e pensa na frente!
Sua mente deve visualizar as boas coisas que Deus pode lhe ajudar a conquistar, assim como a esperança que Ele traz.
Outra peça fundamental para seguir prosperando com Deus está em Provérbios 10:2, que diz: “tesouros obtidos por meios desonestos não servirão para nada”. Esteja ciente que Deus não abençoa nenhuma tentativa de lucro desonesto.
Lembre-se ainda do que diz Provérbios 13:20: “quem anda com sábios se tornará sábio, mas quem se junta com os tolos acabará mal”.
Não adianta pensar que você não é influenciável, o próprio criador deixou claro nesse trecho bíblico que somos sim seres influenciados e influenciadores.
Andar com pessoas que seguem a bíblia, que estão buscando seguir essas mesmas ideias vai ajudar você, e você a elas. O contrário também é real, pode inclusive desviá-lo do bom caminho e travar assim a sua busca pela prosperidade, ou fazê-lo perdê-la.
Prosperando com Deus
Seguindo esses princípios você notará uma verdadeira mudança em sua vida! Não deixe de pesquisar mais sobre esse assunto em sua bíblia.
Que tal manter sua mente focada em assuntos espirituais? Leia outro artigo de seu interesse no site. Siga também nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube) e receba diariamente o encorajamento para seguir firme com Jesus.
Leia mais…
- A Teologia da Prosperidade
- Salmos da prosperidade para uma vida abençoada
- Oração Para Vida Financeira e Prosperidade
Jesus te ama muito.
Deixe seu comentário: