O refúgio que a fé oferece

A fé proporciona refúgio em meio a um mundo turbulento. Através dela podemos chegar ao nosso Senhor de maneira pura e verdadeira. Venha aprender mais!

A palavra fé aparece na Bíblia 248 vezes, sendo 247 apenas no Novo Testamento. Logo, é fácil perceber o tamanho de sua importância. Usamos a fé para nos referirmos às mais diversas coisas, desde a nossa vida cristã até coisas banais do dia a dia. Mas, será que mesmo falando tanto sobre ela, temos a utilizado como refúgio quando precisamos?

Há uma fala de Jesus no livro de Mateus que reflete muito bem o poder da fé: “Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.”

Você tem recorrido à fé nos momentos de dificuldade? Tem encontrado nela um abrigo e um descanso? Você tem usado da fé para se aproximar ainda mais de Deus? Pois, saiba que isso é mais que recomendado: é necessário.

Procurando por abrigo em meio à tempestade

Quantas vezes as tempestades da vida surgiram inesperadamente, nos pegando de surpresa? Uma doença repentina, uma perda de emprego, um casamento arruinado, a perda de um ente querido, dificuldades financeiras… A lista continua por muitas e muitas linhas.

Talvez, estejamos passando pela vida, felizes e confortáveis, fazendo o que é natural para nós. Mas, então, uma daquelas tempestades inesperadas da vida passa sobre nós, nos pegando de surpresa e revirando tudo ao redor.

Quando isso acontece, começamos a correr cegamente para encontrar nosso refúgio. Às vezes parece tão distante. Outras vezes, parece que tropeçamos em cercas ou batemos em muros.

Isso acontece porque estamos cegos. A tempestade mexe tanto conosco que deixamos de ser conscientes e começamos a agir com a emoção, esquecendo que muitas vezes há um abrigo na nossa frente.

O que refúgio significa para você?

Primeiro, precisamos considerar o que é um refúgio para cada um de nós. Para mim, um refúgio é um lugar onde posso encontrar segurança e proteção.

Quando somos pequenos, os braços de nossos pais são um refúgio incrível. Na adolescência, a presença de algum amigo pode assumir esse papel e por aí vai. Onde há refúgio, não há medo.

Além disso, refúgio é o lugar onde corremos sempre que tudo dá errado. É onde podemos nos esconder até que as coisas se acalmem e nossos pensamentos se acertem. É onde podemos tirar um tempo sozinhos, em silêncio e apenas refletir sobre o que acontece.

Sabe quando você tem um dia péssimo e não vê a hora de chegar na sua casa, entrar embaixo das cobertas e ficar quieto, deitado, como se nada estivesse acontecendo ao redor? É exatamente esse sentimento que simboliza o refúgio.

Cristo nos oferece refúgio através da fé

Jesus nos oferece a segurança e proteção de que precisamos, desde que mantenhamos nossa fé nEle. E isso pode ser um pouco complicado quando as tempestades da vida estão nos atingindo.

Quando falamos com Deus através da oração, mergulhamos em Sua Palavra e levamos a sério Suas promessas, estamos ainda mais perto de reivindicá-Lo como nosso Refúgio. Afinal, falar com o Senhor também é um ato de fé. Lembre-se disso.

À medida que nos apegamos às Suas promessas, Ele nos protegerá de nossa própria natureza pecaminosa e dos planos maliciosos do inimigo. Ao nos esforçarmos para sermos mais semelhantes a Ele, estamos livres da escravidão do pecado. E isso nos dá a paz e a proteção que só Ele pode dar.

Há um versículo em Salmos, capítulo 62, que diz algo incrível sobre isso:

“Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio”.

Podemos usar a fé como abrigo e refúgio sempre que algo sai do nosso controle:

  • Quando perdemos o nosso emprego e não sabemos como pagar as contas;
  • Quando estamos muito perto de acabarmos com nosso casamento ou relacionamento;
  • Quando há alguém que amamos muito doente (ou até mesmo quando nós nos encontramos mal);
  • Quando queremos ajudar alguém muito próximo que não possui fé por si mesmo para seguir em frente;
  • Quando nos sentimentos mentalmente cansados, ansiosos e com sintomas de depressão;
  • Quando nos sentimentos completamente sozinhos e vulneráveis.

O que a Bíblia fala sobre a fé?

Se você precisa de ainda mais força para se refugiar na fé, abra a sua Bíblia e encontre o incentivo que precisa neste momento:

Hebreus 11:1

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.”

Romanos 10: 8 e 9

“Esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares o Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”

Salmos 31:23

“Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos, porque o Senhor guarda os fiéis e retribui abundantemente ao que usa de soberba.”

Mateus 17:20

“Se tivésseis fé como um grão de mostarda nada vos seria impossível.”

Mateus 21:21

“Se tiverdes fé e não duvidardes, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar; assim será feito.”

1 João 5:4

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”

Romanos 5:1

“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Mateus 9:28 ao 30

“E quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram.”

Usa a tua fé e encontre um refúgio grandioso em meio às tempestades desta vida!

Este conteúdo tocou o seu coração e reforçou a sua fé? Então, aproveite para conferir mais textos como este em nosso blog hoje mesmo. Não perca tempo e também nos siga em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube)!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: