Bíblia – Porque Deus Amou o Mundo de Tal Maneira

Não podemos sequer imaginar a imensidão do amor de Deus, está além da nossa capacidade. Temos em João 3.16 a lembrança desse amor em forma de sacrifício e salvação.

Aqueles que já experimentaram o amor de Deus por meio da conversão já conhecem e decoraram o versículo em João 3.16. Lá entendemos a dimensão desse sentimento, que fez o sacrifício de seu filho Jesus Cristo ser a nossa via de acesso ao Pai.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16.

Essa passagem bíblica se tornou tão conhecida que é encontrada fora das paredes das igrejas. Infelizmente muitos ainda não sabem a intensidade dessa palavra. Porém, ela é ferramenta para nos lembrarmos desse amor e para falarmos sobre ele com outras pessoas. 

João 3.16

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”. João 3:16-21

Desde o começo o Senhor tinha um plano para que nós pudéssemos ter o perdão dos nossos pecados. Jesus Cristo, seu filho, o verbo que se fez carne, veio para se entregar em nosso lugar. A sua morte tornou possível a salvação de cada pessoa na terra.

Não tínhamos mais solução para os nossos pecados, não temos o poder de salvar nossas almas sozinhos. Precisávamos de um exemplo puro, sem pecados, para sabermos o que fazer para seguir a Deus. Também alcançamos livre acesso ao Pai por meio desse sacrifício, porque Cristo derrotou a morte.

O amor de Deus em nossas vidas

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 João 4:7,8

Falamos muito sobre o amor de Deus em nossas vidas, encontramos todas as respostas que precisamos em sua palavra. Como um Pai amoroso, Ele nos orienta em cada atitude, conversamos por meio das orações e sentimos o seu cuidado a cada momento.

Mas é muito fácil apenas desfrutar desse amor, viver com o perdão dos nossos pecados. Precisamos viver esse sentimento na prática, amando e perdoando também as outras pessoas, sobretudo aqueles que nos desejam o mal. Assim que conseguimos nos diferenciar como salvos, agindo com amor, conforme o imenso amor que recebemos.

Ele nos livrou da morte

O plano de salvação foi colocado em prática quando Deus envia seu filho, Jesus Cristo, para viver na terra. Como um homem, ele sofreu nossas dores e passou pela vida de acordo com a vontade do Pai. Não cometeu nenhum pecado, para que em seu sacrifício na cruz fosse entregue pelos pecados da humanidade.

Esse é o plano, porque Cristo nos livrou da morte e fez com que o acesso ao amor de Deus seja para todas as pessoas que cressem nele. Quem tem fé em Cristo, que ele se entregou e ressuscitou, tem a chance de receber uma nova vida, de passar a eternidade com Deus.

Não há mais restrição de acesso ao Senhor para o povo judeu, não precisamos mais de sacerdotes falando com o Senhor, podemos falar diretamente com Ele. Também não necessitamos de sacrifícios por nossos pecados, porque Cristo transformou nosso relacionamento com Deus no dia que se entregou na cruz.

Um amor puro

Ficamos perturbados quando ouvimos alguma história de alguém preso injustamente, uma pessoa condenada a cumprir uma pena por um crime não cometido. O nosso Salvador nos amou de maneira tão pura que se entregou por nossos pecados, ainda que ele não tenha cometido nenhum.

“Jesus disse: ‘Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo’. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes” Lucas 23:34.

O amor falou mais alto do que todo o sofrimento, mesmo nas últimas horas, Cristo pedia perdão por todos os que estavam o machucando. É o exemplo de amor mais puro, aquele que se entrega em troca de nada, simplesmente para que todos fossem salvos por Ele. 

Sentimos o amor de Deus

Sentimos o amor de Deus quando entendemos tudo o que foi feito para nos salvar, todo o sacrifício que nos deu a chance de viver uma vida plena, eterna ao lado do Pai. Por isso, percebemos esse amor no dia a dia, ao nos relacionarmos com Ele, em oração e leitura da sua palavra, por exemplo.

Também experimentamos o amor no perdão dos nossos pecados, sabemos que Ele nos ama porque é o próprio amor, não porque merecemos. Essa é a prática do amor do Pai em nossas vidas. Não podemos esquecer desse reflexo em nossos relacionamentos.

Precisamos demonstrar o amor aos outros como somos amados pelo Pai, sem recorrer ao merecimento, orando até mesmo por aqueles que querem nosso mal. É isso o que aprendemos na palavra, a espalhar esse amor em nossas atitudes, fazer com Cristo fez, sendo amorosos e puros.

A palavra em João 3.16 é intensa, por isso se torna tão popular, ela demonstra o plano de salvação em poucas palavras. Demonstra para nós a necessidade de crer em Cristo para sermos salvos e experimentarmos o tão imenso amor de Deus. 

Temos livre acesso a Deus por causa desse sacrifício, temos também a chance de sermos melhores a cada dia. Tudo graças ao relacionamento com o Senhor. Temos livre passagem para falar com o Senhor, para ler sua palavra e precisamos viver isso tudo na prática, como Ele nos amou.

Aproveite para ler mais conteúdos como este em nossas redes sociais! Facebook, Instagram, Youtube!

Leia mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: