O evangelho de João, no capítulo 15, apresenta uma das conversas mais inspiradores de Jesus com seus discípulos. O Senhor dá foco a importância de amar uns aos outros, resumindo toda a Lei e os profetas em apenas uma palavra. Pode parecer um chamado impossível esse de dar a vida pelos seus amigos, mas foi exatamente isso que Jesus fez e deixou subtendido para cada um de nós o convite para fazermos o mesmo.
Somente amando a Deus sobre todas as coisas, nós podemos decidir ir até as últimas consequências no Amor. Dar a vida é uma decisão exigente, mas que ganha um sentido totalmente novo quando a motivação é o Amor. Deus é Amor e Ele nos chama a amar como Ele nos amou. Amar o nosso irmão precisa ser uma atitude de coragem e que nos inspire a dar a vida se for preciso. É com o exemplo de Jesus que aprenderemos a exercer esse dom sublime!
Dar a vida é o ato extremo de entrega que o ser humano pode decidir doar. A inspiração para isso só pode ter uma explicação sensata: o Amor.
Este dom sublime resume a Lei de Deus e os profetas; por Amor e pelo Amor nós existimos neste mundo.
Quando Jesus veio à terra foi exatamente para ensinar como se deve Amar. Ele apresentou as infinitas formas de demonstrar amor ao próximo e, em todas elas, exaltou a necessidade de renunciar a si e as próprias vontades.
Amar é uma tarefa bastante exigente, não é mesmo? Mas temos um Mestre para nos ensinar de modo perfeito como colocar em prática este dom.
Mergulhe nesta leitura e conheça mais de perto sobre esse Homem que deu a vida pelos seus amigos!
O que Jesus quis dizer com “dar a vida pelos amigos”?
O evangelho de João apresenta uma passagem bastante profunda, na qual Jesus tem uma conversa especial com seus discípulos. Ele faz revelações e um pedido bem específico para os seus amigos.
O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.
Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.
João 15: 12-17
As primeiras palavras de Jesus neste discurso retirado do capítulo 15 de João resume a vontade do Pai para a humanidade: amem-se!
Já parou para pensar que toda a Bíblia se resume em apenas uma única Palavra? Tudo que Jesus quis demonstrar com a sua vinda a nós foi a importância de exercer o Amor uns para com os outros.
Sem Amor, o homem não vive a sua essência.
Se somos imagem e semelhança de Deus e Deus é amor, então também nós somos chamados a ser amor neste mundo.
Ao continuar sua conversa com os discípulos, Jesus revela que o Amor Maior é provado ao dar a vida pelos amigos.
Jesus fez isso. Ele amou até as últimas consequências e provou o seu amor por mim e por você no alto da Cruz.
Não consigo nem imaginar o quanto Jesus sofreu ao carregar os nossos pecados, o quanto Ele precisou suportar até dar o último suspiro e cumprir a vontade do Pai.
O nosso Senhor precisou renunciar a si mesmo. No Getsêmani, Ele chegou a suplicar ao Pai que lhe afastasse aquele Cálice e, suando sangue, Ele decidiu ir até o fim.
Tudo isso para deixar claro que o Amor deve ser uma decisão, que dói, que exige sacrifícios, que nos pede tudo, mas que vale à pena.
Ao dizer que o maior amor é aquele que dá a vida pelos amigos, Jesus não estava somente se referindo a sua entrega total na Cruz por amor a nós, mas Ele também estava fazendo um convite aos seus discípulos de, assim como Ele, amar até as últimas consequências.
Amar a Deus sobre todas as coisas
A nossa relação de amizade com Jesus deve revelar uma intimidade suficiente para amar até o fim.
Somente amando a Deus sobre todas as coisas, você conseguirá dar a vida por Ele. O mundo nos apresenta inúmeras formas de amor que tantas vezes nos confunde e faz tomar caminhos errados.
Quantas vezes você já se pegou sofrendo por um amor não correspondido ou que te decepcionou e enganou? A verdade é que, ao esperar amor dos homens, estaremos sempre vulneráveis a tais decepções.
O único Amor que não é capaz de nos enganar é o amor do Senhor.
Ele fez questão de provar isso, morrendo na Cruz. Por isso, é a esse Amor que devemos a nossa vida e inteira doação.
Talvez essa seja a hora de parar para pensar o que ainda te impede de amar a Deus sobre todas as coisas… O que tem ocupado o lugar deste Amor em sua vida?
É importante que você saiba que amar a Deus e dar a vida por Ele não tem nada a ver com sentimentalismos. O amor a Deus, na verdade, exige uma espécie de “violência” de coração, no sentido de se ceder imensamente.
Somente quem é capaz de renunciar a si mesmo, carregando a sua cruz e seguindo Jesus, será realmente capaz de dar a vida pelos amigos.
Você daria sua vida por amor?
Até aqui já deu para entender aonde Jesus queria chegar ao falar com seus discípulos sobre um amor que dá a vida. Assim, resta-nos responder a uma questão: Você daria sua vida por amor?
Jesus fez isso por mim e por você, mas Ele também nos deixou o convite de amar uns aos outros com o mesmo amor que Ele nos amou. É preciso doar a vida se dedicando ao amor que Deus nos ensinou, mas só consegue fazer isso quem busca vivenciar e vivencia a experiência de um amor profundo e verdadeiro.
Parece impossível a nós assumir este chamado de amor, mas tudo é possível àquele que crê. Abra o seu coração agora mesmo e deixe o Amor de Jesus entrar de maneira plena. Permita que este amor transforme tudo em sua vida. Dê livre acesso para que Ele renove a sua história!
Esse amor precisa ser cultivado diariamente em cada oração pessoal, na leitura da Palavra, nas experiências de oração comunitária, de modo que se torne vida em sua vida e, assim, você encontre sentido em dar a vida por esse amigo fiel.
Sempre é tempo de renovar a nossa experiência de amor com Jesus, deixando que os seus ensinamentos nos inspirem a passar pela vida dos irmãos fazendo-os se sentir melhores e mais felizes.
E, se preciso for, vá até as consequências por Amor!
Siga-nos em nossas redes sociais e continue recebendo reflexões sobre o Amor de Deus!
Recomendamos para você:
- Lucas 1:46-56 – O Cântico de Maria
- O que a Bíblia diz sobre separação?
- Oração para abençoar seu local de trabalho
- Romanos 12:21 – Vencer o mal com o bem
Jesus te ama muito.
Deixe seu comentário: