Oração pelos cristãos perseguidos no mundo

A perseguição aos cristãos é uma triste realidade de séculos. Assim, precisamos da força do alto para suportá-la e rezarmos pelos que são perseguidos. Leia o texto e saiba mais.

orando - Oração pelos cristãos perseguidos no mundo
Oração pelos cristãos perseguidos no mundo

A perseguição aos cristãos é uma triste e antiga realidade e que, infelizmente, ainda acontece nos dias atuais. Sobretudo durante os primeiros séculos da história do cristianismo, milhares de homens e mulheres deram as suas vidas de formas muito violentas para não negarem a Cristo. 

Essa perseguição teve início assim que Nosso Senhor ressuscitou, pois os grupos políticos e religiosos da época não foram capazes de aceitar a novidade e a libertação trazidas por Jesus. Dessa forma, como o ensinamento de Cristo era contrário ao que se pregava até então, todo o ódio que levou Jesus à cruz se voltou contra os seus seguidores. 

Mas, infelizmente esta não é uma realidade extinta e ainda hoje pessoas são martirizadas pela sua fé em Jesus. Diante disso, uma pergunta deve arder dentro de nós: como cristãos, qual deve ser a nossa postura diante das perseguições? E mais, podemos fazer algo por aqueles que são perseguidos? Continue conosco e descubra a resposta para estas e outras perguntas.

Por que as perseguições acontecem?

Todos os que se dispõem a seguir a Deus sofrem algum tipo de perseguição, seja em maior ou menor grau. Isso acontece, principalmente, porque os ensinamentos de Deus são sempre contrários ao que o que mundo prega. 

Se olharmos para a história, veremos que mesmo antes de Cristo as pessoas já eram perseguidas por acreditarem em Deus ou impedidas de viverem a sua fé. Prova disso foram os longos anos que o povo judeu esteve escravo no Egito. Além deles, na Palavra de Deus vemos inúmeros relatos de pessoas e povos que sofreram pelo nome do Senhor.

Mas, se Deus é amor, por que então as perseguições acontecem?

Para encontrarmos essa resposta devemos nos aproximar da revelação trazida por Jesus Cristo: “se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro odiou a mim” (Jo 15, 18). E o que aconteceu a Ele nós bem sabemos: foi injustamente condenado e padeceu a morte de cruz. 

Em Jesus estava a vida e “a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (Jo 1, 4-5). Aqui está a resposta para o porquê as perseguições acontecem: o mundo, dominado pelo demônio, não é capaz de suportar a luz da Verdade e assim, procura apagá-la. 

Qual o valor das perseguições?

Jesus sempre foi muito claro ao dizer que nós sofreríamos com as perseguições e que estas viriam dos lugares menos esperados: 

“o irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados de todos por causa de meu nome” (Mt 10, 21-22). 

Aparentemente, esse cenário pode soar como injusto e nos fazer pensar: “vale a pena seguir a Cristo?”.

Se olharmos simplesmente para esse mundo, a resposta será: “NÃO”. Mas, como cristãos, nossa fé nos leva a enxergarmos adiante, onde está Cristo, e Ele também prometeu: “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 10, 22).

Jesus ainda foi além, a ponto de dizer: “bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5, 11-12). 

Como uma pessoa pode ser bem-aventurada ou feliz por ser perseguida? Somente porque ela sabe que a Vida verdadeira não está nesta terra.

Onde está Deus quando somos perseguidos?

Diante do mal que há no mundo, muitas vezes podemos nos perguntar onde está Deus que permite tais coisas.

É claro que o sofrimento e a perseguição não são desejos do coração do Senhor, pois Ele criou o homem para o amor e a felicidade.

Certamente, Deus não se alegra com as atrocidades cometidas por aqueles que não O amam. Deus não desejou as duras perseguições do início do cristianismo e tampouco as que são vivenciadas hoje. 

Nem sequer as pequenas perseguições diárias são desejadas por Deus, porque o que Ele mais quer é a nossa liberdade, afinal, “foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1).

Onde está Deus quando somos perseguidos? Está mais perto do que imaginamos: Ele é perseguido em nós! Isso nos fica claro na passagem da conversão de Paulo, quando Cristo lhe aparece na viagem a Damasco: “eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues”. (At 9, 5)

Qual deve ser a nossa postura diante das perseguições?

O cristão não pode ter qualquer postura diante das perseguições que não seja a oração.

Aliás, a oração e o jejum são as armas mais poderosas, não apenas para enfrentarmos as perseguições, como também para sermos um auxílio aos nossos irmãos perseguidos, onde quer que estejam.

Somente pela oração poderemos vencer as difamações, as incompreensões, a falta de respeito pela religião e até as ameaças contra a vida. Sem a graça de Deus, obtida através de uma vida totalmente entregue a Ele, nenhuma vitória será possível. O próprio martírio, concedido a tantos, é uma graça especialíssima de Deus. 

Vivemos em uma sociedade descrente que considera o “ser cristão” como algo ultrapassado e que não deve ser respeitado. Estas são nossas cruzes diárias, nossas perseguições cotidianas. 

Mas, não podemos esquecer que muitos dos nossos irmãos sofrem perseguições muito mais severas, tendo constantemente suas vidas arriscadas.

Por eles e pós nós devemos rezar, implorando ao Senhor, vencedor do mundo, que venha em nosso socorro.

Oração pelos cristãos perseguidos no mundo

“Senhor, nosso Deus, Tu que és amor e bondade, 

Olha por tantos de teus filhos perseguidos pelo mundo. 

Assim como acontecestes contigo, eles enfrentam a maldade e a injustiça humanas. 

Olha por eles, Senhor! Seja-lhes propício. Livra-os do mal e da morte. 

Liberte os que estão presos. Dê forças aos torturados. 

Concede a todos a esperança na vida eterna. 

Com teu Santo Espírito, ilumina aos governantes para que permitam aos cristãos professarem livremente sua fé. 

E se um dia a perseguição se abater sobre nós, dá-nos a graça de não renunciarmos ao Teu amor. Que tudo percamos pelo teu amor!

Permita Senhor, que após esta grande tribulação todos nos reunamos jubilosos em Teu Reino para recebermos a coroa da justiça reservada aos justos e perseverantes. Amém.”

Quer receber mensagens diárias sobre a Palavra de Deus para alimentar a sua alma e fortalecer a sua fé? Então, leia mais artigos no nosso blog e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube!

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

3 Comentários:

  • Bom dia.nao sei como escrever,estou passando um momento muito dificil em minha vida,tenho 65 anos mora sosinho em um chacara,estou com muitas dividas e querendo pagar o curso de medicina de minha filha,estou aposentado e o dinheiro nao esta dando nem pra pagar minhas despesas,estou querendo vender a chacara e so aperace proposta fiado,tenho orado todos os dias a meu Deus pra ele enviar um anjo que possa me comprar a chacara ou encontrar um abencoado que possa me abencoar com um emprego,trabalhei 35 anos de vendedor,so que hoje as empresas nao querem mais idosos pra trabalhar com vendas,me ajude com suas oracoes,para que seja feita a vontade do meu Deus em minha vida.amem.obrigado.

    • A única coisa que posso fazer é Orar pra essa pessoa que está pedindo ajuda que ela realize seus objetivos em nome de Jesus Cristo amém

  • Boa tarde.obrigado pela ajuda com sua oracao.e a maior riquesa e presente do dia dos pais que acabo de receber,nada neste mundo e mais importante que Deus e as oracoes,feitas com fe e amor.que Deus te abencoe com sua familia.paz e bem.

Deixe seu comentário: