Como escutar a voz de Deus e descobrir o meu chamado?

Deus chama a cada um de nós para a Sua obra. Mas, será que todos somos capazes de ouvir a Sua voz? Descubra como escutar a voz de Deus!

escutando - Como escutar a voz de Deus e descobrir o meu chamado?
Como escutar a voz de Deus e descobrir o meu chamado?

Se mesmo desempenhando as suas funções do dia a dia, você ainda se sente um pouco vazio e sem direção, acredite, é bem possível que haja um chamado em sua vida, mas que você ainda não tenha descoberto. 

Um emprego formal é algo necessário e pode nos satisfazer profissional e financeiramente. No entanto, esse tipo de atividade raramente é capaz de nos preencher emocionalmente, nos dando uma sensação de que fomos verdadeiramente úteis para o próximo. 

Você já se sentiu assim alguma vez? Sim? Mas, afinal, como posso descobrir o meu chamado então? Para saber mais, fique conosco durante todo este texto. 

Você escuta a voz de Deus? O que você ouve?

Quando Deus nos chama para uma obra, Ele espera que nós, como seus filhos, escutemos a Sua voz. Mas, se você sente que Ele tem algo guardado para você, mas ainda não consegue entender exatamente o que, é hora de dobrar os joelhos e entrar em oração. 

Falar com o Senhor é fundamental. Por isso, reserve um tempo todos os dias e peça a Sua ajuda e orientação. Lembre-se que até mesmo Jesus se prostrou diversas vezes enquanto esteve nesta Terra buscando respostas. 

No entanto, tenha em mente que o Pai fala conosco de maneiras bem diferentes. Eu posso descobrir o meu chamado através das preces, mas também posso descobri-lo através de outras pessoas, usadas por Ele para me mostrarem o caminho a seguir. 

Isso pode acontecer porque um chamado, geralmente, existe para aprendermos a fazermos o bem ao próximo. Então, fique atento ao seu redor e aos pequenos sinais do cotidiano. 

Esteja pronto para escutar a Sua voz

Se mesmo após orar, você não escutar a voz de Deus, fique tranquilo! Buscar entender seus sinais não é tão simples e pode exigir paciência. Assim como aconteceu com Samuel, você pode levar um longo tempo até notar que está sendo chamado para algo. 

Sua tarefa, neste momento, é simplesmente ficar atento e alerta. Abrir os ouvidos e colocar-se à disposição do Senhor, clamando “Deus, ajude-me a descobrir o meu chamado”!

Como encontrar o meu chamado?

Existem alguns passos para encontrar, com maior facilidade, o seu chamado. Saiba alguns deles abaixo: 

Seja obediente

Quando você sente, em seu coração, que Deus está lhe pedindo para fazer algo, simplesmente faça, sem duvidar ou questionar os motivos. 

A Bíblia nos mostra diversos casos de homens que duvidaram do que Ele dizia e, por conta disso, foram “punidos”. Esse, por exemplo, foi o destino de Zacarias que, ao ser informado pelo anjo que teria um filho, João Batista, não acreditou. Por conta disso, sua voz foi retirada até o nascimento do pequeno. 

Entenda que o chamado é de Deus, não seu

Peça direção ao Senhor, ore para que ele lhe encaminhe por onde deseja que você ande. No final das contas, não é sobre “o seu chamado”, mas sobre “o que Deus lhe chama para fazer”. 

Use seus talentos e dons

Deus nos dá dons e talentos e espera que os usemos de acordo com a Sua vontade. Acredite, por mais diferente que seja a sua aptidão, ela pode e deve ser usada para os objetivos do Pai. Em 1 Pedro 4, versículo 10, lemos que: 

“Cada um de vocês deve usar qualquer dom que recebeu para servir aos outros, como mordomos fiéis da graça de Deus em suas várias formas”. 

Deixe seus medos de lado

O medo é um sentimento totalmente comum na vida dos seres humanos. No momento de descobrir o meu chamado diante de Deus, ele se mostra ainda mais presente. Quando isso acontece, leve-o aos pés do Salvador. Diga o que sente. Ele estará pronto para lhe acalmar. 

Em Isaías 41, versículo 10, vemos que: 

“Portanto, não temas, pois estou contigo; não desanime, pois eu sou o seu Deus. Eu vou te fortalecer e te ajudar; Eu vou te sustentar com minha mão direita justa”. 

Procure o seu chamado entre as coisas que você gosta de fazer

Deus escolhe tarefas para a nossa vida que nos tragam prazer e pelas quais nós estejamos dispostos a nos esforçar. Por isso, fique de olho nas atividades que você gosta de fazer. Perceba se não há um sinal claro de que o Senhor espera algo de você relacionado àquilo. 

Quando você se aproxima do ponto onde a sua vocação se cruza com os planos Dele, tudo se torna perfeito. Nesse momento, lembre-se do Salmo 37, versículo 4: 

“Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos do seu coração”.

Fique firme na Palavra de Deus

A Palavra do Senhor nunca é vazia. Em Isaías 55, versículo 11, é dito que: 

“Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. 

Saiba que Deus tem planos para você muito maiores do que qualquer coisa que você tenha imaginado! 

Como seguir o chamado de Deus para a minha vida?

Certo, consegui descobrir o meu chamado. Mas, e agora? Quando você descobre, finalmente, o que Deus quer e espera de você, é preciso se preparar da melhor maneira. Para isso, você pode seguir alguns passos simples: 

  • Esteja ciente: aceite o seu chamado, tanto em sua mente quanto em seu coração, e comece a colocá-lo em seus planos de vida;
  • Se informe sobre ele: saiba como os seus dons e aptidões podem lhe auxiliar no cumprimento do chamado do Pai;
  • Entenda-o melhor: pergunte a si mesmo como agir com amor e dedicação frente aos desafios que o seu chamado lhe trará;
  • Busque pela confirmação do seu chamado: você está em paz? Está feliz? Não possui dúvidas sobre o seu chamado? Fale com Deus e peça a confirmação de Sua palavra e de Suas promessas.

Deus espera a nossa dedicação e o nosso compromisso com Ele. Por isso, quando você finalmente descobrir o seu chamado, dobre os joelhos e simplesmente diga: eis-me aqui, Senhor! 

Se esse conteúdo tocou o seu coração, aproveite para acessar nosso blog e nossas redes sociais ainda hoje!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Fala Senhor q tua serva te ouve…

  • Eisme-aqui senjor.usame,senhor.usame senhor,eu quero te servir.usame senhor,eu sou a tua imagem.usame senhor,ou filho de davi.meu Deus,acalma a minha alma.meu Deus,acalma meu coracao.meu Deus e meu senhor jesus,eu te agradeco pelo dom da vida,a mim e toda minha familia,pela saude,pelo alimento,pela morada,pelo livramento deste virus,que levou,dois tios e uma prima e varios amigos.peco por nossos irmaos nos leitos dos hospitais,pelos desenpregados,pelos abondonados,os que nao tem o alimento,os drogados,pela seca no nordeste,por mais amor ao proximo,pelas criancas abondonadas por suas familias e pela paz nos lares do mundo.em nome de nosso senhor jesus cristo amem.a paz d muito obrigado por tudo,irmao fael.

Deixe seu comentário: