Por que não assistir filme de terror

Assistir filmes de terror é pecado ou não? Se você ainda tem essa dúvida pode encontrar a resposta por meio do que diz a Bíblia. Leia o artigo e saiba mais sobre o assunto!

terror - Por que não assistir filme de terror
Assistir filmes de terror é pecado? Saiba o que diz a Bíblia

Há muita dúvida sobre assistir filmes de terror em meio aos cristãos, pensando se isso é um pecado ou não. A palavra não especifica, mas nos dá ensinamentos preciosos para pensar no assunto. Confira o texto que preparamos e veja o que a Bíblia diz sobre o assunto!

Assistir filmes de terror é pecado?

Enquanto cristãos, não temos impedimentos sobre as nossas escolhas, apenas decidimos viver segundo os princípios bíblicos. Esses valores servem de norte para seguirmos um caminho de fé e santidade até que a volta de Cristo aconteça. Pensando nisso, a Bíblia deixa claro aquilo que é considerado pecado.

Porém, não são todas as atividades que executamos hoje que podemos encontrar lá escritas, de maneira específica. Temos um ensinamento precioso que podemos utilizar para entender os critérios de filtrar as situações e práticas do dia a dia.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6:12.

Você não está proibido de ver filmes de terror, isso não é configurado como pecado pela palavra de Deus. Por outro lado, é preciso avaliar se convém, se consumir esse tipo de conteúdo será proveitoso para a sua vida, ou ainda, se esse tipo de filme não está te dominando.

O que acontece nos filmes de terror

O terror é um dos gêneros de filmes e costuma apresentar uma história envolvente, prendendo a atenção das pessoas que gostam desse tipo de conteúdo. São feitos para gerar emoções específicas, como o medo, terror, horror, ansiedade, entre outros.

Assim, o próprio terror é um tipo de medo intenso, enquanto o horror gera repulsa, geralmente acompanhada de uma situação ameaçadora. Esses filmes foram feitos para causar emoções negativas para o ser humano. Por isso, muitas pessoas até passam mal quando assistem conteúdos muito pesados, que causem medo intenso.

E para gerar esse impacto em quem está assistindo, uma série de histórias são contadas usando elementos como assassinato, tortura, possessão demoníaca, feitiçaria, entre outros. Vemos, portanto, que as trevas são necessárias nesse tipo de conteúdo para que ele seja produzido, o que não é benéfico para a nossa mente.

Os impactos desse tipo de conteúdo em nossa mente

medo - Por que não assistir filme de terror
Assistir filmes de terror é pecado? Saiba o que diz a Bíblia

As pessoas que ficam viciadas nesse tipo de filme acabam sempre procurando ultrapassar limites, começam sentindo um pouco de medo e aos poucos o perdem. Dessa forma, desejam suprir essa vontade de sentir medo, terror e horror, com filmes cada vez mais fortes.

Por isso, essas mensagens em torno dos filmes, de contextos relacionados às trevas, acabam se instalando em nosso inconsciente. Enquanto um grupo de pessoas pode fazer isso, de cada vez mais procurar filmes mais intensos, outro grupo de sentir medo de coisas que antes não incomodavam.

É o caso de quem perde o sono por causa disso, sente até medo de fechar os olhos, mal consegue se concentrar em uma oração, não fica sozinho, nem no escuro, pensar ver coisas onde não há nada. Todos esses “sintomas” podem surgir na nossa mente quando ela está lotada de conteúdo de terror.

Pense em coisas boas

A recomendação bíblica que temos para absorver as coisas é que sempre devemos procurar o bem. Seja em nossos pensamentos, no que vemos, ouvimos, enfim, as práticas do dia a dia precisam produzir impacto positivo em nós e em quem está ao nosso redor.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8.

Essa recomendação não é à toa, Deus conhece nossos pensamentos e sabe que temos uma inclinação para o mal por causa do pecado. Não podemos esquecer que vivemos em uma guerra espiritual o tempo todo.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12

Se você é uma pessoa que acaba se sentindo muito bem assistindo cenas desse tipo de filme, tenha cuidado. Procure absorver também conteúdos que envolvam sentimentos mais positivos para o seu coração. Evite assistir apenas esse tipo de filme, porque pode acabar procurando sempre algo mais assustador, como exemplificamos antes.

“Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:22,23.

Se os eventos da vida causam traumas, inclusive gerando problemas psicológicos, como crise do pânico, por exemplo, assistir cenas muito pesadas também podem ter esses efeitos. Fique atento a não cruzar uma linha que se arrependa depois, preze por uma mente saudável.

Quais são as suas prioridades?

O nosso dia a dia é normalmente de correria, temos pouco tempo para as atividades mais prazerosas da vida, como ver um filme com a família. Então, a melhor alternativa para um bom aproveitamento desse tempo é escolher coisas de maior qualidade.

Por isso, a recomendação é buscar a sabedoria em Deus se convém ou não consumir esses conteúdos e quanto tempo você tem se dedicado a pensar e assistir coisas sobre esses assuntos. Vimos que podemos escolher o que vai ficar em nossa mente e isso produz forte impacto em nossa vida.

Assistir a um filme, portanto, não é um pecado, mas cabe a nós estabelecermos o que é prioridade em nossas vidas. Saber como vamos aproveitar o tempo que temos na rotina e qual é o impacto que cada conteúdo terá em nossa mente e vida espiritual.

Agora você já entende que assistir filmes de terror não é pecado, mas a Bíblia diz que precisamos ficar atentos sobre as nossas escolhas. E não se engane, práticas comuns do dia a dia também estão envolvidas em nossa batalha espiritual, peça sempre sabedoria a Deus e fique por dentro do que diz Sua palavra.

Aproveite e veja mais conteúdos edificantes, basta conferir outras postagens em nosso blog!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: