Filipenses 4:7 – A paz de Deus

Filipenses 4:7 ensina que não há nada maior que a paz de Deus, por isso devemos esperar e confiar em Jesus Cristo, que zela por nós.

paz 1024x512 - Filipenses 4:7 - A paz de Deus
Filipenses 4:7 – A paz de Deus

Pense em um dia muito feliz que você teve, ou até mesmo um dia comum, mas em que você conseguiu fazer tudo que precisava e praticamente não teve aborrecimentos. A sensação é incrível, não é mesmo? A paz é algo que todo ser humano busca, pois viver em contendas, ansioso ou estressado interfere na nossa saúde física e mental, diminuindo nossa qualidade de vida. Deus pode conceder paz de uma maneira plena e inimaginável.

Vamos falar sobre a passagem em Filipenses 4:7 neste texto e descobrir a paz que Deus dá aos seus filhos.

Fomos criados para uma vida de paz e louvor a Deus

Deus nos criou para que pudéssemos prestar louvores a Ele. Além de nos designar tal papel, como Criador nos ofereceu também uma vida de paz, onde teríamos contato direto com Ele e iriamos provar do que é bom e agradável nesta terra.

Sabemos que após a queda do homem o plano inicial de Deus não pode ser concluído, pois, nosso pecado nos afastou do Pai e nos condenou à morte. Porém, não fomos feitos para ela, mas sim para a vida eterna.

Em nossa vida terrena enfrentaremos aflições, pois este mundo está corrompido e, como pudemos ler anteriormente, o pecado nos separou de Deus. Graças ao sacrifício de Jesus Cristo, a redenção foi concedida a nós para que a nossa conexão com Deus fosse restabelecida.

Sendo assim, devemos estar cientes que as lutas que temos em nossa vida são decorrência do pecado, porém Deus vem ao nosso socorro e busca uma maneira de mesmo em meio às dificuldades cuidar de seus filhos. 

Deus é nossa segurança

Em João 16:33 temos que: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Deus não nos prometeu uma vida fácil. Como podemos ver neste versículo, até seu filho Jesus passou por esta terra e sofreu, porém, Ele venceu o pecado e a morte.

Logo, quando nos deparamos com adversidades em nossas vidas, é muito fácil desanimar. É fácil querer desistir por achar que não temos força para vencer aquilo que nos machuca. As lutas que enfrentamos são a maior razão pela qual perdemos a nossa paz, e um coração conturbado pode não conseguir adorar a Deus.

Por isso devemos ter em mente que a nossa confiança deve estar em Deus, para que as coisas do mundo não nos abalem, e mesmo que abalem, que se torne possível superá-las tendo o Pai como nosso apoiador e rocha forte.

Pense assim como está escrito em Salmos 20:7: “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus”. Confie no seu Deus, dono de todas as causas e médico dos médicos, o único capaz de resolver todos os nossos problemas e nos dar a paz.

Filipenses 4:7 e a paz verdadeira

Filipenses 4:7 nos diz que: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Para entendermos melhor este versículo vamos falar sobre este capítulo de Filipenses.

Nele Paulo instrui seus irmãos para que possam ter um comportamento de acordo com sua fé, e no versículo 6 ele diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”

Veja que bom conselho o apóstolo deu. Muitas vezes é da nossa natureza sermos ansiosos, portanto, acabamos por desejar que as coisas aconteçam conforme queremos, sofrendo por antecipação. Para tal comportamento, Paulo nos dá solução: falar com Deus em nossas orações tudo aquilo que sentimos, sem que deixemos de agradecer por aquilo que Ele nos concede.

Mais à frente, no versículo 9 temos que: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” Neste trecho ele nos diz para agirmos conforme ele, e o mais interessante é que ele afirma que assim o Deus de paz estará conosco. Ou seja, o nosso comportamento cristão e a nossa fé atraem Deus, e este que é cheio de amor, trará com Ele a paz.

Em João 14:27 temos mais um ensinamento sobre a paz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Aqui Jesus reforçou que o que Ele tem a nos oferecer é maior que as coisas do mundo, mas superior e completa. Ele ainda nos instrui a não ficarmos ansiosos e temerosos. Para tal, devemos ter confiança e guardar nEle nosso coração. 

Vamos analisar mais uma passagem sobre a paz. Salmos 119:165: “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.” Este é mais um ensinamento interessante. Amar a Deus é viver de acordo com sua palavra, e vivendo assim, temos paz em nosso coração, por amar o caminho no qual Ele deseja que andemos.

A promessa de uma vida em completa paz

Agora que você já sabe que a paz de Deus é maior que todas as coisas, descanse no Senhor! Ele é o único capaz de sarar as suas feridas e intervir para que você tenha vitória em suas batalhas.

Fortaleça a sua fé alimentando o seu espírito para que você não venha fraquejar e dar ouvidos à carne nos momentos difíceis, mas possa buscar a Deus reconhecendo-o como o seu porto seguro e salvador. 

Apesar de Ele ser nosso auxílio nos problemas terrenos, é preciso lembrar que não estamos destinados a este sofrimento, mas sim a uma vida eterna com Ele, onde não haverá nem choro, nem lágrimas. No paraíso poderemos desfrutar de sua companhia e de sua paz, sem preocupações ou dores.

Em 1 Coríntios 2:9 está escrito: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” Quando passar por batalhas, se agarre a esta palavra! Mesmo com todas as dores que vivemos, existem coisas maiores que esperam por nós!

Por isso não se esqueça de que Ele é o seu Deus e deseja que o seu coração esteja repleto de paz. Ele tem para nós pensamentos de bem e não de mal, por isso devemos esperar nEle e repousar tranquilos.

O Conhecimentos do Pai busca espalhar o evangelho através das nossas reflexões. Se você quer ver mais conteúdos, acesse o nosso blog. Também te convidamos a nos seguir nas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram, Youtube!

Leia Mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Que a paz do Senhor esteja sobre minha vida em nm de Jesus Cristo🙏🙏🙏

Deixe seu comentário: