Em todas as relações interpessoais, os conflitos são naturais. As divergências de ideias, opiniões e vontades podem levar a brigas e discussões, inclusive na família. No entanto, devemos sempre nos lembrar de que a família é a graça de Deus, os filhos são a própria herança do Senhor para nós.
Por isso, vamos ver um pouco do que a Bíblia nos diz sobre brigas e discussões para saber como evitá-las e também como agir com sabedoria diante de situações como essas.
A tranquilidade deve reinar
Em várias passagens, a Bíblia nos dá pistas de que uma discussão familiar deve ser encarada de forma tranquila, como a serenidade do Espírito Santo.
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”
Provérbios 15:1
O que isso significa dentro do nosso contexto? Quando você perceber que o seu familiar está irritado, se há algo incomodando, o primeiro passo é controlar os impulsos da agressividade. Pergunte, com muita calma, se a pessoa quer conversar sobre isso ou se prefere deixar para outro momento.
Ainda no livro dos Provérbios (18:13), também lemos a importância de saber ouvir antes de se pronunciar em relação a qualquer assunto, especialmente em uma discussão:
“Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha”.
Provérbios 18:13
Quantas discussões já não aconteceram porque as pessoas envolvidas estavam mais interessadas em impor seu ponto de vista do que em escutar o outro? É justamente esse tipo de postura que pode fazer uma briga ficar mais sérias, com ofensas ditas de ambos os lados. Lembre-se: não há como voltar atrás na palavra dita, por isso, respire fundo e ouça atentamente o que o outro tem a lhe dizer.
Outro problema que prolonga as discussões e muitas vezes fazem com que a família perca o respeito é o desejo de insultar. Quantas vezes a vontade de ofender aquele que te magoou se torna maior do que o desejo de resolver aquele problema? A Palavra do Senhor também nos alerta sobre isso. Em Romanos (12:17), lê-se:
“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos”
Romanos 12:17
Como evitar brigas?
Vimos várias passagens que nos ensinam a nos comportar diante das brigas, mas como evitar esse tipo de conflito?
O primeiro passo é buscando agir retamente, de acordo com os princípios da família e, principalmente, de Deus. Mais uma passagem de Romanos (13:13) traz a seguinte mensagem:
“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja”
Romanos 13:13
As famílias que seguem os ensinamentos de Deus e Jesus Cristo, já têm menos chances de sofrerem conflitos.
Por isso, fazer um estudo bíblico em família, orar todos juntos e ir à igreja são os princípios básicos para ter uma convivência harmônica e feliz. Conviver com outras pessoas é um exercício diário de tolerância e paciência, mas que fica muito mais fácil quando Deus é o centro da vida de todos.
Recomendamos para você:
- Como vencer os traumas da vida
- 5 melhores passagens bíblicas para quem está em conflito sentimental
- Deus do impossível: tornando as coisas possíveis
- Oração para paz na família
- Profecias bíblicas que você precisa conhecer
Se gostou dessa mensagem compartilhe nas suas redes sociais, também te convido a nos seguir no Instagram e receber mais abençoadas mensagens para tua vida.
Jesus te ama muito.
1 comentário:
Obrigado missionário pela palavra