O que a Bíblia nos diz sobre usar o nome de Deus em vão?

Muitas pessoas utilizam o nome de Deus em vão. Mas, o que a Bíblia nos diz sobre isso? Leia agora mesmo este artigo para descobrir.

pessoa calando a boca - O que a Bíblia nos diz sobre usar o nome de Deus em vão?
O que a Bíblia nos diz sobre usar o nome de Deus em vão?

Deus é, indiscutivelmente, santo. Por isso, usar o nome de Deus em vão é deixar de reconhecê-lo por quem Ele é e por suas obras. Além disso, tal atitude mostra verdadeiro desrespeito por sua palavra e infinita grandeza. 

Todos os dias, devemos nos lembrar do primeiro mandamento, que nos diz “amai a Deus acima de todas as coisas”. Isso significa, principalmente, honrar Seu nome e sua figura. Logo no começo do Velho Testamento, já recebemos uma lição sobre o tema quando, em Êxodo 20, versículo 7, lemos:

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão”.

Se mesmo com essa breve explicação você ainda não compreende perfeitamente o significado dessa atitude, fique conosco e descubra mais sobre o assunto no artigo abaixo!

O que significa a expressão “em vão”?

Certo, a Bíblia nos diz que não devemos usar o nome de Deus em vão, mas, o que “em vão” significa realmente? Em que situações eu posso e em quais não posso falar o nome do Senhor?

A palavra “vão”, quando traduzida diretamente do hebraico, significa vazio, ou ainda, sem valor algum. Assim, podemos concluir, de forma bastante simples, que dizer o nome do Pai em vão, significa fazê-lo sem nenhum propósito ou fundamento.

Podemos entender melhor essa ideia se pensarmos que, na antiguidade, o nome de uma pessoa possuía um grande significado, ou seja, tinha valor real perante a sociedade como um todo. 

Há centenas de anos atrás, um nome bem-visto pelas outras pessoas poderia garantir um excelente emprego, empréstimos e, acima de tudo, honra, tanto para quem o possuía quanto para a sua família.

Isso também vale, claro, para o nome de Deus. Seu nome possui um forte significado e demonstra poder, além de ser extremamente sagrado. Portanto, não devemos usá-lo de forma vazia, sem valor ou em vão.

Mas, o que é considerado como em vão, quando o assunto é o nome de Deus?

Embora algumas pessoas acreditam que dizer o nome de Deus em vão se refere ao uso de seu nome como um palavrão ou algo pejorativo, o assunto é muito mais profundo.

Para entender o quão grave é isso devemos, primeiramente, enxergar o nome do Senhor como está escrito na Bíblia, Sua palavra. Por lá, vemos que Deus é conhecido por muitos nomes e títulos. A natureza de Deus, Sua grandeza e glória, sempre foram refletidas em Seu nome. Por isso, em vários versículos Ele é chamado, principalmente, de Santo. 

É graças a Sua grandeza que tomar o nome de Deus em vão, ou seja, fazê-lo de forma aleatória e em qualquer situação, é trazer desonra sobre o Seu caráter.

No Antigo Testamento, um juramento feito com o nome de Deus era inquebrável, pois mostrava a lealdade de uma pessoa e seu valor. É por isso que nos dias de hoje, nenhum cristão deve fazer juramentos, quanto mais usando o nome do Altíssimo.

Atualmente, podemos dizer que qualquer pessoa que ora em Seu nome ou que fala de Sua grandeza, mas que não vive o que diz, o desobedece e, consequentemente, está usando o Seu nome de forma errada e pecaminosa.

Além disso, quando dizemos que o amamos e que cremos em Seu nome, mas demonstramos em nossa vida diária o contrário, também estamos nos referindo a Ele em vão. A essas pessoas, o próprio Cristo se referiu de forma clara quando, em Mateus capítulo 7, disse:

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Eis que nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Versículos sobre o uso do nome do Pai em vão

Abaixo, separamos alguns versículos sobre o uso do nome de Deus em vão. Acompanhe:

  • Deuteronômio 5, versículos 10 e 11
  • Levítico 19, versículo 12
  • Deuteronômio 6, versículos 12 e 13
  • Salmo 139, versículos 20 e 21
  • Mateus 5, versículos do 33 ao 37

O nome do Senhor é santo, assim como Ele mesmo o é. Por isso, devemos honrá-lo, reverenciando e glorificando essa santidade, sem proferir o nome de Deus em vão. Lembre-se sempre do primeiro grande mandamento, que nos diz, de forma clara, que essa atitude não é tolerável diante do Pai, pois fere Seus ensinamentos para os homens. 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler mais alguns textos edificantes e incríveis em nosso blog e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais ainda hoje. Combinado?

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Que o Senhor me perdoe se em alguns momentos proferir o nm “Dele” em vão…graças vos dou por todas as coisas em nm de Jesus Cristo 🙏🙏🙏

  • Glórias ao Senhor, aleluia, que ensinamento poderoso e edificante, Deus abençoe à todos em nome de Jesus!

Deixe seu comentário: