O que a bíblia diz sobre a eternidade?

Muitas podem ser as dúvidas que surgem quando pensamos nesse conceito tão difundido entre nós, cristãos. Mas vamos entender o que a Bíblia realmente nos diz sobre eternidade.

eternidade - O que a bíblia diz sobre a eternidade?
O que a bíblia diz sobre a eternidade?

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.

Eclesiastes 3:11

Você já deve ter se perguntado: o que é a eternidade? O que posso fazer para conquista-la? A Bíblia nos ensina que a eternidade só existe em Deus, mas que ele, por sua grande misericórdia, nos agracia com esse benefício, o de estar para sempre em sua presença, longe de todo mal e toda dor.

Vamos entender mais sobre o que a Bíblia nos fala sobre a eternidade. Continue lendo!

O que é eternidade?

A eternidade é um conceito muito difundido entre nós, que somos cristãos. Afinal, Deus nos fala nas escrituras sobre a vida eterna junto a Ele. Mas esse conceito é difícil de entender se partimos da ótica da finitude que cerca a todos os seres, que somos mortais.

Como entender algo que não tem limites? É preciso expandir o pensamento e se voltar para os ensinamentos que foram deixados para nós. Afinal, a eternidade é tão certa quando a luz do dia, pois como podemos ler em João 3:16:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Porém, a eternidade tem uma condição para que ela exista e esse detalhe não é percebido por muitos daqueles que não acompanham as escrituras.

Corpo, alma e espírito

Primeiro, precisamos entender que, após a morte, nosso corpo, alma e espírito deixam de ser um só. Corpo e alma são sinônimos de seres viventes, e espírito é o que nos conecta com Deus.

Após a morte, nossas lembranças angustiantes, todas as tristezas e sofrimentos ficam para trás e entramos em um estado de espera para quando Jesus volte a andar sobre o mundo dos homens.

Portanto, é só a partir da volta de Jesus que podemos entender a eternidade tal qual é falada na Bíblia. Vamos a esta importante passagem que será bastante esclarecedora:

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.

1 Tessalonicenses 4:14-17

A morte é o fim?

Não há forma de escapar da morte, como sabemos, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Porém, “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”, Romanos 6:23.

Ou seja, a eternidade é uma promessa de Deus em nossas vidas, uma prova da sua infinita bondade e sabedoria mesmo após a nossa morte. Mas como podemos percorrer esse caminho que pode nos levar para a vida eterna? Você pode fazer boas ações, juntar muitos bens, mas nada durará para sempre e seu legado terrado não irá com você para o reino dos céus.

Como conseguir a vida eterna?

O que realmente importa é se você crê em Jesus. Em Romanos 10:9-10 entendemos o que devemos realmente fazer para alcançar a eternidade ao lado do nosso tão amado Pai:

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação”.

Deus nos oferece a vida eterna de forma gratuita; a única coisa que ele nos pede em troca é crer em Jesus, rejeitando a vida de pecado e dedicando sua vida a Ele. Como humanos, que temos uma vida finita na Terra, a morte nos assombra, é até natural, mas quando passamos a acreditar nas promessas de Deus, não precisamos mais temer a morte. Afinal, está muito claro que Deus nos promete a vida eterna e, em sua sabedoria, também nos ensina o que fazer para garantir tanta felicidade junto a Ele.

Deus é eterno

Pois assim diz o Alto e Sublime,

que vive para sempre,

e cujo nome é santo:

“Habito num lugar alto e santo,

mas habito também com o contrito

e humilde de espírito,

para dar novo ânimo

ao espírito do humilde

e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 57:15

Por fim, para entender a eternidade, temos que nos voltar a Deus: a eternidade também pode ser entendida como sinônimo da sua existência. Deus existe sem limites e sem fim. É isso também que nos distingue enquanto criador e criaturas.

Em Salmo 90:2, Moisés nos explica que:

“Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

Ou seja, a eternidade não só está garantida por que Deus nos prometeu, mas sim porque ele é Eterno e isso faz com que suas promessas sejam infinitas.

E se você gostou desse texto, não esqueça de acessar o nosso blog para mais conteúdos de fé e esclarecedores como esse. Temos certeza de que podemos ajudar em sua caminhada de crescimento espiritual.

Compartilhe também com sua família e amigos. E para ter acesso a todas as novidades, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, e Youtube. Os links estão disponíveis no canto superior direito da sua tela. Basta clicar e você será redirecionado. Combinado?!

Aguardamos a sua audiência em nossas próximas publicações. Fiquem na companhia de Deus e até lá.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: