O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males – 1 Timóteo 6:10

Apesar de pessoas interpretarem errado a frase em Timóteo 6:10, é necessário destacar que a Palavra de Deus está correta, e por isso é preciso cuidado.

amor ao dinheiro 1024x683 - O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males - 1 Timóteo 6:10
O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males – 1 Timóteo 6:10

O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, ao menos segundo a passagem de Timóteo 6:10. Apesar de muitas pessoas interpretarem errado essa frase, é necessário destacar que a Palavra de Deus está correta, e por isso, é necessário cuidado.

Em muitos casos, o uso errado da moeda, e o amor somente ao que é monetário, pode representar a queda de muitos homens. Para entender melhor essa situação, confira o artigo a seguir, onde falamos sobre como o dinheiro pode representar os males do homem. Boa leitura!

A Bíblia é contra o dinheiro?

Ao ler que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, presente em Timóteo 6:10, muitos de nós podemos nos confundir com isso. Algumas pessoas levam a interpretação dessa frase muito longe, fazendo com que um sentido diferente seja aplicado à oração.

Contudo, estamos aqui para te mostrar que o sentido não é o que muitos tentam empregar a essa frase. Quando lemos a frase, devemos entender que apenas o amor ao dinheiro, e não o dinheiro em si, propriamente dito, representam a raiz de todos os males.

Ou seja, a Bíblia não é contra o dinheiro, diferente do que alguns podem pensar. A passagem de Paulo foi escrita em um contexto diferente, e nós vamos falar um pouco mais disso adiante, em um momento mais oportuno.

No mais, a lição que deve ficar é a de que Deus não é contra o dinheiro, e entende a riqueza até mesmo como uma dúvida, como podemos ver em Deuteronômio 8:18. Ou seja, não existe nenhum tipo de antagonismo entre ambos.

Porém, ainda assim, é preciso estar sempre atento a um ponto: o amor ao dinheiro, esse sim, é nocivo. Não existe nenhum tipo de problema em ter dinheiro, a grande questão é que, quando essa relação se torna de amor, isso abre portas para o mal entrar.

O dinheiro movendo pessoas

Infelizmente, alguns indivíduos são movidos pelo dinheiro, o que acaba atrapalhando a sua relação com o nosso Salvador. No decorrer da história, foram várias as grandes figuras que acabaram indo para o lado obscuro por conta de alguma quantia monetária.

Não existe nenhum exemplo melhor disso do que o caso de Judas Iscariotes, o homem que traiu Jesus Cristo justamente por conta de dinheiro. Em algumas passagens de Mateus e João é possível notar que essa foi a verdadeira motivação do ex-apóstolo.

Além disso, Ananias e Safira também acabaram se dobrando ao dinheiro, sendo cegos pelo amor que sentiam pelas moedas. Isso os levou até mesmo a acreditarem que conseguiriam enganar o Espírito Santo, como aconteceu em Atos 5.

No fim, todas essas pessoas não conseguiram o que queriam, e foram apenas mais uma vítima do amor ao dinheiro, a avareza, que cega várias pessoas. É preciso ter uma relação saudável com o dinheiro, e não a submissão a que muitos têm pelas moedas.

Ninguém deve servir ao dinheiro

Durante a Bíblia, podemos ver que a relação do homem com o dinheiro, no geral, não chega a ser muito positiva. Isso porque, em muitos casos, o que deveria ser uma relação saudável, acaba se tornando adoração, e sabemos que devemos adorar apenas a Deus.

Por mais que a Bíblia pregue a prosperidade de todos, sabemos que algumas pessoas não conseguem entender muito bem essa mensagem. Porém, o próprio Jesus Cristo, nosso Salvador, já falou sobre isso, tamanha a sua importância.

Conforme Cristo, em Mateus 6:24, é impossível servir a Deus e a Mamom ao mesmo tempo. Quando falamos de Mamom, estamos nos referindo aos bens terrenos, o que acaba sendo consequência do dinheiro, que também pode ser enquadrado neste grupo.

Em todo caso, o dinheiro, sozinho, não é mau, porém, pode acabar representando uma porta para a corrupção do homem. Devemos nos lembrar que o Diabo age dessa forma, e por isso, toda prudência com o uso do dinheiro é pouca.

É necessário entender o contexto

Como dissemos, a passagem escrita por Paulo foi feita em um contexto diferente do que vivemos hoje. Ela não foi feita para todos nós, mas sim, para os falsos profetas que diziam espalhar a Palavra de Deus durante aquele tempo.

No entanto, esses indivíduos eram movidos pelo dinheiro, e não estavam, de fato, pregando a Palavra. Essa passagem foi escrita para eles, e não para que todas as pessoas ouvissem isso e entendessem que o dinheiro causa todos os males.

Apesar disso, é impossível deixar de pensar o quanto a frase se encaixa perfeitamente em nossa sociedade. Hoje, infelizmente, as relações estão totalmente abaladas, por conta do dinheiro, que se tornou um dos protagonistas do mundo.

As relações familiares, amorosas, e com o próprio Senhor, estão abaladas por conta do dinheiro. Por isso, por mais que a passagem tenha sido escrita em contexto diferente, também podemos afirmar que ela continua atual em nossa sociedade.

Infelizmente, muitos outros falsos profetas surgiram até o presente momento, e, mesmo hoje, nós temos que lidar com eles. Saber distinguir os dois tipos de profetas, para seguir a Palavra corretamente, é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelo povo de bem.

É preciso cuidado com o dinheiro

amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, segundo Timóteo 6:10, e, como podemos ver com o passar do tempo, isso vem se provando verdade. Por mais que os tempos tenham mudado, o cenário, infelizmente, continua muito parecido.

Crimes de homicídios, guerras, destruição familiares, fraudes, e outras situações, são, em sua grande maioria, movidas por dinheiro. Por mais que outros males também atinjam o nosso planeta, poucos deles são tão nocivos quanto o dinheiro.

Por isso, é necessário muito cuidado no manejo do dinheiro, afinal, ele pode ser extremamente prejudicial para a nossa saúde. Em excesso, e tratado com adoração, ele pode acabar destruindo a sua família sem que você perceba.

Além disso, quando não manejado com cuidado, ele pode até mesmo te afastar da palavra do nosso Salvador. E se você não planeja se distanciar do Senhor, é preciso, como dissemos, ter cuidado especial quando estamos tratando de moedas.

No mais, nosso artigo acaba aqui, mas não se esqueça de que, para conferir mais sobre a palavra de Deus, basta acessar o nosso blog ou seguir os nossos perfis no Facebook e no Instagram.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: