Oração para ajudar nos estudos

A oração é uma ferramenta para termos mais comunicação e intimidade com Deus. Não há problema em usar esse canal para pedir ajuda na vida de estudante, porém, precisamos fazer também nossa parte.

oracao estudo - Oração para ajudar nos estudos
Oração para ajudar nos estudos

A oração para ajudar nos estudos é fundamental para que você se sinta bem, em paz para que se concentre e tenha rendimento. Por outro lado, também é preciso fazer a sua parte e criar uma rotina disciplinada, a fim de que peça ao Senhor aquilo que está dentro da sua dificuldade. 

“O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.”

Provérbios 12:1 

É importante se concentrar antes dos estudos

O que não faltam hoje são distrações para retirar o tempo precioso separado para estudar. As redes sociais, os serviços de streaming, entre outros recursos, podem chamar a atenção e te fazer perder o foco no que realmente importa. 

Com isso, é importante que você saiba se concentrar na tarefa que será feita, bem como precisa se preparar quando começa o seu estudo da Bíblia. Então, é muito interessante que procure encontrar um momento específico, com disciplina e organização, bem como um local separado para estudar o que você precisa.

“E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.”

1 Reis 4:29 

Lembrando que a sabedoria é algo que vem de Deus, porque o Senhor é a fonte do verdadeiro caminho para ser sábio. Por outro lado, a inteligência sobre as questões terrenas, como a sua escola ou faculdade, além daquele concurso público, são adquiridas por meio do nosso esforço.

Faça a sua parte

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?”

Provérbios 6:6-9. 

Na hora de estudar você precisa fazer a sua parte, afinal, Deus não se agrada de preguiçosos, pessoas que não buscam por seus objetivos, que não trabalham por eles. Assim, tenha uma boa organização em relação ao material que precisa para estudar.

Além de um espaço adequado, com dia e hora, a depender da sua necessidade, mantenha uma boa frequência. Por exemplo, pessoas que estão se preparando para um concurso público precisam fazer isso todos os dias. Também quem quer buscar por uma vaga concorrida em uma universidade pública ou busca por uma bolsa.

Sem dúvidas é difícil imaginar uma pessoa preguiçosa conseguindo esses resultados. Por isso que temos orientação na palavra de Deus para diversas áreas da vida, como o trabalho, a disciplina e a obediência. Sabemos que pessoas com essas características estão muito mais perto de realizar os seus sonhos.

Oração para ajudar nos estudos

Se você é uma pessoa que corre atrás dos seus objetivos, pode ser que seu problema seja a falta de concentração, ou ainda, o nervosismo. Com isso, a paz que encontramos em Deus é fundamental para fazermos a nossa parte enquanto somos amparados pelo seu Espírito.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

Filipenses 4:6,7. 

Uma oração antes de começar os seus estudos é essencial para trazer a paz que você precisa para eliminar sua insegurança e outras dificuldades que possam surgir. Então experimente orar:

“Deus que é poderoso e concede toda a paz e sabedoria que eu preciso, por favor me ajude a me concentrar para os meus estudos agora. Tenho algumas dificuldades, mas tenho procurado cumprir com disciplina a rotina de estudos para adquirir conhecimento. Peço que o Senhor me ajude a aprender mais agora e a reter essas informações. Em nome de Jesus, amém!” 

Peça sabedoria a Deus

A sabedoria vem de Deus e está disponível para aqueles que a pedem. Por causa disso, você tem liberdade para pedir ao Senhor em oração que te ajude nesse processo de estudos. Conheça as suas limitações e coloque diante dele para conseguir bons resultados na sua vida pessoal e profissional.

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

Tiago 1:5 

Muitas vezes estudamos bastante, mas no momento de uma prova ou outro tipo de avaliação ficamos cheios de nervosismo. Ainda que tenhamos feito a nossa parte, pode ser um grande desafio completar aquela tarefa. Então, ore e descanse em Deus nesses momentos, sabendo que terá a paz necessária nessa hora.

Leia a palavra de Deus

“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.”

Provérbios 2:6. 

Seja um estudante aplicado, disciplinado, tanto em conhecimentos da sua vida profissional quanto na palavra de Deus. Vimos que a verdadeira sabedoria está presente nas escrituras, portanto, tenha as suas prioridades sempre bem estabelecidas.

Dedique-se para colher bons frutos no futuro

“Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior.”

Provérbios 22:29 

A Bíblia fala em diversos textos sobre a lei da semeadura, ou seja, o princípio de que colhemos aqui que plantamos. O conceito é relacionado a trabalharmos arduamente para conseguirmos o que desejamos, seja qual for o campo, vida profissional ou relacionamentos.

Pensando nisso, o incentivo para você estudante é que fique firme em seus objetivos e tenha sempre muita disciplina. Também que busque em Deus a paz que excede todo o entendimento durante as suas fases de dificuldades. Assim você poderá colher no futuro os bons frutos que tem plantado hoje.

Aproveite a oração para ajudar nos estudos, seja no entendimento da palavra de Deus ou sobre algum conhecimento que precisa para sua vida pessoal e profissional. Peça ao Senhor e diga as suas dificuldades diante dele, a fim de obter conforto e sabedoria, orando segundo seu coração sentir necessidade.

Leia mais conteúdos como este para aumentar seu conhecimento. Siga também nossas redes sociais!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: