O justo viverá pela fé – Habacuque 2:4

O Versículo 2:4 de Habacuque é um dos mais conhecidos pelos cristãos. Vamos conhecer melhor sobre uma das passagens mais importantes da Bíblia Sagrada.

habacuque o justo vivera pela fe - O justo viverá pela fé – Habacuque 2:4
O justo pela sua fé viverá! – Habacuque 2:4

O versículo 2:4 de Habacuque é um dos versículos mais conhecidos pelos cristãos e sempre muito mencionado, pois faz referência à nossa fé em Deus. Escrito por volta de 605-597 a.C., o livro de Habacuque nos fala sobre a queda de Judá diante da invasão neobabilônica e nos traz reflexões sobre a fé no Deus Altíssimo e na Sua justiça, mesmo quando não compreendemos as razões do que acontece em nossas vidas ou daquilo que vemos acontecer no mundo.

Vamos entender melhor sobre uma das passagens mais importantes da Bíblia Sagrada: o justo pela sua fé viverá!

O contexto do versículo 2:4 do livro de Habacuque

Primeiro, vamos entender o que é o livro de Habacuque e qual é o contexto da sua história. Os livros de Habacuque tratam da invasão babilônica à Judéia e, em seu primeiro livro, temos o profeta questionando e se queixando a Deus pela bárbara invasão.

Suas queixas a Deus se davam por entender Habacuque que os babilônios eram violentos e injustos, e ele não entendia por que Deus não vinha ao socorro da Judéia e porque Ele parece tolerar esta injustiça e todas as injustiças cometidos pelos Babilônios, que invadiam terras e dominavam por onde passavam.

Deus responde ao profeta e promete que no final os babilônios seriam destruídos, por serem perversos e cometerem injustiças. Entretanto, o livro termina com o questionamento de Habacuque: por que Deus usaria os babilônios, um povo ímpio, para castigar o seu próprio povo?

O livro 2 de Habacuque

Isso nos leva ao livro 2 de Habacuque, onde Deus vem a responder novamente ao profeta e daqui tiramos o versículo que estamos estudando hoje.

Após questionar a Deus, o profeta se recolhe e espera por uma resposta divina. Vamos ver o que diz a primeira parte do livro 2, onde encontramos o versículo 4:

1. Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido.

2. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.

3. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.

4. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.

Como dissemos antes, os livros de Habacuque vêm nos falar da fé em nosso Deus Altíssimo. Veja bem, muito embora Habacuque não entendesse a justiça Divina e não entendesse as motivações de Deus, a sua fé se manteve firme em saber que haveria uma resposta. Não há dúvidas que essa justiça Divina existe, pois a fé do profeta é reforçada quando ele espera pela resposta de Deus.

Deus vem então responder ao profeta sobre a sua dúvida, e nos diz:

”4. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.”

Mais uma vez, Deus vem nos falar sobre a fé ao distinguir os ímpios, no caso, os babilônios, e os fiéis.

Quando Deus diz que “sua alma está orgulhosa, não é reta nele”, está se referindo aos ímpios, que obedeciam ao pecado e não enxergavam a Deus ou mesmo “o mundo espiritual”. Noutro lado, o justo, que crê em Deus, viverá.

Interpretando o versículo 2:4 de Habacuque

O que isso quer dizer é que a fé do povo de Deus será o que o levantará e o que lhe fará justiça, assim como será feita a justiça sobre os ímpios. Noutro lado, a passagem separa o ímpio do justo, mas, sobretudo, mostra ao profeta que tanto os judeus quanto os babilônios eram ímpios perante a Deus.

Veja bem, enquanto o profeta acreditava que os babilônios eram ímpios pela sua violência, transgressão da lei etc., Deus vem mostrar à Habacuque que o que realmente os diferencia o justo do ímpio é a fé que foi dada por Deus.

Por isso Deus lhe pede para que a sua visão seja escrita em grandes letras para que todos vissem, porque aqueles que se resguardassem na fé junto a Ele, por Ele será cuidado.

Isso nos vem dizer sobre a fé diante de Deus e da fidelidade aos seus ensinamentos. O ímpio é aquele que se distancia dos ensinamentos divinos para obedecer a outras leis – como o pecado – e se afastar daquilo que Deus nos propõe, e da fidelidade de Deus para conosco.

E esta é a promessa de Deus à Habacuque: muito embora os babilônios atacassem e destruíssem, a justiça Divina sobre eles cairia, da mesma forma que cairia sobre aqueles que se afastassem dos ensinamentos divinos.

E é por isso que Deus pede ao profeta Habacuque que escreva sobre a sua visão em grandes letras para que sejam lidas por qualquer um que passasse (versículo 2): aquele que manter a fé em Deus, por ele será cuidado, mas que a justiça Divina tem seu tempo, por isso é preciso que a mensagem de Deus seja levada às pessoas para que elas se guardem em Deus até o momento de sua justiça.

Quer estudar mais sobre os livros da Bíblia e os ensinamentos cristãos? O Conhecimentos do Pai conta com vários conteúdos sobre a teleologia cristã para estudarmos juntos!

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Veja também: Profecias bíblicas que você precisa conhecer

Veja também: Jornada de Abraão: um grande exemplo de fé e das escolhas de Deus!

Veja também: Deus é Justo – Aqui se Faz Aqui se Paga

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • O meu meu Pai sinhor Jesus de me forca Paz saude alegria amor e meus filhos amigos meus irmaos e carbar com ESTAS doencas panomeia porque so sinhor Jesus Christ qué tem forca powder amem

  • Tem mim ajudado esse trabalho do missionário Fael Mendes obg que o senhor abençoe sempre

Deixe seu comentário: