Mitos e verdades sobre a Santa Ceia

A Santa Ceia é rodeada de mitos e verdades. Mas, você sabe o que é real e o que não é sobre o tema? Para descobrir, acesse este artigo especial agora mesmo.

santa - Mitos e verdades sobre a Santa Ceia
Mitos e verdades sobre a Santa Ceia

A Santa Ceia é um evento de extrema importância na vida de qualquer cristão. Isso porque, ela é o cumprimento de algo ordenado pelo Senhor. Durante a Última Ceia, descrita nas Escrituras, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Ao parti-lo e dar aos Seus discípulos, Ele disse: “Isto é o meu corpo dado por vós. Comei em memória de mim.”

Do mesmo modo, Ele tomou o cálice dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramada por vós.” No dia seguinte, Cristo era crucificado.

No entanto, mesmo algo repetido constantemente nas igrejas há milhares de anos ainda é cercado de mitos e verdades. Vamos descobrir alguns destes pontos hoje? Para isso, basta continuar conosco durante todo este artigo.

Mas, afinal, o que é o corpo e o sangue de Cristo?

Paulo disse, na Bíblia que:

“Porque, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”

1 Coríntios 11:26

Esse ato, que aparentemente soa simples, mostra como o Senhor foi capaz de utilizar dois elementos extremamente frágeis como símbolos verdadeiros de Seu corpo e de Seu sangue, ligando cada um deles a Sua morte no calvário.

Jesus declarou que o pão falava de Seu corpo, que seria partido em breve. Na Palavra vemos que não houve nenhum osso partido durante a crucificação, mas que Seu corpo estava tão machucado que era difícil de identificá-lo:

“Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.”

Salmos 22:14, 15

Lemos também que:

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Isaías 53:4-7

Por outro lado, o vinho falava de Seu sangue, indicando a terrível morte que Ele logo vivenciaria. Assim, que Ele disse “façam isso em memória de mim”, Ele indicou que a Santa Ceia era uma cerimônia que deveria ser repetida eternamente.

Deste modo, o corpo e o sangue são uma lembrança do que o Senhor fez por nós e uma verdadeira celebração do que recebemos graças ao Seu sacrifício.

Quais são os principais propósitos da Santa Ceia?

De forma bastante simples, podemos listar os seguintes propósitos como os principais relacionados à Santa Ceia:

  • Para relembrar a morte de Cristo e Seu sacrifício por nós;
  • Para significar, selar e aplicar na vida dos cristãos todos os benefícios de uma nova aliança com o Senhor;
  • Para servir como um distintivo da fé cristã perante o mundo;
  • Para promover a comunhão entre todo aquele que crê.

Desvendando mitos e verdades sobre o tema

Como tudo na história, a Bíblia e seus acontecimentos levantam diversos questionamentos. Aliás, até mesmo o simples fato de fazermos algo descrito nas Escrituras já é o suficiente para gerar mitos a respeito.

Mas, o que será que é verdadeiro e o que não passa de mito quando o assunto é a Santa Ceia? Vamos descobrir abaixo:

  1. A Santa Ceia é apenas um símbolo e não significa mais nada: mito
  2. Está tudo bem trocar o vinho pelo suco de uva durante a Santa Ceia: verdade
  3. A Santa Ceia é também uma confissão: verdade
  4. Participar da Santa Ceia é opcional para um cristão: mito

Agora que você descobriu um pouco mais sobre a Santa Ceia, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog e para nos seguir em todas as redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube!

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Quero muito aprender, sobre o que é verdade ou mito da palavra de Deus .se vocês buscarem a sabedoria do Espírito Santo, para discernimento

Deixe seu comentário: