4 dicas para fazer uma oração em família

Falar com Deus nem sempre é uma tarefa simples, seja sozinho ou acompanhado. Por isso, venha descobrir neste artigo como fazer uma oração em família.

family orar - 4 dicas para fazer uma oração em família
4 dicas para fazer uma oração em família

Orar em família não é algo fácil para todas as pessoas. Essa dificuldade vem, muito provavelmente, do fato de nos tornarmos cada dia mais individualistas. No entanto, você já parou para pensar na quantidade de atividades diferentes que fazemos com nossos pais, filhos e irmãos? 

Assistir televisão, acompanhar uma série, realizar refeições ou até mesmo ir ao shopping costumam ser passatempos que dividimos alegremente com nossos entes queridos. Então, por que fazer uma oração em famíliaparece tão difícil? 

Independente da resposta, há um bom motivo para se esforçar quando se trata da oração familiar. Uma vida de fé não leva apenas à felicidade, mas também há uma vida abençoada por Deus, que pode ser compartilhada com todos ao nosso redor. 

Abaixo preparamos 4 dicas especiais para fazer isso da maneira certa. Acompanhe! 

A oração é capaz de trazer paz e bênçãos ao seu lar

Deus deseja que tenhamos uma vida plena e feliz ao Seu lado e ao lado de todos que amamos. Por isso, quando fazemos uma oração em família, o Espírito Santo é capaz de trazer sentimentos de consolo e amor ao nosso lar. A oração familiar também pode aliviar a tensão e proporcionar felicidade duradoura. 

Assim, falar com Deus junto com as pessoas que vivem conosco nos torna pessoas mais pacientes, gentis, misericordiosas e humildes. 

A oração fortalece a sua família

Deus se preocupa com você e com a sua família, e espera que vocês se aproximem dEle em oração. No entanto, quando isso acontece, não nos aproximamos apenas do Senhor, mas também uns dos outros. 

Quando você dobra seus joelhos junto com seus entes queridos para orar, está fazendo mais do que apenas falar com o Pai. Você está demonstrando fé. Está servindo a Deus da maneira mais pura possível. 

Deste modo, orar em família fortalece seu amor e abençoa toda a sua geração. 

4 maneiras de colocar em prática a oração em família

Abaixo, listamos 4 dicas simples para que você e a sua família façam uma oração forte e efetiva em seu lar: 

1. Orem antes das refeições

Se você não sabe como começar uma oração em família, uma boa ideia é agradecer a Deus antes de cada refeição. 

Nestes momentos, não se preocupe caso você ou mais pessoas não saibam exatamente o que dizer. Palavras simples como “obrigada Jesus, por esta comida, amém”, são o suficiente para que todos entrem em comunhão com o Senhor foi alguns instantes. 

Com o tempo, novas palavras surgirão e a oração ficará mais completa. Lembre-se que até mesmo quando o assunto são as coisas divinas o treinamento é fundamental. 

2. Orem antes de dormir

Outra maneira de fazer uma oração em família deixando todos confortáveis é falando com Deus antes de dormir. 

Se você tem filhos pequenos pode até mesmo realizar uma atividade para conquistar sua atenção. A ideia é simples: uma pessoa começa a orar e, quando terminar, diz o nome de outra pessoa. Então, esta segunda pessoa começa a sua oração, sempre em voz alta. 

Orar antes de dormir também é uma maneira de “quebrar o gelo” dentro de sua casa. Muitas vezes, ficamos envergonhados em falar o que sentimos ou pensamos para que os outros possam ouvir. No entanto, após esta oração, todos vão dormir e não precisam encarar uns aos outros de imediato, o que pode facilitar para os mais tímidos. 

3. Orem quando uma crise surgir

Às vezes, os problemas deste mundo parecem esmagadores. Por isso, quando surgir algum problema, como o adoecimento de um membro da família, desastres naturais, perda de emprego ou falta de dinheiro, reúnam-se em casa, conversem sobre a questão e orem juntos. 

Compartilhar os fardos fará de vocês muito mais fortes. 

4. Orem uns pelos outros

Muitas vezes não sabemos o que falar durante as orações familiares, especialmente se não estamos acostumados a orar juntos. Algumas pessoas preferem seguir uma fórmula pronta nessas horas. Mas, isso nem sempre é necessário, afinal, não há regras quando o assunto é falar com o Senhor. 

Se vocês ainda estão aprendendo a dividir este momento, uma boa ideia é utilizar a técnica do “pote de oração”. Para isso, basta colocar um recipiente em um lugar de fácil acesso da casa, como a mesa de jantar. 

Toda vez que alguém sentir que precisa de oração relacionada há algo de seu dia a dia, deve anotar o pedido em um papel, dobrá-lo e colocá-lo no pote. 

De noite, antes de irem se deitar, quando forem realizar as orações em família, cada membro pega um papel e ora direcionado ao que está escrito nele. 

Dicas extras para ajudar na oração familiar

Se você sente que ainda precisa de ajuda para começar a orar em família, aqui vão algumas dicas extras para te auxiliar: 

  • Defina horários para as orações. De preferência, momentos que sejam bons para toda a sua família;
  • Peça para que Deus abençoe estes momentos. Aproveite também para orar por outras famílias que estão, assim como vocês, tentando criar este hábito juntas;
  • Conversem antes e depois das orações. O tempo de oração exige respeito, mas nada impede que vocês sorriem e falem sobre como tem se sentido nessa missão;
  • Sirva de modelo e de incentivo para os mais tímidos;
  • Leiam a Bíblia antes ou depois das orações. Vocês podem decidir quem realizará a leitura naquele dia, dando a liberdade para que a pessoa escolha a passagem. Pode também reservar um dia específico da semana para essa leitura;
  • Entenda que os primeiros dias podem ser um pouco estranhos, tanto para você quanto para os outros. Logo, tenham paciência;
  • Se alguém não quiser orar em voz alta não faça disso um problema. Deus o ouvirá da mesma maneira. No entanto, tentem falar sobre isso entre si até que a vergonha passe e todos se sintam à vontade para compartilhar suas preces com Deus, e com os outros.

Deus se alegra das nossas orações, principalmente quando elas são feitas juntamente com nossos familiares. Por isso, incentive, elogie e auxilie quem precisar de ajuda nestes momentos. Mas, acima de tudo, não desanimem! Como o tempo, falar com o Senhor em “equipe” ficará muito mais fácil e se tornará um hábito de toda a casa. 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler mais artigos em nosso blog hoje mesmo, além de nos seguir em todas as redes sociais.

Recomendo para você:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Assim Seja 🤲🏼 Amém 🙏🏻🙌

Deixe seu comentário: