Uma resposta de Deus para mim – Não deixe o ódio tomar conta do seu coração

Você precisa se lembrar que o ódio não deve tomar conta do seu coração. A palavra de Deus é muito clara sobre o que o ódio representa, como devemos lutar contra ele e como devemos agir. Leia e saiba mais!

odio coracao - Uma resposta de Deus para mim - Não deixe o ódio tomar conta do seu coração
Uma resposta de Deus para mim – Não deixe o ódio tomar conta do seu coração

O dia a dia apresenta vários desafios, inclusive aqueles que atrapalham nosso domínio próprio, mas é importante que você nunca deixe o ódio tomar conta do seu coração. É comum lidar com sentimentos ruins, por outro lado, temos a sabedoria que a palavra nos traz para lutar contra isso.

Afinal, o ódio é um sentimento oposto ao amor, traz destruição e prejudica nossa comunhão com o pai e com os nossos irmãos. Por isso precisamos fortalecer a nossa fé, a fim de adquirir sabedoria do alto e aprendizado para lutar contra reações que possam ferir os outros e nós mesmos.

Acompanhe o que a Bíblia diz sobre o assunto e como podemos evitar que esse sentimento tome conta dos nossos corações!

O ódio é uma das obras da carne

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5:19-21.

O Apóstolo Paulo traz em sua carta aos Gálatas as chamadas obras da carne. São ações e sentimentos que geramos por conta da nossa natureza pecaminosa. Então, se essas obras da carne fazem parte de quem somos em nossas relações estamos sujeitos a não herdar o Reino de Deus.

E uma delas é justamente o ódio, além de situações que podem ser geradas a partir dele, como a discórdia, por exemplo. Precisamos lutar contra tudo isso para que possamos estar distantes de cada uma dessas obras da carne, que não agradam o nosso Deus.

Não podemos amar a Deus e odiar nossos irmãos

“Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram” 1 João 2:9-11.

Com base na palavra de Deus sabemos como viver graças aos ensinamentos lá contidos, também aprendemos a importância do testemunho para que outros conheçam a Cristo. Assim, quem ama a Deus e segue a sua palavra não pode odiar as pessoas de forma nenhuma, afinal, Ele é o próprio amor.

Se não conseguimos amar as pessoas é porque algo em nós ainda precisa ser tratado à luz das escrituras. O amor é uma das consequências no caráter de quem aceita Cristo como seu Salvador e aplica o que aprende na palavra de Deus em sua vida, em seus relacionamentos.

Devemos amar até os nossos inimigos

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam” Lucas 6:27-28.

Aqui mora um desafio enorme, que é o de amar até os nossos inimigos. Fácil seria apenas amar aqueles que também nos amam de volta. Por isso Deus nos traz a ideia de lutar contra nossa própria carne e amar até as pessoas que sabemos que nos desejam mal ou que tramam contra nós.

Pois bem, temos outra orientação sobre o nosso próprio testemunho, sendo direcionamos para amar e mostrar o amor de Deus que transborda em nós mesmo nessas situações. Também lembramos a partir desse ensinamento que somos todos iguais perante a Deus, que deseja salvar a todos, amamos porque nossos inimigos têm seu valor diante dele.

Podemos odiar apenas o pecado

“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos” Provérbios 6:16-19.

Encontramos o ódio do Senhor direcionado apenas para o pecado, portanto, você pode sentir ódio por pecado. É diferente de sentir ódio por um irmão que comete o pecado contra você, que maquina o mal. Isso porque a nossa luta é contra a maldade, a natureza pecaminosa.

Com isso vemos que não há proibição sobre o ódio, desde que você não direcione para as outras pessoas, porque nesse quesito estamos todos sujeitos a cometer erros. O seu ódio é para com o pecado cometido, assim, a sua ação mais apropriada é orar e amar aquele que te odeia.

Saiba lutar contra o ódio

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” Gálatas 5.22-25.

Por fim, trouxemos o fruto do Espírito, ou seja, o conjunto de qualidades que aqueles que amam a Deus e seguem sua palavra possuem. Isso nos mostra que por meio do conhecimento em Deus temos ferramentas para lidar com situações que pudessem provocar o ódio em nós.

A ideia principal, portanto, é dedicar na construção de um caráter íntegro, baseado nos ensinamentos da palavra. Dessa forma temos sempre estratégias e sabedoria para que o ódio não consiga nos dominar. A nossa carne é inclinada para o pecado, mas temos que nos inclinar constantemente para as coisas de Deus, a fim de crescermos.

Não deixe o ódio tomar conta do seu coração, procure entender a partir da palavra de Deus o que o pai espera de nós diante dos desafios. Lembre-se que podemos encontrar sabedoria e fé para saber quais são as melhores ações e reações diante dos problemas e relacionamentos conflituosos.

Somos todos importantes para Deus e o desejo do pai é que possamos encontrar alternativas para resolver os problemas. E que, caso tenhamos inimigos, o nosso coração transborde tanto o amor a ponto de orarmos por aqueles que nos perseguem.

Se gosta desse conteúdo siga o perfil no Facebook, e no Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece por lá!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Aleluia amem sinhor jesus de me saude paz amor alegria e meus irmao meus filhos amigo tudo aqueles que tao contra me da eles paz e saude amem alleluia

  • Bom dia a paz eu creio pois estou passando por uma prova muito grande com minha filha contra eu mas deus sabe de tudo

Deixe seu comentário: