Tempos de dificuldades, como o que estamos enfrentando agora diante da pandemia de Covid-19, nos levam a refletir e a extrair aprendizados com eles.
São nessas horas em que somos chamados a recuperar as nossas esperanças e a perseverar na fé.
Nesse sentido, manter a confiança em Deus é fundamental para atravessar as águas turbulentas, já que é ela que vai nos dar a força necessária para nos preservar persistentes na caminhada a seguir.
É essa confiança divina que fortifica em nós a certeza de que os planos do Senhor nos indicam um futuro melhor.
Confiar no Senhor
Como ensina o Papa Francisco, “o homem que confia em si mesmo, nas próprias riquezas ou ideologias, está destinado à infelicidade. Quem confia no Senhor, em vez disso, dá frutos mesmo em tempos de seca”.
A crueldade e as mazelas de cenários como o que vivenciamos atualmente torna mais intensa a força da religião e da crença nos poderes de Deus.
Trata-se da maneira encontrada pelas pessoas de manterem a sua esperança ao mesmo tempo em que buscam a guarida contra o sofrimento provocado pela perda dos seus entes queridos.
Por sua onipotência e onipresença, Deus é a única e legítima autoridade suprema capaz de decidir pela vida ou pela morte, daí a força da sabedoria popular que professa “o futuro a Deus pertence”.
Por mais que todos saibam que a morte é um processo natural da vida, ela sempre vai causar sofrimento, dor e tristeza. Porém, a força que precisamos ter para superar esse momento vem do conforto e da proteção de Deus.
Encorajamento a resistir
O livro da Bíblia denominado Apocalipse traz uma série de ensinamentos sobre como devemos atravessar as dificuldades.
Nele, Deus revela aos seus seguidores coisas que eles não conseguiam enxergar diante de momentos difíceis de perseguição e morte pelo Império Romano.
De autoria atribuída ao apóstolo João, o Apocalipse tinha o objetivo de animar as comunidades cristãs a seguirem fiéis no caminho de Jesus Cristo, mesmo diante do sofrimento vivido pela perseguição dos romanos.
João encoraja os cristãos a se manterem no caminho da fé, já que Deus não os deixaria sofrer por muito mais tempo.
Uma expressão recorrente no livro é “Não tenham medo!”, que pode ser assimilada nos dias de hoje como uma mensagem ao encorajamento, já que não há sofrimento que dure o bastante se a esperança estiver presente.
Profeta Habacuque
Figura pouco conhecida das Escrituras, o profeta Habacuque viveu na mesma época do profeta Jeremias, sendo marcado por sua imensa fé enraizada nas tradições do relacionamento de Deus com o seu povo.
Após um período de hesitação e de questionamento quanto à postura de Deus diante de uma situação injusta e opressora, Habacuque aprende a aguardar o trabalho de Deus em espírito de adoração, agindo com paciência na fé de que o Reino do Senhor será expresso universalmente.
A mensagem deixada pelo profeta é de que com fé e esperança na providência de Cristo não deve haver adversidade capaz de abalar a confiança no salvador. “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos” (3.17-19)
Para mais histórias e mensagens de fé, acompanhe o nosso blog e nos siga nas redes sociais!
3 Comentários:
Alleluia amem sinhor Jesus Christ peco que ouve ESTAS pidido amem sinhor Jesus Christ qué me de saude Paz alegria amor entre meus filhos amigos meus irmaos todos aqueles qué Tao contra MIM de Paz saude amem sinhor Jesus Christ peco que acaba com esta doenca panomeia porque so sinhor Jesus Christ qué tem forca poder amem alleluia sinhor Jesus Christ peco que de saude meu conhado ti amo sinhor Jesus Christ amem Guardia me tudo Mal ivejas odios amem alleluia
Glória a Deus nas alturas paz na terra aos homens por ele amado, AMÉM 🙏🏻🙌
Bom dia gostaria de saber mas