Existem momentos em nossas vidas que nos sentimos sem saída, e não resta muito a não ser ter esperanças. Hoje, eu venho te falar sobre as importantes lições que o dilúvio e a arca de Noé nos trazem.
São apenas alguns minutos de leitura que poderão te deixar mais forte para superar as dificuldades e ter uma vida mais feliz. Acompanhe.
Cuidado fraterno e a confiança no Poder do Alto
A história sobre o dilúvio e a Arca de Noé é relatada no livro de Gênesis nos capítulos 6, 7, 8 e 9.
Em resumo, conta sobre um homem temente a Deus, o único de sua geração, que recebeu a missão de construir um grande barco para salvar a si e aqueles a quem Deus escolhesse. Uma lição singela e profunda que podemos tirar dessa passagem, sem dúvida é a importância da confiança no Poder do Alto.
Deus pediu a Noé que construísse um barco gigantesco. Dessa forma, Noé obedeceu e confiou, mesmo contra a sua vontade. Não estava chovendo, todos humilhavam a ele e ao seu trabalho, zombavam de sua família e de suas atitudes. Mas, Noé confiou em Deus e seguiu fazendo o que lhe foi pedido. Noé obedece e segue firme, na humildade de quem confia e se abandona ao poder de Deus sabendo que Ele sabe de tudo e virá em seu socorro. Portanto, se você sente vontade de desistir, lembre-se de que se Noé não tivesse ido até o fim, a Arca não seria feita e o dilúvio o afogaria. Seja obediente e confiante. A vontade de Deus é perfeita e se você permitir ela se realizará em sua vida e trará bons frutos, frutos de vida e renovação.
Outro ponto interessante de observarmos é o cuidado fraterno, cuidar do outro e permitir-se ser cuidado. Durante o dilúvio, estavam na Arca Noé e sua família. Convivendo e confinados por 40 dias e 40 noites. Para isso, foi preciso cuidar uns dos outros.
A família de Noé seguiu com ele a vontade de Deus e se permitiu ser protegida por ele. Permita-se também ser cuidado e cuidar de quem precisa. Só o amor e o cuidado mútuo são capazes de nos fazer mais fortes quando parecemos sozinhos e fracos.
A tempestade vai passar e uma aliança se fará
Mais ao final do relato bíblico descobrimos que passados 40 dias e 40 noites a chuva parou. Parece simples, mas é uma lição muito profunda. Significa dizer que as tempestades de nossa vida também passam, têm prazo, têm um final. Em meio aos 40 dias dentro da arca, Noé e sua família precisaram confiar e persistir, esperando o que o futuro lhes traria. E assim, a calmaria veio. É preciso viver um dia de cada vez, confiando. Mesmo nas incertezas do que virá, viver um dia após o outro, superando cada momento, desta forma o fim do dilúvio chegará e um arco-íris será enviado para selar essa fase que ficou para trás, só restarão os aprendizados do tempo de incertezas.
Não perca o barco
Por último, mas não menos importante, é fundamental percebermos no relato do dilúvio e a Arca de Noé que não podemos perder o barco.
Esse barco que é a oportunidade de nossa salvação. A arca que definiu quais as vidas permaneceriam sobre a terra.
Esse barco é a nossa fé que nos leva a Salvação, a nos livramos de sermos afogados pelas maldades e nos leva ao novo começo.
Saiba mais sobre como viver e fortalecer a sua fé aqui no blog. Confira os textos ou nos siga nas redes sociais para receber mais inspirações.
1 comentário:
Glória a vós Senhor 🙌🏿 amém 🙏🏻