Atos 1:8 – E serão minhas testemunhas

Estudos sobre o versículo: descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e serão minhas testemunhas" Atos 1:8

testemunha de jesus - Atos 1:8 - E serão minhas testemunhas
Atos 1:8 – E serão minhas testemunhas

É o Espírito Santo quem nos dá força e coragem para sermos testemunhas de Jesus! Essa foi a promessa feita pelo Senhor aos seus discípulos, após sua ressurreição e antes de ser elevado ao Céu: “descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e serão minhas testemunhas” (Atos 1:8).

Esta força do alto foi muito necessária aos apóstolos de Jesus para que pudessem propagar o Evangelho pelo mundo! Foi graças ao acolhimento deste chamado que hoje nós conhecemos a Cristo!

O pedido de Jesus continua atual e também hoje o Senhor nos faz este apelo: sejam minhas testemunhas!

Para sermos testemunhas de Jesus, tal quais os discípulos, precisamos do Espírito Santo! Mas, a ação do Espírito de Deus só acontece em nós quando nos colocamos em oração e decidimos, verdadeiramente, mudar de vida!

Como isso é possível? Acompanhe essa nossa reflexão e descubra!

O que é ser testemunha?

O Senhor nos chama a sermos suas testemunhas, mas o que isso significa?

A palavra testemunha deriva do latim “testis”. Na raiz do idioma, esta palavra está ligada ao número três, pois a testemunha, ou a “testis”, era a terceira pessoa que em um julgamento poderia descrever o ocorrido com veracidade, uma vez que não estava envolvida na situação.

Por isso, nos processos judiciais são chamadas testemunhas para que, a partir de seus depoimentos, se chegue à verdade!

Desse modo, ao dizer que seus discípulos seriam suas testemunhas, Jesus dava a eles uma missão: anunciar ao mundo tudo o que tinham visto e ouvido, ou seja, tudo aquilo que tinham testemunhado no tempo em que conviveram com Ele.

Por que Jesus precisava de testemunhas?

Após ser elevado ao Céu, a missão de Jesus deveria ser continuada pela Igreja, representada inicialmente, na figura dos apóstolos.

Os apóstolos estiveram com Jesus durante aproximadamente três anos. Neste tempo, eles testemunharam muita coisa: viram Jesus pregar, ensinar, curar e falar do amor e da misericórdia de Deus!

No entanto, tudo isso também foi visto pela multidão que acompanhava Jesus, mas ele faz esse pedido especificamente para os apóstolos. E por quê?

Ora, porque apenas os apóstolos, os amigos mais próximos do Senhor, testemunharam a sua ressurreição!

O próprio apóstolo Pedro afirma: “a este Jesus, Deus o ressuscitou e disso, nós somos testemunhas”. (Atos 2:32).

Jesus pede a seus discípulos que testemunhem que a salvação finalmente chegou a nós! Que sejam provas vivas de que a morte foi vencida e de que Jesus trouxe a libertação que há tanto tempo era esperada!

Os apóstolos acolheram com muito amor este pedido do Senhor e se dirigiram a toda aquela região pregando a Palavra de Deus e o testemunho de Cristo Ressuscitado! A partir daí, a Palavra se espalhou pelo mundo e chegou a nós.

Como foram as primeiras testemunhas?

A missão de ser testemunha da morte e ressurreição de Jesus não ficou apenas a cargo dos apóstolos. Muitos outros se uniram a eles, pois, ainda que não tivesse sido testemunhas oculares de Cristo, testemunhavam a ação dele em suas vidas.

Ao conhecer a Jesus, “caminho, verdade e vida” (Jo 14: 6), é comum que sintamos em nós o desejo de que todos também o conheçam, especialmente aqueles que mais amamos.

Isso também aconteceu com aquelas primeiras pessoas que ouviram o testemunho dos apóstolos: a transformação causada pela Palavra de Deus era tão grande que não era possível guardar a Boa Notícia apenas para si.

No entanto, toda esta movimentação começou a incomodar os poderosos da época, que decidiram matar os apóstolos e todos os que cressem em Cristo.

Mas, mesmo diante das constantes ameaças de morte, não era possível negar a verdade do Evangelho e muitos foram martirizados, sobretudo nos primeiros séculos do Cristianismo.

Jesus ainda precisa de testemunhas?

A missão dada por Jesus não poderia acabar com a morte dos apóstolos. Se assim fosse, o alcance da Boa Nova do Evangelho seria muito pequeno. Por isso, ainda hoje Jesus continua a pedir que sejamos suas testemunhas e anunciemos a salvação que ele trouxe.

Aqui, podemos nos questionar: “como posso ser testemunha, se não a vi a Jesus? O que vou testemunhar?”

De fato, nós não tivemos o privilégio dos apóstolos que “comeram e beberam com ele depois que ressuscitou dos mortos” (Atos 10:41). Mas, Jesus ainda se faz presente e se manifesta em nossas vidas, mesmo que não o vejamos fisicamente.

Quantos milagres, curas, graças e libertações o Senhor já concedeu a você ou a alguém que você conhece? Essa é a ação do Cristo Ressuscitado no meio de nós, e disso, nós somos testemunhas!

E mais: precisamos testemunhar a ação do Senhor, pois ainda há muitas pessoas que não o conhecem. Afinal, se “não falarmos, as pedras falarão” (Lucas 19:40).

Devemos ter dentro de nós o mesmo sentimento do Apóstolo Paulo, que também não conviveu com o Senhor: “ai de mim se eu não pregar o Evangelho” (1Cor 9:16).

Como ser testemunha?

Antes de dizer que os apóstolos seriam suas testemunhas, Jesus fez a eles uma promessa: “descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força” (Atos 1: 8). Certamente, não é fácil ser testemunha de Cristo, sobretudo no mundo que vivemos hoje.

Não sofremos as mesmas perseguições que os primeiros cristãos, constantemente ameaçados de morte. Entretanto, basta olharmos a nossa volta para percebermos que o mundo esqueceu completamente de Cristo e, inclusive, ridiculariza aqueles o seguem.

E mais: quantas preocupações não se abatem sobre nossa vida, como tentações para nos fazer perder a fé?

Mas, diante disso, devemos lembrar das palavras de Jesus: “se o mundo vos odeia, sabei que odiou primeiro a mim” (João 15: 18). E “no mundo haveis de ter aflições. Mas, coragem! Eu venci o mundo” (João 16: 33).

Essa coragem só é possível com a graça de Deus! Portanto, para nos mantermos firmes e continuarmos testemunhas do Senhor precisamos do seu auxílio, derramado em nós pelo Espírito Santo.

Que não cessemos de pedir ao Senhor o Espírito Divino, para continuarmos a testemunhar a misericórdia, o amor e a bondade de Deus que sempre nos amparou!

Deseja saber mais sobre como ser uma testemunha do Senhor? Acesse nosso blog e conheça nosso conteúdo.

Recomendamos para você:

Siga-nos nas redes sociais e nos ajude nessa obra de evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais.

Jesus te ama muito

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: