Como conversar com Deus?

A nossa busca pela fé deve ser constante e, por isso, aprender a conversar com Deus deve ser parte da sua rotina. Saiba mais.

conversar 1024x512 - Como conversar com Deus?
Como conversar com Deus?

Nos momentos de sufoco, muitos se perguntam: como conversar com Deus? Será que ele de fato nos ouve e como eu devo fazer para que o senhor me escute de verdade?

Essa é também a sua dúvida? É muito comum a gente se sentir distante de Deus, até mesmo os cristãos têm seus momentos de incerteza, não sabem se estão sendo ouvidos por Deus.

Isso acontece por conta das dificuldades da vida. A gente vai mantendo a fé, acredita que as coisas vão melhorar, mas em algumas fases tudo parece parado. Aí você se questiona se conversar com Deus vale a pena.

São desafios que surgem exatamente para que a gente possa se fortalecer e há diversas maneiras de conversar com Deus, pode acreditar. Vejamos mais sobre o tema a seguir! 

Conversar com Deus: uma atitude diária 

Você já deve ter ouvido falar que quanto mais a gente pratica algo, melhor a gente fica naquela atividade. Lembra quando precisou fazer algo pela primeira vez, quando chegou o momento de aprender a andar de bicicleta, por exemplo. Certamente você sentiu medo e até pensou que jamais conseguiria, não é verdade?

Mas aí você conseguiu se equilibrar, se sentiu motivado e apenas seguiu firme naquele objetivo. Aprender sobre como conversar com Deus é a mesma coisa.

Na igreja, alguns cristãos costumam falar sobre ficar mais íntimo de Deus e para aumentar essa conexão é preciso prática. Falar com Deus é uma atitude diária que a gente precisa ter para tornar o nosso relacionamento com o Senhor cada vez mais forte. 

Muitos buscam algo milagroso, como se fosse uma receita secreta para se alcançar o objetivo de ser ouvido por Deus. Porém, a energia divina está acessível o tempo todo e a gente é que não se prepara para ouvi-la. Sim, porque não é só falar com Deus, é preciso saber parar para ouvir o que ele tem a nos dizer. 

Converse com Deus da forma como seu coração mandar 

O primeiro ponto que você deve ter em mente quando quiser conversar com Deus, é que se trata de algo natural e que não depende de religião. Embora existam ferramentas para te ajudar a se comunicar com o Senhor, o caminho mais assertivo é fazer da forma que o seu coração mandar.

Deus não julga, não castiga e não faz seleção. Ele está sempre aberto e disponível para ouvir a todos, não importa qual seja a hora ou o momento. Converse com Deus à sua maneira, utilizando seus próprios métodos e palavras. 

Quanto mais você se coloca nessa energia de intimidade com Ele, mais fácil será sentir a presença Dele ao seu lado e você terá a certeza de que Ele estará te ouvindo naquele instante. 

5 dicas para conversar com Deus 

Confira a seguir algumas dicas de como conversar com Deus e tome cada uma delas como uma sugestão para ver qual se aplica melhor com a sua rotina. Não se esqueça da importância da prática e persistência! 

1 – Aprenda a silenciar 

Muitos querem aprender como conversar com Deus, mas a forma mais simples e que devemos tentar primeiro é através do silêncio. Você já reparou o quanto somos ansiosos, barulhentos e inquietos? 

Existe uma série de tarefas e obrigações em nosso cotidiano e nenhuma delas se refere a parar por alguns minutos e ficar em silêncio. Você pode começar simplesmente abrindo a bíblia para meditar sobre a palavra. Ler algum versículo e ficar em silêncio, nem que seja por alguns minutos, a fim de sentir o que aquela mensagem significa. 

Sendo assim, a primeira dica para conversar com Deus é aprender a silenciar. Adote esse hábito todos os dias por cinco minutos e você vai sentir a sua intuição: é Deus falando com você. 

2 – Converse com Deus através da oração 

Outra maneira de conversar com Deus é orando. Aliás, a oração tem um poder de cura e libertação muito grande. 

Sempre que nos sentimos tristes ou perdidos é o momento de parar tudo e ir buscar Jesus para uma conversa franca. Faça uma oração de acordo com o que você acredita, não se apegue a regras. 

Procure também ler o Salmos 139 que se inicia como uma conversa com Deus: SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

Este salmo é perfeito para você que deseja se aproximar de Deus através de uma conversa direta e franca. 

3 – Faça visualizações criativas 

A nossa mente é dotada de um poder inimaginável. Através do pensamento podemos realizar e conquistar sonhos. Então, por que não usar esse poder para falar com Deus?

Em um ambiente tranquilo e silencioso, procure se sentar calmamente, feche os olhos e visualize a conversa que você tanto quer ter com Deus. Este é o momento de abrir o seu coração para aquele que mais te ama e nunca te abandona. 

4 – Fale como se estivesse conversando com um amigo 

Procure não complicar esse momento de intimidade com Deus. Por mais que a gente possa se sentir intimidado por sua grandiosidade, conversar com Deus deve ser encarado como algo natural.

Tente conversar com o nosso senhor como se estivesse falando suas coisas para um grande amigo. É um momento de desabafo e ele vai saber a sua sinceridade através do seu coração. 

5 – Pratique a gratidão 

Muitos querem aprender a falar com Deus apenas com o intuito de pedir coisas, mas a gente precisa mesmo é aprender a ser grato antes de tudo. Olhe ao seu redor, liste as coisas que você tem, mesmo as mais simples que considerar e agradeça por tudo.

Cada refeição, cada abraço em um amigo, a sua casa, a água limpa que você bebe todos os dias. Desta forma, Deus também estará próximo e ouvindo o quanto você é grato por tudo. 

Gostou das nossas dicas de como conversar com Deus? Aproveite para ler outros conteúdos aqui no blog e não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Recomendado para você:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: