A violência, principalmente quando ocorre dentro de casa, deixa de ser uma ferida apenas na pele e torna-se também uma ferida na alma. Afinal, como não sentir emocionalmente quando alguém que confiamos nos agride fisicamente?
Infelizmente, muitas vítimas acabam sofrendo sozinhas, seja por medo ou por vergonha da situação. Aliás, é bastante provável que pessoas próximas a você estejam passando por esse problema sem que ninguém tenha conhecimento. Ou, por outro lado, talvez essa vítima seja você.
Portanto, além das medidas legais que devemos tomar quando algo assim acontece, também é nossa responsabilidade orar contra a violência doméstica, pedindo proteção para a nossa família e para quem nos rodeia. Venha conhecer neste artigo algumas palavras poderosas!
O que devemos saber sobre a violência doméstica?
Embora muitos homens sofram abusos físicos dentro de seus lares, a maioria esmagadora dos casos envolve mulheres. Partindo disso, primeiramente devemos entender que toda a violência, segundo a Bíblia, é uma ofensa a Deus e à humanidade.
A Palavra está repleta de condenações a esses atos, associando a violência à maldade e deixando clara que ela é detestável para o Senhor, como indicado em Salmos 11, versículo 5:
“O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.”
E também em Provérbios 3, versículos 31 e 32:
“Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade”.
De forma bastante específica, a violência contra a mulher também é condenada. Vemos isso, aliás, em diversos trechos do livro de Deuteronômios.
Vale lembrar que na Bíblia, qualquer tipo de abuso, que geralmente é um sinônimo para violência doméstica, é descrito pela palavra “opressão”, que significa “sobrecarregar alguém através de poder ou autoridade”.
Assim, sabendo que Deus é contra a violência doméstica, o que incluí agressões físicas e verbais, devemos orar por quem a sofre, além de buscar ajudar essas pessoas de maneira prática.
O que a Palavra diz sobre isso?
A Bíblia nos conta histórias de diversas mulheres que foram vítimas de violência. Em Gênesis 16, por exemplo, ouvimos sobre Agar, que foi “escrava” de Sarai, esposa de Abraão. Sarai era incapaz de ter filhos, então sugeriu que Agar fosse “tida” pelo marido.
A Palavra diz que quando ficou claro que Agar havia engravidado, Sarai passou a desprezá-la, sendo tão dura com a antiga serva que a mesma fugiu para morrer no deserto. Certo, mas “ser dura” não significa que houve violência, você deve estar pensando.
Bem, perceba que “dura” é a mesma palavra usada nas Escrituras para descrever como os egípcios tratavam os israelitas durante o cativeiro. Essa “dureza” era tão grande, que Deus libertou seu povo para que não sofresse mais. Ou seja, ser duro também é ser violento nesse contexto.
Ainda vemos na Bíblia a história de Tamar, que é abusada pelo irmão, Amnon. Nesse caso, são claros os danos físicos e emocionais causados pelos atos de violência.
Há tantos casos descritos na Palavra que envolve violência física, emocional, sexual e social, que poderíamos passar horas falando sobre cada um deles, acredite.
Os ensinamentos contra a violência
Em 1 Pedro 3, versículos do 7 ao 12, o discípulo em questão ressalta diversos pontos sobre a violência que podem (e devem) ser parâmetro para lutarmos contra a violência doméstica. São eles:
- Os maridos devem mostrar consideração por suas esposas, honrando a mulher;
- É preciso ter unidade de espírito, simpatia, amor uns pelos outros, um coração terno e uma mente humilde;
- Não devemos retribuir o mal com o mal;
- Devemos nos afastar do mal e fazer somente o bem, perseguindo a paz.
Palavras de esperança para quem sofreu violência dentro de casa
Jesus declarou em sua Palavra:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregando fardos pesados, e eu vos aliviarei. Tome meu jugo sobre você e aprenda de mim; pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas almas” (Mateus 11, versículos 28 e 29).
O Senhor ainda diz que Sua missão é:
“Levar boas novas aos pobres, proclamar libertação aos cativos e recuperação da vista aos cegos, libertar os oprimidos” (Lucas 4, versículos do 18 ao 20).
Sim, as escrituras trazem esperança para a vida das vítimas, suas famílias e até mesmo dos agressores, que precisam e devem ser libertos.
Se você sofreu violência doméstica ou conhece quem tenha passado pela situação, saiba que Deus pode confortar os corações feridos. Por outro lado, lembre-se sempre de orar também para que tais situações nunca ocorram e para que haja paz em cada lar.
Orando e crendo no milagre
Ser contra a violência doméstica envolve lutar física e espiritualmente contra esse mal. Fisicamente, denunciando o problema na Delegacia da Mulher ou via telefone, pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Espiritualmente, colocando as vítimas em oração:
“Amado e bondoso Deus,
Esteja com todas as pessoas que estão sofrendo em seus relacionamentos, inclusive em silêncio. Dê a elas clareza de espírito e coração pacífico para que possam tomar a decisão correta, sendo guiadas pelo Seu amor.
Para quem sofre violência doméstica, que o Senhor dê discernimento e força, para sair deste ciclo e procurar ajuda.
Para quem comete esses atos monstruosos, que o Senhor os faça reconhecer seus erros, para que possam aprender e abominar o próprio comportamento, arrependendo-se verdadeiramente e corrigindo seus caminhos.
Mantenha as mulheres, crianças e demais vítimas seguras. Dê a elas um relacionamento realmente valioso, onde sejam cuidadas e amadas acima de tudo.
Dê força para que elas sigam em frente e nunca desanimem. Que seus corações sejam restaurados e suas emoções acalmadas. Que elas nunca se esqueçam de que há sempre um recomeço em Tua presença.
Que elas tenham força para denunciar qualquer ato de maldade e que sempre haja em seus caminhos pessoas prontas para lhes ajudar.
Também pedimos que o Senhor trate o coração e a mente dos agressores. Ainda que muitos nunca tenham cometido um ato de fúria, o Senhor sabe quem tem dentro de si esse sentimento ruim prestes a explodir.
Não permita que eles estraguem a vida de seus familiares e as próprias. Coloque amor e serenidade em seus corações.
É o que te pedimos com sinceridade.
Amém”.
Se esse conteúdo tocou o seu coração, acesse nosso blog e siga as nossas redes sociais. Lá você terá acesso a mais palavras de fé e alento.
Recomendamos para você:
- Buscando formas de superar os traumas através de Deus!
- O Cristão Tem que Cuidar da Saúde
- História de Jó – Estudo Bíblico
- Deus quer falar com você – você vai superar as dificuldades
Nos ajude nessa evangelização apenas compartilhando essa mensagem em suas redes sociais e nos siga no Instagram.
Jesus te ama muito.
Deixe seu comentário: