Oração para fazer na quaresma

A quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Para cristãos, representa um momento de reflexão e oportunidades de reconexão com o Senhor. Saiba mais.

quaresma - Oração para fazer na quaresma
Oração para fazer na quaresma

A quaresma é um período de reflexão. Também é uma fase em que devemos falar com o Pai incansavelmente. Leia este conteúdo para conhecer orações para a data. 

Quaresma é um termo bastante conhecido, principalmente pelos cristãos. Mas, você sabe o que ele significa exatamente? Bem, trata-se de um período de 40 dias que antecedem a Páscoa, começando na “quarta-feira de cinzas” e terminando no chamado “sábado de aleluia”.

Se você também separa essas semanas para refletir sobre o sacrifício de Cristo ou se quer aprender como fazê-lo, fique conosco durante este artigo e conheça uma oração para quaresma que vai lhe dar forças e encher o seu coração de paz.

Conhecendo um pouco mais sobre a história da quaresma

Antes de mais nada, vamos entender melhor de onde vem e como a quaresma costuma ser feita por parte dos cristãos.

Há séculos, a quaresma faz parte do calendário cristão histórico, sendo celebrada por diversas denominações. Claro, cada pessoa ou igreja comemora essa época de modos diferentes, mas seu objetivo é um só: que nossos corações sejam abertos e que nos voltemos à graça de Deus por meio da oração e do jejum.

Durante esses dias, cristãos do mundo todo voltam seus pensamentos e suas vontades para o Senhor, como uma forma de relembrar os 40 dias e 40 noites de tentação de Jesus no deserto, como é relatado na Bíblia: “por quarenta dias ele foi tentado pelo diabo. Não comeu nada naqueles dias, e ao fim deles teve fome” (Lucas 4:2).

Dia inicial da Quaresma, a quarta-feira de cinzas é utilizada para que as pessoas se recordem da própria finitude, pois a cinza representa a fragilidade do homem, afinal: “Do pé vieste, a o pó retornarás” (Eclesiastes 12:7). 

A Quaresma se encerra no Sábado de Aleluia, ocasião em que é rememorada a Última Ceia, conhecida como a última vez em que Jesus fez uma refeição com seus apóstolos, pois na sequência foi crucificado na Sexta-feira Santa. 

Esse período corresponde, na verdade, a 46 dias sequenciais, e não a 40, mas o cristianismo não considera os domingos, dias sempre destinados ao Senhor. 

Como curiosidade, a palavra Quaresma é uma abreviação do termo “quadragésima”, que dá início à frase em latim “Quadragésima die Christus pro nobis tradétur” e significa “no quadragésimo dia” Cristo será entregue por nós”.

A presença do numeral 40 é bastante frequente na Bíblia Sagrada e faz referência a diversos eventos fundamentais para a história do cristianismo. 

O principal se refere à quantidade de dias em que Jesus ficou no deserto (onde foi tentado pelo diabo) antes de começar sua jornada e se tornar conhecido. 

No deserto, Jesus jejuou, conversou com o Senhor e enfrentou a tentação de desistir de sua missão e se salvar, mas optou pelo cumprimento de seu destino para salvar a humanidade, mesmo ciente do sofrimento que teria de enfrentar. 

Isolado da civilização, O Filho do Senhor meditou sobre Sua missão. Por meio de jejum e oração, se fortaleceu para cumprir a terrível jornada que viria pela frente. Recusou a oferta do diabo para se livrar da crucificação e, assim, comprovou sua força, caráter e persistência para fazer a vontade do Senhor. 

Acontecimento considerado como um preparo para o renascimento da humanidade, o dilúvio durou 40 dias e 40 noites, período em que purificou a terra com sua água. Coube ao profeta Noé salvar os escolhidos em sua arca. 

Já o povo hebreu precisou transpassar o temido mar vermelho e andar pelo deserto durante 40 anos com destino à sua tão sonhada terra prometida. 

Quando o Senhor se enfureceu com os moradores da cidade de Nínive por terem se entregado ao pecado, Ele enviou Jonas para fazer com que aquelas pessoas se voltassem para Deus. 

Jonas entrou em Nínive pregando e avisou que a cidade seria destruída em 40 dias se os cidadãos não mudassem seus hábitos. Os habitantes se arrependeram, mas tiveram que fazer penitência por 40 dias antes de receber o perdão Divino. 

Outras referências ao número 40 incluem os dias em que Moisés e Elias caminharam até chegar na montanha do Senhor. 

Nas Sagradas Escrituras, o algarismo 4 representa o mundo material, enquanto os zeros que o sucedem fazem referência ao período de vida humana, suas mazelas e conquistas. 

Tradicionalmente, algumas igrejas incentivam seus frequentadores a fazerem jejum durante esse período, enquanto outras apenas indicam que todos devem meditar na palavra do Senhor com maior atenção e carinho, além de manter-se em oração constante.

É um costume que, no período de Quaresma, as igrejas envolvam as imagens e vistam seus sacerdotes com tecidos na cor roxa, tonalidade símbolo dessa época do ano. 

Além disso, acontecem missas em que os participantes recebem uma marca feita com cinzas na testa. Esse material é derivado dos ramos glorificados no Domingo de Ramos da Quaresma do ano antecedente. 

Falar com o Pai, aliás, é uma parte fundamental da quaresma, pois é a principal fonte de comunicação com Deus. Para lhe ajudar nesse ponto, mais abaixo você verá uma oração para fazer na quaresma de forma especial.

O que as pessoas costumam fazer na quaresma?

Para muitas pessoas, a quaresma é tempo de negar a si mesmo, ou seja, de deixar de lado algo que lhe agrada muito. Isso serve para lembrarmos que é de Deus que precisamos e que todas as outras coisas são superficiais. Esse é, definitivamente, o verdadeiro significado da quaresma.

Em outras palavras, assim como Jesus venceu as tentações por 40 dias e 40 noites, também devemos vencê-las pelo poder do Seu nome e para que nos aproximemos de Deus.

Por isso, é comum vermos quem faz uma espécie de “jejum” de coisas das quais gosta muito, ou que é muito “viciado”, como:

  • Redes sociais;
  • Doces;
  • Televisão;
  • Saídas com os amigos;
  • Jogos.

Aproveite a quaresma para dobrar os joelhos

Durante a quaresma, como já dissemos, é muito importante se aproximar ainda mais de Deus. Para isso, separamos abaixo uma oração para fazer na quaresma em três momentos diferentes. Acompanhe!

Oração para a quaresma

“Pai amado,

Muito obrigado pelo presente da vida. Obrigada por conhecer meu coração e todas as minhas necessidades. Obrigado por me permitir ter uma comunhão mais profunda contigo ao longo destes 40 dias.

Senhor, os problemas da vida podem me desanimar, mas sei que o Senhor tem o melhor preparado para mim.

Ajuda-me a sempre pensar na ressurreição, onde o seu próprio filho foi à cruz para mostrar que a morte não é o fim de tudo e que, através de Jesus, temos acesso livre à salvação.

Mesmo que sejamos feitos de pó e que ao pó retornaremos um dia, sabemos que podemos viver na glória eterna ao Seu lado através do sangue de Cristo.

Que essas semanas que antecedem a sexta-feira santa e o dia da ressurreição de Jesus me lembrem de quem Tu és, de como me ama e que me criou para o Seu louvor.

Que eu possa durante esses dias caminhar olhando para Ti. Que eu possa aquietar o barulho que me tira da adoração e coloca meu foco em coisas que não são tão importantes.

Que eu possa ver a Sua bondade e a Sua glória de novas maneiras ao longo desses dias da quaresma. Que eu possa conhecer as profundezas do Seu amor. Que eu possa sentir a dor que o Seu filho suportou por minha causa e que eu possa me alegrar por saber que o mau já foi vencido.

Todo o louvor é para Ti, de hoje até a eternidade!

Que ao final de tudo, com a chegada da páscoa, eu possa celebrar e me aquietar no Senhor.

Obrigado por tudo o que tens feito. Obrigado por me amar como eu sou e por me mudar quando necessário. Eu te louvo e te agradeço todos os dias da minha vida.

Amém”.

Oração especial para a sexta-feira santa

“Querido e amado Deus,

Hoje, sexta-feira santa, me lembro da dor e do sofrimento da cruz, e de tudo o que o seu filho estava disposto a suportar para que pudéssemos ser libertados. Jesus pagou o preço, um enorme sacrifício, para nos dar o dom da vida eterna.

Me ajude a sempre lembrar deste enorme presente de amor que o Senhor nos deu. Ajude-me a lembrar o custo deste presente, que foi a sua própria vida.

Agradeço imensamente porque, por suas feridas, fomos curados. Obrigado pela liberdade que o seu sacrifício nos deu. Obrigado porque o pecado e a morte foram vencidos por toda a eternidade.

Eu te louvo porque Tu fazes novas todas as coisas.

Amém!”

Oração para o final da quaresma (páscoa)

“Deus,

Obrigado pela vitória e poder do Seu nome. Obrigado por vencer a morte, ressuscitar da sepultura e abrir caminho para que eu viva livremente.

Eu te louvo por sua grandeza e por seu amor infinito. Eu te louvo porque Tu és vencedor, redentor, salvador e amigo. Eu te louvo porque Tu és libertador, digno e Pai eterno.

Eu preciso de Ti.

Que as Suas palavras estejam gravadas no meu coração e na minha mente. Que eu aprenda a focar no que é puro e verdadeiro, e em tudo o que vem de Ti.

Brilhe com a Sua luz sobre mim. Que eu possa fazer a diferença neste mundo, para a glória e os propósitos do Senhor.

Obrigado por me salvar. A Ti seja a glória e a honra, neste dia de páscoa e para todo o sempre.

Amém”.

Saiba mais

Se você gostou deste conteúdo, venha conhecer nosso blog e ler mais textos edificantes. Aproveite e siga também as nossas redes sociais.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: