Uma resposta de Deus para mim – Cuidado com a hipocrisia

A hipocrisia é um dos principais comportamentos que mais nos afastam de Deus e de nossos entes queridos, já que estamos passando uma imagem de algo que não somos.

hipocrisia - Uma resposta de Deus para mim - Cuidado com a hipocrisia
Uma resposta de Deus para mim – Cuidado com a hipocrisia

A hipocrisia é um termo bastante comum na sociedade, e claro, tende a ser retratado como algo negativo perante as situações — e de fato, é. Contudo, muitas pessoas não entendem o real significado dessa palavra, e muito menos reconhecem quando ela mesma se torna uma pessoa hipócrita ou reconhece que se relaciona com uma pessoa hipócrita — seja um cônjuge, amigo, ou até mesmo um familiar. 

A questão, no entanto, é a principal de todas, é a forma em que o nosso Senhor encara esse comportamento, e como ele age com pessoas decidem tomar esse caminho maléfico para suas vidas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas suas dúvidas sobre a hipocrisia

Afinal, o que é ser hipócrita? 

De forma histórica, devemos entender que os termos “hipócrita” e “hipocrisia” estão relacionados ao vocabulário da linguagem grega, que em sua essência significativa primária, era conceituada como “ator”. Em outras palavras, o termo hipócrita acabava sendo utilizado para o ator em ação num palco de um teatro, em uma época da dramaturgia grega.

Em consequência disso, ao longo do tempo, esse conceito acabou se espalhando pelo mundo e o levou a um significado extremamente negativo, quando é direcionado a uma pessoa. Atualmente, quando alguém nos chama de hipócrita, essa pessoa está dizendo que finge ser algo que não é. Em outras palavras, ela de certa forma atua na vida real como se realmente estivesse em um teatro, passando uma imagem que está totalmente longe da sua essência. 

Portanto, entendemos que uma pessoa hipócrita significa ser um indivíduo fingido, que tende a praticar o engano sobre as pessoas que o circulam, sendo completamente indesejável, com base em suas atitudes irracionais. 

O conceito de hipocrisia no Antigo Testamento 

Se fôssemos olhar esse conceito na bíblia, especificamente no Antigo Testamento, veremos que o conceito de fingimento e até mesmo de falsidade aplicada à hipocrisia, ainda não existia naquela época. 

E isso tem um motivo muito simples: na linguagem hebraica hnp, a palavra “hipocrisia” até chegou até ser traduzida algumas vezes para o nosso idioma. Contudo, na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) as palavras gregas como poneros, que significa “perverso” abre paralelo para o termo “anomos”, que significa criminoso”. E por fim, a palavra “asebes” era utilizada para definir a pessoa ímpia, no lugar de “hypokrites”. 

Entretanto, percebemos que em uma tradução que foi realizada no livro de Jó que foi incluída na Septuaginta, acabou realizando a tradução do hanep (em hebraico) do verbo hanap, que traduzindo para a nossa língua, significa algo como “corromper”, como é o caso de hypokrites (Jó 34:30; 36:13).

Portanto, não fica difícil entender que a palavra “hanep” no antigo testamento — especificamente no livro de Jó — na verdade, é usado para definir alguém que é totalmente contrário à vontade de Deus, ou definindo alguém que não se lembra de Deus, como é o famoso do ímpio, por assim dizer. 

Observando a trajetória histórica deste termo, fica interessante perceber que ela basicamente tende a incitar que os judeus já usavam a palavra hypokrisis, porém muito além de seu real conceito, e de forma metafórica, já definindo uma pessoa que aparenta ser aquilo que, na verdade, não é. 

Quais são as consequências para uma pessoa hipócrita? 

Já que a bíblia e a sociedade resumem a hipocrisia como alguém que se mostra algo que não ela efetivamente não é, essa ação contraria a verdade — que é o que Jesus sempre defenderá. Dessa forma, podemos entender que a hipocrisia pode levar uma pessoa a mentir de diversas formas para obter algum benefício em prol de si mesma, mesmo que tenha que “passar por cima” dos outros. 

Além disso, a hipocrisia tende a “manchar” a pessoa que a pratica, pois uma hora ou outra, a máscara cai e as pessoas vão poder conhecer a verdadeira essência da pessoa. Ao julgar que ela está se escondendo por muito tempo atrás de falsos conceitos e moralismos, podemos imaginar que não se trate de uma pessoa que seja uma boa companhia. 

É bem provável que seja uma pessoa amargurada pela vida, pelos pais, pela sociedade ou por quaisquer outros processos que a levaram a ser assim, pois afinal, ninguém nasce hipócrita. 

Em um contexto espiritual, a hipocrisia pode gerar energias ruins para a própria pessoa, impedindo que Deus entre em sua vida para mudá-la de dentro para fora. Não existem pessoas que aceitem hipócritas em suas vidas, pois elas tendem a opinar naquilo que não devem, costumam ser morais demais e exigir coisas que nem elas mesmas fazem. 

Assim, se uma pessoa já não gosta de uma pessoa que age dessa forma, imagine o Criador. Contudo, o Senhor é bondoso e sua essência é baseada no amor. Ele entende os princípios que fizeram uma pessoa a se tornar assim, mas também conscientizar a pessoa de que esse caminho não é saudável, muito pelo contrário: é triste, solitário e completamente escuro. 

A questão é que, se uma pessoa entende que esse comportamento não é nada valoroso para si, mas também não deseja mudar de atitude, ela pode se tornar desprezível aos olhos das pessoas e até do próprio Pai, pois essa máscara tende a ferir pessoas próximas. 

Por esse motivo, tenha bastante cuidado com a hipocrisia, e não deixe que palavras inversas às suas atitudes tomem espaço em sua vida, e façam você se tornar aquilo que verdadeiramente não é. 

Conclusão

Conforme vimos, a hipocrisia, por mais negativa que possa ser, está bastante presente na nossa sociedade, dentro de nossas casas e do nosso círculo de amigos. A questão, no entanto, é ter um direcionamento de Deus para que possamos reconhecer essas pessoas e ajudá-las a serem melhores, ou em casos mais extremos, se afastar delas. 

Essa atitude não é nada agradável aos olhos de Deus, e a última coisa que queremos nesta breve vida, é entristecer o nosso pai. Portanto, seja sempre uma pessoa verdadeira. Use a bíblia como forma de aprendizado contínuo para ser uma pessoa melhor, e além disso, faça orações, pedindo ao Pai que mude esse comportamento e te torne uma pessoa cada vez melhor, e acima de tudo, verdadeira consigo mesmo e com as pessoas à sua volta. 

Agora que você já sabe a história e os perigos da hipocrisia em um contexto pessoal, coletivo e espiritual, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outros artigos de luz e paz para o seu coração. Deus os abençoe!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: