As melhores orações para vencer a fase de luto

Você está passando por esta fase difícil que é o luto? Conhece alguém passando por este momento de tristeza? Podemos ajudar você a amenizar seu sofrimento! Descubra mais sobre este processo e conheça orações para vencer esta fase.

luto - As melhores orações para vencer a fase de luto
As melhores orações para vencer a fase de luto

Você está passando por essa fase difícil que é o luto? Conhece alguém nessa situação? Esta é uma fase inevitável para qualquer pessoa, mesmo assim é uma fase extremamente delicada.

A morte em nossa cultura ainda é um tabu. E quando acontece com alguma pessoa próxima, um familiar querido, um pai, uma mãe, um filho ou um amigo, causa uma tristeza muito grande.

O luto é um processo de muita angústia, mas entender um pouco mais sobre ele pode te ajudar a vencer essa fase complicada.

Cada vez mais presente em nossa vida, devido ao momento atual que estamos vivendo, a pandemia, acarretou uma carga ainda maior de tristeza neste processo, pois muitas famílias estão perdendo muitas pessoas.

Compreender melhor esta fase, como ela é dividida, como amenizá-la e orações que podem te ajudar a vencer esta fase de luto é o objetivo deste artigo. Vamos lá?

As cinco fases do luto

A psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross foi uma grande pesquisadora deste tema. Em 1969, no livro “Sobre a morte e o morrer” ela compartilha a divisão deste processo.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas vivem as cinco fases do luto. Algumas vivenciam somente duas ou três. A experiência é individual e varia de pessoa para pessoa, certo?

É mais comum perceber as cinco fases em crianças, por isso para elas é importante dar uma atenção especial como apoio psicológico, se for preciso.

Este processo foi dividido nas seguintes fases: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

Negação

Perder alguém muito querido nos causa um choque e, no primeiro momento, negamos a situação. Não queremos aceitar que isso está acontecendo conosco.

Esta fase é marcada pela não aceitação do fato.

Raiva

Quando já não dá mais para negar a perda, o enlutado começa a sentir muita raiva da situação e até mesmo culpamos outras pessoas pelo ocorrido. Algumas vezes, culpa-se até mesmo Deus.

Negociação

Nesta fase, o que mais se quer é que a vida retorne como era antes. Então ocorre uma reflexão sobre atitudes, o que poderia ter sido diferente e poderia ter evitado a morte.

Algumas vezes ocorre também a barganha com Deus.

Depressão

Costumamos dizer que aqui a “ficha cai”.

Aqui, o enlutado percebe que a situação é realmente irreversível e a tristeza é profunda. É um momento de muita dor, perda de apetite, de sono. É a fase mais intensa do processo.

Aceitação

Por fim, nesta última fase, o enlutado começa a se recuperar. Isso não quer dizer que se esquecerá do que aconteceu, mas sua dor começa a ser amenizada nesta última fase.

Como amenizar o luto?

A tristeza e a dor neste processo é um sentimento presente, mas é possível amenizá-las.

Entender mais sobre cada fase deste processo, procurar ler e pesquisar em que etapa se encontra o enlutado e formas de agir em cada fase é uma boa forma de amenizar o sofrimento.

Se apegar ainda mais em Deus, orar e rezar frequentemente também traz paz ao coração e diminui a dor e a tristeza do momento.

As pessoas que já são religiosas, normalmente reagem ao luto com menos revolta, menos negação e focam no sentimento de gratidão por ter convivido com o ente que partiu.

É possível amenizar a dor, focando no sentimento de fé, fé na sabedoria de Deus, que Ele sabe de tudo e cuida de todos.

Fé na sua própria existência, fé na pessoa que partiu, fé em dias melhores, fé em sua crença e fé em Deus. Fé no sentido mais amplo da palavra.

Para cultivar sua fé, logo abaixo, temos uma boa sugestão para você.

Orações para vencer esta fase

A oração reduz o estresse psicológico e traz grande sensação de paz para quem a faz. E isso é até mesmo já comprovado pela ciência, como pesquisas realizadas pelo estudioso Dale Matthews, da Universidade de Georgetown.

Não é necessário ter ou seguir uma religião para começar a orar e usufruir dos benefícios que a oração causa. Por isso, neste artigo, separamos uma importante oração que vai ajudar a vencer a fase do luto

Esta oração está presente no salmo 91. Este salmo é tão forte e importante que já falamos sobre ele neste post.

1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

4. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

5. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.

6. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

7. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

Amém!

Saiba mais em como fazer orações para aumentar a sua fé neste momento difícil que é o luto.

Também nos siga nas redes sociais para ler mensagens de paz e conforto.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: