O que a Bíblia nos diz sobre a hipocrisia?

Hipocrisia, afinal, qual será a visão da Bíblia sobre o tema tão polêmico? Quais ensinamentos ela nos passa e quais as armadilhas da hipocrisia?

hipocrisia - O que a Bíblia nos diz sobre a hipocrisia?
O que a Bíblia nos diz sobre a hipocrisia?

A Bíblia é o livro sagrado que mais nos proporciona ensinamentos a respeito de como devemos direcionar a nossa vida.

Aquele que vive em boa parte de acordo com as lições bíblicas, certamente está mais perto de Deus e seguro de boas escolhas. As palavras, por exemplo, são como uma energia que nos move e também as demais pessoas que estão ao nosso redor, nos escutando. Por isso, devemos agir sempre de acordo com a nossa fala, caso contrário, estaremos sendo hipócritas.

E nada melhor do que vivermos a nossa verdade, com base nos ensinamentos do nosso senhor Jesus Cristo. Nosso papo de hoje é sobre hipocrisia. Afinal, o que será que a Bíblia diz sobre isso?

O que é hipocrisia?

A hipocrisia é o ato de dizer algo e fazer outro completamente diferente. No dicionário, a palavra hipocrisia significa falsidade, dissimulação. É quando se finge os verdadeiros sentimentos em benefício de algo, para ser conveniente, por exemplo.

Todos nós somos passíveis de erros, isso é indiscutível. Porém, viver melhor aquele que é mais fiel a seus princípios e age de acordo com aquilo que de fato acredita.

Portanto, respeite suas virtudes e aja sempre com o seu coração. A partir do momento que você toma alguma atitude que seja diferente das suas ideias, você está agindo com hipocrisia.

Não adianta tentar parecer algo que você não é apenas para agradar aos outros. Deus conhece o coração de cada um e sabe exatamente quando alguém está sendo hipócrita.

O que a Bíblia nos diz sobre a hipocrisia?

Na Bíblia, o entendimento da palavra hipocrisia é ainda mais profundo. Ela aparece no livro como o termo grego para ator, ou seja, alguém que se escode atrás de uma máscara para fingir algo que não é.

Para a bíblia, ser hipócrita é agir como um pecador, um falso, um mentiroso. Quem segue os ensinamentos de Jesus Cristo, sabe que a palavra de um cristão é algo sagrado, valioso.

Ou seja, se você se compromete com algo, por exemplo, se diz que irá fazer alguma coisa, seja em benefício da igreja ou do bem comum, deve honrar a sua palavra e agir, fazendo exatamente o que foi dito e prometido.

Aquele que é hipócrita, de acordo com a bíblia, vive na mentira e no engano. Ele se diz cristão, mas age com os ideais mundanos.

Os fariseus foram condenados por Jesus por serem hipócritas. Aparentemente, os fariseus eram pessoas que se demonstravam sábias, espiritualizadas e de bom coração. Embora, dentro de seus corações, não eram os ensinamentos de Deus que carregavam. Jesus os notou como vazios, pois haviam criado regras sem qualquer sentido e na verdade agiam de forma contrária as leis de Deus.

Se conheces a verdade, obedeça

Em João 8:32 temos o seguinte ensinamento: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Quem se diz cristão, deve seguir os ensinamentos de Jesus e orientar a todos os irmãos a fazer o mesmo. Somente a verdade liberta, portanto, aquele que a conhece, deve se guiar por ela e estará livre de toda e qualquer hipocrisia.

É sempre importante, para uma melhor compreensão dos ensinamentos bíblicos, a gente buscar identificar as ações e nossos comportamentos no dia-a-dia. Afinal, a vida ensina e aquele que vigia, tem maior capacidade de observar seus próprios erros e acertos.

Por exemplo, se você frequenta a igreja, deve observar o comportamento de irmãos que apontam os erros dos demais, porém, ignoram os seus próprios. Veja, não se engane, os falsos profetas também caminham nos ambientes sagrados.

Afinal, quantos episódios já vimos na mídia de pastores e líderes evangélicos que foram pegos sendo hipócritas?! Eles sobem ao púlpito, declamam palavras bonitas e falam sobre os ensinamentos bíblicos, porém, agem de forma contrária em sua vida pessoal.

Esses estão com suas vidas marcadas e na hora certa serão punidos. Portanto, o mais importante é você mesmo identificar seus atos falhos e corrigi-los.

Um túmulo enfeitado

De acordo com Jesus, a hipocrisia é como um túmulo enfeitado. Esse ensinamento nos abre os olhos sobre uma questão importante e muito presente nos dias de hoje, o viver de aparência.

Sabe aquela pessoa que por fora parece formosa, elegante e sincera? Mas quando você passa a conviver um pouco mais, nota que por dentro ela está apodrecida, cheia de ossos, de chorume…

Ela mente, difama, julga e muda suas atitudes de acordo com o que lhe convém. Esse é o tipo de pessoa mais hipócrita que existe e caso você conheça alguém assim, por favor, apenas se afaste.

Há um termo mais novo para esse tipo de gente, são as pessoas tóxicas. Como o nome já sugere, ela nos envenena com seus comportamentos abusivos e mentirosos.

Não há como conviver com pessoas assim e o melhor remédio é o afastamento. Não se engane com um túmulo enfeitado, pois por dentro há podridão.

Seja autêntico

A Bíblia é muito clara ao se posicionar sobre a hipocrisia. Todos aqueles que agem na vida com falsidade serão retirados do reino de Deus. O único caminho que leva ao pai é a verdade.

Quem é hipócrita nem sempre vai querer enxergar os seus próprios erros e continuará sempre apontando o dedo. Apenas ore para que essa pessoa possa ter auto crítica e melhorar como pessoa, e se afaste.

A sua única missão e compromisso é com você mesmo. Procure ser autêntico, ouvindo o seu coração e agindo sempre de acordo com seus princípios e valores de Cristo.

Tudo está escrito, tudo está na Bíblia e quem a estuda e segue de coração aberto, permitindo que o Espírito Santo alcance, jamais será um hipócrita.

Versículos sobre hipocrisia

Mateus 15:7-9 – “Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram’; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”.

Mateus 7:15 – “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”.

Agora que você já sabe o que a Bíblia diz sobre a hipocrisia, cuide de si mesmo e de seus pensamentos. Procure sempre agir pelo certo e pelas coisas que você acredita! Saiba também o que a Bíblia nos diz a respeito da Sabedoria.

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Que o Espírito Santo me desvie de toda hipocrisia e dos hipócritas para q eu ñ venha me contaminar…🙏

Deixe seu comentário: