Tudo me é lícito mas nem tudo me convém : o que a bíblia quis dizer sobre isso?

Todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas elas nos convêm. Mas, então, como compreender o que devemos ou não fazer? Confira a resposta neste artigo.

Há dezenas de coisas nessa vida que são permitidas para um cristão. Na verdade, muitas das coisas que vemos como “erradas” sequer são citadas na Bíblia, afinal, eram outros tempos. No entanto, muitas vezes atividades relativamente saudáveis podem não ser benéficas para a nossa saúde emocional e espiritual.

Assistir televisão, por exemplo, jogar videogame ou até mesmo sair com os amigos podem parecer tarefas inofensivas, mas que, se feitas constantemente, podem fazer com que você negligencie a leitura da Palavra ou perca seu momento diário de oração. Já pensou nisso? Logo, tais coisas não são proibidas, mas nem sempre devem ser feitas.

Parece confuso? Bem, fique tranquilo! Hoje, vamos dar uma boa analisada no que diz essa famosa carta de Paulo aos Coríntios, analisando todo o seu significado e como devemos aplicá-la no nosso dia a dia, de modo que agrade a Deus.

Tudo me é lícito. Então, posso fazer tudo o que eu quiser?

Vamos com calma! Antes de mais nada, precisamos analisar essa famosa (e muitas vezes interpretada de modo errado) passagem:

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”

1 Coríntios 10:23

Primeiramente, devemos entender aquilo que Paulo “não” está dizendo nesse versículo. Ou seja, ele “não” está dizendo que você pode andar por aí pecando, e que está tudo bem com isso. Sabemos disso porque ele faz uma lista, no próprio livro de Coríntios, com vários pecados dos quais, se não nos arrependermos, podem nos impedir de “herdar o reino de Deus”:

“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”

1 Coríntios 6:10

Aliás, vale lembrar que dois versículos depois, encontramos as mesmas palavras escritas em 1 Coríntios 10:23. Linha por linha. Ou seja, precisamos focar no que nos é dito ali.

Mas, então, voltando ao assunto principal, o que são “todas as coisas” as quais Paulo está se referindo? Bom, ele está se referindo a ações que, por si mesmas, seriam corretas, mas se feitas em certas situações, não seriam espiritualmente “lucrativas”. Na verdade, tais ações podem até tentar outro cristão a pecar. Assim, estaríamos prejudicando um irmão em Cristo.

Cuide de seu irmão em Cristo

Paulo chama as ações descritas em Coríntios de “liberdades”, ou seja, são coisas tidas como lícitas:

“Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.”

1 Coríntios 8:9

Mas, ao mesmo tempo, Paulo diz que ele (e que todos nós, cristãos) devemos pensar muito além, meditando sobre se alguma ação é correta por si só. Devemos também pensar na influência ou impacto que fazer essas coisas terá sobre outras pessoas, devido às suas crenças e fraquezas pessoais.

Se fizermos tais coisas sem levar em conta essas pessoas, nossas ações não serão “lucrativas”.

O poder das nossas ações sobre nós

De volta a 1 Coríntios 6:12 (e 10:23), algumas ações podem ser boas por si sós, mas se elas possuem “domínio” sobre nós, então é melhor não as fazer. Por exemplo, jogar videogames, no geral, é algo normal. Não há problema nisso.

No entanto, se permitimos que os videogames nos “dominem”, então não é algo “lucrativo” jogá-los. Mais especificamente, se negligenciarmos nossas responsabilidades com nossa família porque só queremos jogar videogame o tempo todo, então é melhor não os jogar. Novamente, como Paulo disse, “todas as coisas me são lícitas, mas de nada me deixarei dominar”.

Paulo também argumenta que não há problema em cristãos comerem carne que foi sacrificada aos ídolos; esta era uma “liberdade” que os cristãos podiam desfrutar. No entanto, ele descreve uma situação em que não seria “lucrativo” ou “edificante” para um cristão exercer essa liberdade.

Se um não-cristão convidasse um cristão para uma refeição, mas depois dissesse para o cristão que determinada carne na mesa de jantar havia sido sacrificada a um ídolo, então – por causa do não-cristão — o cristão não deve comer essa carne. Por quê? Porque o não-cristão pensaria que o cristão era um hipócrita se o fizesse:

“Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.”

1 Coríntios 8:7 ao 13

Ou seja, resumidamente, “todas as coisas são lícitas para mim, mas nem todas as coisas são proveitosas” significa, simplesmente que “de todas as coisas que são lícitas para um cristão fazer, ainda podem haver situações em que não seria espiritualmente proveitoso fazê-las.”

Peça entendimento para Deus

Se você não tem certeza se as coisas que costuma fazer são realmente convenientes, tire um tempo hoje para pensar sobre o assunto. Pense cuidadosamente sobre o que você está fazendo e como está gastando seu tempo. Tente apontar as áreas nas quais você se tornou escravo de seus próprios desejos.

À medida que crescemos espiritualmente, não queremos mais ser escravos do pecado. Conforme amadurecemos, reconhecemos que Jesus Cristo deve ser nosso único Mestre. Então, procuraremos agradar ao Senhor em tudo o que fizermos. Amém?

Venha conhecer nosso blog e ler mais conteúdos como esse. Aproveite também e acesse as nossas redes sociais, nos seguindo em todas elas.

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Leia mais…

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: