Todo e qualquer ser humano vivencia a eterna dualidade da vida: tristeza e felicidade. Antes de encontrar Jesus Cristo, Madalena vivia uma vida triste de pecados e amargura. Ao segui-lo, ela encontrou um sentido de vida, uma real motivação, mostrando que quando existe fé, não há limites.
Ela foi uma das mulheres curadas pelo Senhor Jesus Cristo, e também foi a primeira a vê-lo após sua ressurreição.
Na Bíblia ela aparece como “Maria, chamada Madalena”, e provavelmente essa denominação seja em referência ao que sabemos até então ser, seu local de origem, a aldeia de Magdala na Galileia.
O que se sabe sobre Maria Madalena?
O nome Madalena, na verdade é um apelido e quer dizer “aquela que veio de Magdala”. Era uma cidade importante para a época, com muitas indústrias e lá também se vendia um tipo de lã muito boa, de acordo com relatos históricos.
Também é relatado em Lucas 8:2; cf. Marcos 16:9, que Maria Madalena era uma das mulheres curadas de possessão demoníaca por Jesus e o evangelista Lucas afirma que dela “saíram sete demônios”.
Para alguns estudiosos, “sete demônios”, tanto pode ser considerado possessão demoníaca como algum tipo grave de doença que ela tinha em seu corpo. Porém, o fato é que Madalena foi curada por Jesus.
Maria Madalena foi prostituta e adúltera?
Em nenhuma parte da bíblia há relatos sobre Maria Madalena ser uma prostituta. Essa interpretação popular, adveio do Evangelho de Lucas, capítulo 7, no qual ele fala de uma mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus com especiarias que estavam num vaso de alabastro.
Também é comum pensarem que Maria Madalena era uma mulher adúltera. Devido a uma interpretação da passagem do Evangelho de João 8:1-11, da qual fala sobre uma mulher que foi flagrada em adultério, e foi levada pelos escribas e os fariseus até a presença de Jesus.
Porém, a identidade dessa mulher não foi revelada, e não existe indício que aponte para Maria ser essa mulher.
Existem também, uma fama da aldeia de Magdala, como um lugar imoral e corrupto, talvez por isso muitas pessoas tenham presumido que Madalena seria prostituta ou adúltera, já que ela era dessa cidade.
O que se sabe, com certeza, de acordo com todos os escritos deixados, é que ela foi curada por Jesus, e após isso, o seguiu fervorosamente.
Madalena é exemplo de devoção e esperança
Por fim, o que podemos dizer sobre essa mulher, é que ela amou a Cristo como seu único e verdadeiro Senhor, com uma devoção sincera, ela esteve presente durante a crucificação Dele.
Sendo um exemplo para além de seu tempo, a ela foi dada a oportunidade de ser a primeira pessoa a testemunhar Jesus ressurreto e proclamar que Ele estava vivo.
Em nossa atual realidade, Maria Madalena, nos oferta força, esperança e fé, em tempos tão difíceis como os que estamos vivendo, para lutarmos contra nossos demônios, pecados e momentos difíceis da vida.
Conheça também outras mulheres inspiradoras da bíblia em nosso site!
Siga-nos nas redes sociais.
Deixe seu comentário: