Matheus 6:22 – Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz

Jesus nos ensina algo que está transcrito em Mateus 6:22: "Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz". Mas afinal, sobre o que se refere esse versículo?

matheus - Matheus 6:22 – Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz
Matheus 6:22 – Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz

O Sermão da Montanha representa um momento muito especial entre Jesus, seus discípulos e o povo, onde o Senhor ensina coisas valiosas e essenciais para um caminhar cristão. Durante esses ensinamentos, em uma de suas falas, Jesus nos ensina algo que está transcrito em Mateus 6:22: “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz”. Mas afinal, sobre o que se refere esse versículo?

Algumas pessoas têm dificuldades em entender essa colocação de Jesus e fazer a interpretação correta, até porque, ela parece um pouco descontextualizada com relação aos versículos anteriores e também posteriores.

Mas como sabemos, tudo o que Jesus disse e ensinou faz completo sentido e são verdadeiras lições para nós também nos dias de hoje. Nada do que há na bíblia é perdido ou em vão e nós precisamos ter muito discernimento para absorver cada ensinamento que o Senhor deixou durante sua passagem na terra.

Os olhos bons enxergam a bondade

A frase em questão dita por Jesus, apesar de parecer um tanto quanto enigmática, tem relação com algo muito simples: o fato de enxergar a bondade e ter isso se refletindo em nosso ser.

A maneira como enxergamos a nós mesmos, aos nossos semelhantes, a vida e principalmente a Deus, tem total relação com a forma como nosso corpo se apresenta externa e internamente.

Aquele que enxerga com bons olhos, ou seja, com os olhos da fé, da bondade e do amor, conquista para si e para o seu corpo físico saúde e boas sensações. Da mesma forma, uma pessoa que tem olhos bons, terá um corpo cheio de luz, a qual irá refletir o todo o bem de Deus às outras pessoas.

Tudo isso interfere na forma como vivemos nossa vida, cultivamos nossos relacionamentos e nos apresentamos diante de Deus.

Ter bons olhos significa ainda nutrir bons pensamentos. Ou seja, um filho de Deus nessas condições, terá sempre a fé e a esperança como base de sua existência e uma visão muito mais otimista sobre a vida. 

Essa realidade permite que consigamos lutar com muito mais vontade e determinação pelos nossos sonhos porque temos a plena convicção de que eles irão se realizar.

Os olhos maus enchem o corpo de trevas

O assunto abordado por Jesus neste trecho do sermão não para por aqui, mas segue adiante no versículo seguinte onde Ele afirma: “Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mateus 6:22

Infelizmente, algumas pessoas têm uma visão de mundo e de espiritualidade muito negativa e errada, e isso acarreta um grande mal para o próprio indivíduo. Ter os olhos maus significa enxergar com maldade e não ter a visão voltada para Deus. Isso resulta em um corpo cheio de trevas e um coração amargo.

Pessoas nessas condições são infelizes e não são capazes de fazer bem nem a si, que dirá ao seu próximo.

Os olhos maus só conseguem enxergar através da mágoa, do rancor, da inveja, do desprezo e da incredulidade.

Deus nos leva a ter olhos bons 

Quando conhecemos a Deus e ao seu amor de forma plena, naturalmente passamos a enxergar o mundo, as pessoas e ao próprio Deus de uma maneira pura, amorosa e limpa. Isso é algo tão bom e especial que faz bem não apenas para nós mesmos, mas às pessoas que convivem conosco ou simplesmente passam por nossa vida. 

Nossos olhos são uma das coisas mais preciosas que Deus pôde nos oferecer e não estamos falando de olhos físicos. Muitas pessoas não têm visão física e ainda assim conseguem enxergar de uma forma positiva.

Os olhos a que o texto bíblico se refere, são os olhos da alma e do coração. Esses sim precisam enxergar com clareza e ver o bem, o bom e o belo.

Gostou deste texto sobre Matheus 6:22? Então acompanhe outros artigos de fé e edificação em nosso blog e deixe Deus abençoar sua vida. Acesse também nossas redes sociais e confira nossas postagens diárias.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

3 Comentários:

  • Amem alleluia amem sinhor Jesus Christ peco que ouve ESTAS pidido amem alleluia sinhor Jesus Christ qué acaba com esta doenca panomeia porque so sinhor Jesus que tem forca poder amem alleluia sinhor Jesus de me saude Paz alegria amem e para meus filhos irmao Amigo familias e livrai me tudo Mal amem sinhor Jesus de paz saude todos aqueles pesoas qué entao contra MIM amem to amo Jesus amem

  • Glória a vós Senhor Jesus Cristo 🙌 Amém 🤚🙏🏻

  • Deus seja louvado

Deixe seu comentário: