A força da Fé – Mateus 17:20

A passagem "Mateus 17:20" é importante, pois ensina que a fé pode ajudar a superar obstáculos e alcançar objetivos. A fé precisa ser cultivada e testada, e pode levar a uma vida plena e feliz. Vamos explorar suas implicações para a vida.

forca fe - A força da Fé - Mateus 17:20
A força da Fé – Mateus 17:20

Qual o tamanho da sua fé? Essa pode parecer uma pergunta absurda, mas convidamos você a refletir um pouco sobre ela. Aliás, você já pediu a Deus para aumentar a sua fé hoje? Ter fé é uma das mais poderosas fontes de força e alegria que podemos ter na vida. 

Hoje vamos refletir sobre o trecho do Evangelho narrado por Mateus, no capítulo 17, versículos de 14 a 20. Aqui, conhecemos a história de um pai que traz seu filho possesso para ser curado pelos discípulos de Jesus. No entanto, os discípulos não conseguem curá-lo e Jesus, então, diz que a cura só é possível pela fé. 

A partir dessa história, podemos perceber a importância e a força fé em nossas vidas. Assim como os discípulos precisavam da fé para curar o menino, também precisamos dela para superar os obstáculos que surgem em nosso caminho. 

Portanto, convidamos você a continuar conosco e refletir um pouco mais sobre esse trecho. Vamos juntos entender a força extraordinária da fé e pedir a Deus que a aumente em nós. Apenas assim seremos capazes de enfrentar os desafios da vida com coragem e determinação. 

A fé é provada

Diante das tribulações da vida, podemos nos revoltar e questionar a Deus: “por quê?”. Qual o porquê de tanto mal no mundo? Por que somos acometidos por doenças, por perdas e por tantos outros males? 

Talvez, você também já tenha se perguntado: “eu faço tudo o que Deus pede, sigo aos mandamentos, tenho vida de oração, leio e medito a Palavra de Deus. Por que coisas más acontecem comigo?” 

Paulo, em sua carta aos Romanos, inicia o capítulo 5 dizendo: “justificados, pois, pela fé, temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. 

O apóstolo une dois pontos importantíssimos e que se complementam entre si: a  e a PAZ. Mas, como manter a paz diante do sofrimento? Paulo ainda continua: “por ele (Jesus Cristo) é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes”. 

A graça à qual o apóstolo se refere é justamente a fé. É a força da fé que faz com que permaneçamos firmes e é esta firmeza que nos garante a paz. 

Somente pela fé podemos afirmar “nos gloriamos até nas tribulações” (Romanos 5, 3), afinal, “a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana” (Romanos 5, 3-5). 

Pela força da fé conseguimos ter esperança e a esperança é o que faz com que nos mantenhamos em paz mesmo diante das adversidades, pois do fundo de nossa alma ecoa o grito: “esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5, 4). 

Foi a fé no poder de Jesus Cristo que fez com que aquele pai do relato de Mateus tivesse esperança. A fé e a esperança o levaram a pedir o auxílio dos discípulos. A fé e a esperança lhe deram forças para que ele não desistisse, mesmo diante do aparente fracasso, e continuasse implorando ao Senhor pelo menino. 

Apesar de não ter dito, o gesto de Jesus faz com que tenhamos uma certeza: foi a força da fé daquele homem que salvou o seu filho! 

Por que nós não pudemos expulsar este demônio?

Como acompanhamos no Evangelho, o pai do garoto primeiro recorre aos discípulos de Jesus. Neste ponto de sua caminhada, Jesus já era bastante conhecido, o que fazia com que Ele tivesse dificuldade para atender a todos. Por isso mesmo, Ele deu poder e autoridade aos Doze para que impusessem as mãos sobre as pessoas e pedissem por sua cura e libertação. 

No entanto, mesmo rezando os discípulos não conseguiram libertar o menino. Frustrados, perguntam ao Mestre: “Por que nós não pudemos expulsar este demônio?” (Mateus 17, 19). A resposta de Jesus é curta e simples: “por causa de vossa falta de fé” (Mateus 17, 20). 

Precisamos nos deter por alguns instantes nestas palavras de Jesus: a falta de fé. A fé está cada vez mais ausente no nosso mundo e pior, isso também está acontecendo no meio dos cristãos. 

Quantos já se afastaram de Deus porque Ele não correspondeu a seus desejos e vontades? Quantos já culparam a Deus por seus aparentes fracassos? Quantos não pararam na morte da cruz e se esqueceram da Páscoa da ressurreição? 

Para nós, pobres homens e mulheres feitos de carne e sangue, é impossível nos mantermos firmes diante da dor extrema. Mas, é neste momento que pela força da fé devemos nos agarrar a Deus e termos a certeza de que, embora não seja como desejamos, a vitória de Cristo virá! 

E como é possível sermos assim? Jesus mesmo dá a resposta: pelo JEJUM e pela ORAÇÃO. O jejum nos afasta de nossos impulsos mais humanos e a oração nos aproxima de Deus. Este é o caminho! 

Se tiverdes fé

Mateus encerra esta passagem com uma exortação de Jesus: “se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá, e ela irá” (Mateus 17, 20). 

Provavelmente, você já ouviu falar que a semente de mostarda é uma das menores que existem. Ela mede apenas alguns poucos milímetros. Mas, é justamente a esta pequenina semente que Jesus compara a nossa fé. 

Se o Senhor medisse agora a sua fé, qual seria o tamanho dela? Será que chegaria ao tamanho de uma semente de mostarda? Pois bem, se assim for, você poderá olhar para uma montanha, mandar que ela se mova e ela obedecerá. 

Mas, o que significa mover montanhas

Certamente, Jesus não está nos incentivando a fazermos testes com Deus e a sairmos por aí movendo as montanhas de lugar. 

A montanha é o símbolo daquilo que é difícil, grandioso e por vezes, assustador. As montanhas que hoje podemos ver se formaram a séculos, mas ainda permanecem lá, estagnadas. 

Qual é a montanha que se apresenta hoje em seu caminho? Qual o tamanho, a idade, o perigo dela? 

Seja qual for a sua resposta, saiba que a fé pode superá-la! 

Vem em socorro à minha falta de fé

Esta mesma passagem que refletimos no Evangelho de Mateus é narrada por Marcos, no capítulo 9, versículos de 17 a 29. 

Lá, encontramos um diálogo mais profundo entre Jesus e o pai do menino. O pai diz: “Se tu, porém, podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós” (Marcos 9, 22). 

Jesus parece ficar decepcionado com essa fala: “se podes alguma coisa… Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9, 23). 

O pai imediatamente responde: “Eu creio, mas vem em socorro à minha falta de fé” (Marcos 9, 24). 

E o milagre aconteceu! 

Que essa também seja a nossa resposta: Senhor, eu creio, mas vem em socorro à minha falta de fé

Que pela oração, jejum e meditação da Palavra de Deus possamos chegar cada dia mais perto de nosso Senhor e ter aumentada em nós a fé de que tanto precisamos. 

Para ajudar a tantos irmãos neste processo, nós publicamos periodicamente mensagens de fé e esperança, para que a partir da Palavra de Deus, possamos crescer espiritualmente. Acompanhe os outros artigos em nossa página e compartilhe conosco como tem sido a sua experiência de aproximação desse Deus tão maravilhoso!

Recomendo para você:

Jesus te ama muito!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Assim Seja 🙌 Amém 🙏🏻

Deixe seu comentário: