Saiba como você deve se preparar para a páscoa

Você está preparado para viver a festa mais importante do cristianismo? Confira algumas dicas de como você pode se preparar para abandonar o homem velho e ressurgir para uma vida nova com Cristo na Páscoa!

preparese - Saiba como você deve se preparar para a páscoa
Saiba como você deve se preparar para a páscoa

A Páscoa é a festa mais importante para o cristão. Nela, celebramos o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo venceu a morte e, ressurgindo exultante e glorioso do sepulcro, deu-nos uma vida nova e a possibilidade de estarmos com Ele em seu Reino Celeste. 

A Páscoa deve ser celebrada com o grande propósito de mudarmos de vida e nos aproximarmos de Deus. Para tanto, precisamos nos preparar para vivê-la com toda a dignidade. 

Olhe para dentro de você e se pergunte: “eu estou pronto para celebrar a Páscoa de Jesus?” Continue conosco e veja algumas dicas de como podemos nos preparar melhor para a grande festa de nosso Mestre!

Uma ida ao deserto

Desde os tempos antigos, o deserto é considerado um lugar de encontro com Deus: foi no deserto que a fé de Abraão foi colocada a prova, quando ele não negou oferecer seu filho único em sacrifício ao Senhor (Genesis 22,1-19); foi pelo deserto que Moisés conduziu o povo de Deus durante 40 anos rumo à Terra Prometida; e foi para o deserto que Elias se dirigiu depois de enfrentar os profetas de Baal (1 Reis, 19).

Da mesma forma, foi para o deserto que o Espírito Santo conduziu Jesus logo após o seu batismo, onde Ele foi tentado pelo diabo (Mateus 4, 1). Aliás, a Palavra de Deus ainda nos fala de diversos outros momentos em que Jesus se retirou para o deserto para orar.

Por que todos estes homens foram ao deserto? Afinal, o que se encontra do deserto além do extremo calor do dia e o frio congelante da noite? O que há no deserto além de fome, sede e toda a espécie de necessidades?

Se conseguirmos olhar o deserto com o mesmo olhar dos homens e mulheres da Bíblia que para lá foram conduzidos pelo Espírito Santo, entenderemos o que precisamos fazer para nos prepararmos para a Páscoa. 

O deserto aqui é uma linguagem metafórica. Claro que não precisamos ir fisicamente ao deserto para nos encontrarmos com Deus, mas precisamos entender o que significa “estar com Ele no deserto” para que também nós desejemos ir até este lugar de silêncio, sofrimento e solidão. 

Estar com Deus no deserto

Silêncio, sofrimento e solidão são as palavras que mais se tornam presentes no deserto. Assim aconteceu com todos os que foram para lá e assim também deve acontecer conosco neste tempo em que nos preparamos para a Páscoa. 

O Senhor nos faz um convite especial e nos indica um caminho muito propicio: a Quaresma – 40 dias de preparação antes da Páscoa! 40 dias para nos dedicarmos inteiramente a nos despirmos do homem velho e nos revestirmos da vida nova dada a nós pela ressurreição de Jesus. 

Neste tempo, somos chamados a exercitarmos 3 obras, que também o Senhor Jesus viveu nos 40 dias em que esteve no deserto: o jejum, a esmola e a oração.

Jejum: um caminho para nos livrar dos vícios da carne

Infelizmente, nós somos muito apegados à carne. Podemos perceber isso em diversas situações de nossas vidas, sejam elas grandes ou pequenas. 

Somos apegados à comida, à bebida, ao sexo e diversos outros prazeres mundanos. Estes prazeres, em si, não são bons ou maus, mas podem nos escravizar caso não saibamos controlar em nós esses desejos. 

No “deserto quaresmal” somos convidados a, assim como Jesus, fazermos jejum e penitência, privando-nos temporariamente desses prazeres, de modo que nos tornemos mais livres para o Senhor. 

A necessidade do jejum e da penitência ficou muito clara na própria tentação de Jesus. Após os 40 dias em que esteve no deserto, Nosso Senhor sentiu fome e, conhecendo a fraqueza humana, o tentador lhe disse: “se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães” (Mateus 4, 3).

Comer é uma das necessidades mais básicas do ser humano e, podemos pensar que seria justo que Jesus se alimentasse depois de tanto tempo jejuando. 

No entanto, Ele dá uma resposta diferente ao maligno: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4, 4).

Este deve ser o pensamento a nos conduzir durante a Quaresma: não vivemos apenas de pão. O pão aqui pode ser entendido como diversos alimentos: carne, doces, refrigerantes… O Senhor inspirará no seu coração ao que sua carne deve renunciar para que você possa se purificar para viver a sua Páscoa. 

Esmola: um caminho para nos livrar do apego ao dinheiro

Poucas coisas fazem tantas almas se perderem quanto o dinheiro. Quanto mal não existe no mundo pela busca desenfreada por riquezas! Quanto mal nós fazemos a nós mesmos e aos outros em busca de dinheiro!

O dinheiro está diretamente relacionado ao poder e, durante a Quaresma, o exercício da esmola nos ajuda a colocarmos cada coisa em seu lugar, afinal, o próprio Jesus nos alertou: “vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus 6, 24).

O demônio também tentou Nosso Senhor com riquezas: “dar-te-ei tudo isso se, prostrando-se diante de mim, me adorares” (Mateus 4, 9).

Será que nós daríamos a ele a mesma resposta de Jesus: “Para trás Satanás, pois está escrito: adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás”? (Mateus 4, 10).

Oração: um caminho nos aproximar de Deus

Por fim, o deserto só trará proveito às nossas almas se as obras quaresmais forem acompanhadas da oração. 

Sem oração, nosso jejum será simplesmente uma dieta e nossa esmola, uma simples obra de filantropia. 

A oração nos eleva e nos aproxima de Deus. Somente com a oração seremos capazes de vencer as tentações do deserto e chegarmos jubilosos à Páscoa

Antes de se entregar na cruz, Jesus foi para o Monte das Oliveiras rezar (Mateus 26, 26-46). Isso nos traz um ensinamento grandioso: se Ele, sendo o Senhor de todas as coisas, necessitou de oração para enfrentar o calvário e a cruz, quanto mais nós necessitamos nos entregar através da oração.

Aproveite esses 40 dias para estar a sós com Deus e meditar sua Palavra! Que tal escolher um dos livros da Bíblia para acompanhar suas reflexões durante esse tempo? Se inscreva no nosso site e receba diariamente mensagens de fé baseadas nas Sagradas Escrituras.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a chegar à Páscoa com o coração e alma mais livres. Aproveite e confira outras dicas como estas em nosso site. Boa Quaresma!

Recomendado para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: