Quem foi Sara na bíblia?

Você já ouviu falar sobre a mulher de Abraão, Sara? Mas, afinal, o que a Bíblia pode nos dizer sobre ela? Vamos descobrir mais neste artigo especial.

Você sabe qual foi a primeira mulher citada na Bíblia? Bem, se você já leu a Palavra de Deus por completo, é provável que responda “Eva”. E sim, você está certo. Mas, e se eu lhe perguntar sobre a primeira mulher com uma história profunda e ensinamentos que passam além do tempo? Você saberia mencionar um nome?

Bem, estamos falando de Sara. A esposa de Abraão, como também é conhecida, desempenha um papel extremamente importante na história do cristianismo, embora inicialmente tenha duvidado dos planos do Pai para ela.

Então, que tal tirarmos alguns minutos no dia de hoje para falarmos sobre quem foi Sara na Bíblia? se você gostou da ideia, é só permanecer com a gente até o final deste conteúdo incrível.

O que você precisa saber sobre Sara

Antes de tudo, vamos falar sobre algo simples, mas com muito significado. Sara é um nome feminino de origem hebraica (Sarai) que quer dizer “princesa”.

Filha de um homem muito rico, a história desta mulher incrível se inicia no livro de Gênesis, capítulo 12. Nesse momento, descobrimos que ela era a esposa do patriarca da humanidade, ninguém menos que Abraão. Logo de cara lemos que o casal havia deixado tudo para trás, o que inclui família, posição e riquezas.

Isso porque, Deus havia feito uma promessa a Abraão, o que pedia que eles o obedecessem e ouvissem Sua voz.

Certo, então, vamos recapitular as primeiras informações que podemos ler em Gênesis 12 sobre quem foi Sara na Bíblia:

  • Ela veio de uma família rica;
  • Era extremamente formosa;
  • Era recém-casada com Abraão.

Apesar destes pontos, seu status ou beleza não eram a coisa mais importante sobre Sara. O motivo? Deus tinha coisas maiores preparadas para ela.

Pelo que Sara ficou conhecida?

A Bíblia nos diz que Sara era conhecida por diversos pontos de sua personalidade: ela era confiante, impaciente e, principalmente, forte. Lembre-se que ela, de forma voluntária, deixou sua rica família para seguir com seu esposo para o deserto. Isso prova, principalmente, sua coragem enfrentando o desconhecido.

Um dos momentos mais marcantes desta mulher nas Escrituras está relacionado com a sua paciência. Deus prometeu fazer de Abraão o pai de todas as nações. No entanto, Sara era estéril, ou seja, não podia ter filhos. No alto de sua impaciência, Sara, desesperada, tentou manipular a situação, fazendo com que seu esposo deitasse com sua serva, engravidando-a.

Ou seja, ela se pôs à frente dos planos do Senhor.

Entretanto, sua história não é de sofrimento, pois o Altíssimo cumpriu sua promessa, colocando uma criança no ventre de Sara, que já tinha 90 anos, e abençoando sua descendência. Essa criança, aliás, era Isaque.

Sara era uma mulher forte

Bem, a essa altura você deve estar pensando que Sara era simplesmente uma mulher que não sabia esperar, desesperada e falha. No entanto, vamos pensar por um minuto: qual grande homem ou mulher da Bíblia não errou em algum momento?

Mas, é exatamente por isso que a vida de Sara é tão incrível. Deus mudou sua vida de forma absoluta.

Sara era uma mulher confiante e submissa, principalmente diante do Pai. O Senhor olhou para essa mulher que cria em Seu nome e a resgatou dos egípcios, como podemos ver ao longo do livro de Gênesis. Ele também olhou para a sua raiva e tristeza ao ver sua serva tendo um filho de seu marido e foi fiel para com ela, mesmo que ela mesma não fosse para com ele.

“O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.”

(Gênesis 21: 1 ao 3)

Algumas curiosidades que a Bíblia nos revela sobre Sara

Não podemos falar sobre quem foi Sara na Bíblia sem destacarmos algumas curiosidades sobre a sua história e personalidade:

  • Sara era uma mulher de extrema beleza. Prova disso é que Abraão, quando ambos viajaram até o Egito, pediu para que a esposa mentisse dizendo ser sua irmã, não sua mulher. Isso porque, eles poderiam matá-lo para tomar-lhe a esposa. Essa foi uma situação rara em que Abraão não creu em Deus para guardá-los;
  • Sara também era conhecida por seu senso de humor único, mas muito fora de hora. Quando Deus se aproximou do casal para afirmar que eles teriam um filho, ela riu de maneira histérica, segundo a Palavra. Vale lembrar que ela até mesmo tentou negar sobre seu riso, mas o Senhor sabia o que acontecia em seu interior;
  • 90 anos era a idade que Sara possuía quando deu à luz seu filho com Abraão, Isaque. Não havia nenhuma maneira natural de engravidar nessa idade, muito menos de chegar até o final da gestação. No entanto, isso aconteceu;
  • Lembra que Sara riu quando Deus falou que ela seria mãe mesmo na velhice? Pois Isaque, o nome de seu filho, significa “riso” em hebraico;
  • Sara viveu até a idade de 127 anos, segundo diz a Bíblia.

Sara foi e ainda é um grande exemplo de fé. Embora tenhamos na Bíblia um número pequeno de mulheres citadas por sua devoção ao Senhor, Sara com certeza faz parte dele e está entre as grandes figuras cristãs.

O Pai operou um grande milagre em sua vida, servindo de referência para pessoas do mundo todo que buscam no Senhor uma solução para os problemas que parecem impossíveis de serem resolvidos. Deixando tudo para trás, ela acreditou no Altíssimo e confiou que Ele lhe daria o que ela tanto pedia.

Você gostou deste conteúdo especial? Então, não perca tempo e acesse nosso blog agora mesmo! Por lá você encontrará mais textos de fé e esperança como este.

Aproveite também e nos siga em todas as redes sociais: Facebook, Instagram, e no Youtube!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: