Para os dias de insegurança recorra a Deus

Deus vê todas as nossas inseguranças. Ele conhece nossos medos e ansiedades. Por isso, nos dias ruins, recorra a Ele. Saiba como neste conteúdo especial.

recorra Deus 1 1024x512 - Para os dias de insegurança recorra a Deus
Para os dias de insegurança recorra a Deus

Vivemos em um mundo tão corrido e onde as coisas acontecem de maneira tão rápida, que é cada dia mais comum lidarmos com sentimentos de ansiedade e insegurança. Às vezes, parece até mesmo que esses são sentimentos obrigatórios para qualquer ser humano, de tanto que os experimentamos, não é mesmo?

Os motivos para nos sentirmos assim são os mais variados: nossos empregos (ou a falta de um), problemas na família, um casamento que se encontra à beira do abismo, filhos perdidos no mundo, enfermidades, falta de dinheiro… A lista é realmente enorme.

Felizmente, não estamos sozinhos em meio às tempestades. O Senhor nunca nos abandona ou nos desampara. Por isso, nos dias de insegurança recorra a Deus. Vamos conversar, como irmãos em Cristo, um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue com a gente!

Os dias de Gideão também eram de insegurança

Podemos ver como Deus lida com os dias e os sentimentos de insegurança através da história de Gideão, no livro de Juízes. A época em que se passava essa história foi uma das mais tristes da história de Israel.

O povo era regularmente aterrorizado por invasores estrangeiros e, pior ainda, ignorava constantemente a Deus. Por isso, Deus levantou homens como Gideão, para libertar o seu povo. Gideão, no entanto, era um juiz bastante relutante, como vemos aqui:

“Se o Senhor está conosco, por que tudo isso aconteceu conosco? E onde estão todos os milagres que nossos antepassados nos contaram? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou aos midianitas.” (Juízes 6:13).

“’Mas Senhor’, respondeu Gideão, ‘como posso resgatar Israel? Meu clã é o mais fraco de toda a tribo de Manassés, e eu sou o menor de toda a minha família!” (Juízes 6:15).

Ou seja, Gideão simplesmente não confiou no plano de Deus porque cedeu às suas próprias inseguranças. Ele preferiu ouviu a voz em sua cabeça, não a voz do Pai.

Infelizmente, todos nós temos essas “vozes” em nossa cabeça, que alimentam nossas inseguranças diárias. Isso se torna um grande problema, principalmente quando Deus nos diz que podemos fazer algo e respondemos: “Deus, eu não posso”.

Tenha paz e plenitude em Deus

No entanto, a história de Gideão termina com uma reviravolta bem interessante. Não, ele não superou suas próprias inseguranças. Ele obedeceu a Deus sim, mas fez isso durante a noite, quando ninguém estava olhando. E depois de libertar Israel, ele ainda criou um ídolo que se tornou uma armadilha para sua família. Tudo errado!

Assim, podemos dizer que Gideão não é um exemplo positivo. Ele é um exemplo do que pode acontecer conosco se continuarmos a viver com nossas inseguranças.

Por isso, ao invés de viver com a sua insegurança, você deve receber a paz de Deus. Essa paz é descrita no Antigo Testamento com a palavra “shalom”, que se refere à alegria e à plenitude. Quando você experimenta “shalom”, você está em harmonia com Deus e com o Seu plano para você.

Bem, isso é o que Deus quer para você. Na verdade, Jesus veio trazer a paz de Deus para você em todas as partes de sua vida. Quando Deus nos enche com o seu amor, podemos deixar de lado nossos medos e inseguranças, por maiores que sejam.

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” (1 João 4:18).

Supere a insegurança através da Bíblia

Recorra a Deus e à Sua Palavra quando os dias forem ruins e a insegurança bater à porta. Você pode começar meditando em passagens como:

  1. Filipenses 4:6 ao 9

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo pela oração e súplicas com ação de graças, deixem seus pedidos serem conhecidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver alguma excelência, se houver algo digno de louvor, pensem nessas coisas. O que você aprendeu e recebeu e ouviu e viu em mim – pratique essas coisas, e o Deus da paz estará com você.”

  1. Efésios 6:10-20

“Finalmente, seja forte no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo. Pois não lutamos contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as autoridades, contra os poderes cósmicos sobre as trevas presentes, contra as forças espirituais do mal nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Permanece, pois, cingido com o cinto da verdade e vestido com a couraça da justiça.”

  1. 1 Coríntios 10:13

“Nenhuma tentação lhe sobreveio que não seja comum ao homem. Deus é fiel e não deixará que vocês sejam tentados além da sua capacidade, mas com a tentação ele proverá também o escape, para que vocês a possam suportar.”

  1. Romanos 12:2

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que, experimentando, possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, aceitável e perfeito”.

  1. João 15:7 e 8

“Se você permanecer em mim, e minhas palavras permanecerem em você, peça o que quiser, e será feito para você. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto e assim mostreis ser meus discípulos.”

  1. Gálatas 2:20

“Fui crucificado com Cristo. Não sou mais eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

  1. Filipenses 3:13 e 14

“Irmãos, não considero que o tenha feito meu. Mas uma coisa eu faço: esquecendo o que fica para trás e avançando para o que está à frente, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Por isso, irmãos, fiquem tranquilos. Deixem a ansiedade e a insegurança de lado e olhem para o alvo, que é Cristo. Ele jamais lhe desamparará, acredite de todo o seu coração nesta verdade maior!

Se este conteúdo lhe ajudou, leia mais textos do nosso blog ainda hoje e nos siga nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram!

Leia também:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: