Buscando formas de superar os traumas através de Deus!

Os traumas emocionais podem ter muitas origens, seja numa infância difícil, pela experiência de eventos negativos, como violência contra pessoas próximas ou contra si, traição de pessoas em quem se confiou, perda dos pais, filhos e parceiros de vida, entre muitas outras dores.

buscando - Buscando formas de superar os traumas através de Deus!
Buscando formas de superar os traumas através de Deus!

Os eventos traumáticos podem trazer consequências significativas para uma pessoa, que atingem sua memória, sua energia e vontade de viver, seu senso de identidade, o quanto se sente seguro e a qualidade dos seus relacionamentos e envolvimentos com outras pessoas. 

Os eventos traumáticos na Bíblia

Na Bíblia, há diversos eventos que podem ser considerados traumáticos. O que aconteceu com as pessoas que eram próximas a Jesus depois da sua cruxificação, ressureição e ascensão, por exemplo? Alguns deles continuaram a ser perseguidos e foram presos e condenados. 

Na história de José, temos um jovem que é traído pelos seus irmãos e vendido como escravo, açoitado e levado para uma terra distante e desconhecida, na qual é submetido a trabalho forçado durante anos de sua vida. Em contrapartida, seu pai chora pela sua perda repetina, crente que seu amado filho foi morto por um animal selvagem.

As experiências de trauma podem ser consideradas como universais, pois em todas as épocas, sejam as passadas ou a contemporânea, o ser humano está sujeito a muitas experiências negativas de diversas naturezas. Enquanto algumas envolvem as violências físicas, outras podem ter raiz em situações mais subjetivas e violências emocionais e simbólicas, como humilhações, traição e abandono.

Seja qual forem os traumas e dores, a busca pelo amor e amparo de Deus pode ser um caminho para a cura, a limpeza dos sofrimentos e esperança em momentos obscuros. 

Diversas passagens bíblicas reiteram a verdade central de que o amor de Deus é a força mais poderosa e que nada pode nos separar dela. Assim, ela está sempre disponível, ainda que todas as pessoas virem as costas para nós e que estejamos sozinhos e aflitos. “Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor me acolherá” – Salmos 27:10“(…) nem a morte nem a vida, nem os anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus.” – Romanos 8:38-39“Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” – Mateus 11:28“Eu clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz” -Salmos 55:16-17“O Senhor está perto de todos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” – Salmos 34:18“Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústicas. Pois, quando sou fraco, é que sou forte” – 2º Coríntios 12:10

Neste artigo, você viu como Deus pode ser um caminho para a superação dos traumas e sofrimentos. Agora, que tal se inscrever em nossa Newsletter para receber o nosso conteúdo em primeira mão toda semana?

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

2 Comentários:

  • Alleluia amem sinhor Jesus Christ peco que ouve ESTAS pidido amem sinhor Jesus de me saude Paz alegria amor entre meus filhos amigos meus irmaos todos aqueles qué Tao contra MIM da eles Paz alegria paz saude amen

  • Muito interessante esse artigo 👍

Deixe seu comentário: