O que significa hosana?

O grito de louvor Hosana tem uma simbologia especial para os cristãos, tratando-se de um termo cantado e rezado em adoração a Jesus Cristo.

hosana - O que significa hosana?
O que significa hosana?

Hosana ao Filho de Davi! Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!” (Mateus 21:9). Proveniente tanto do latim quanto do hebraico, Hosana é uma expressão litúrgica, uma oração a Deus, um grito de louvor.

Significa “Salva-nos, te imploramos” ou “te imploro”. Para a comunidade cristã, Hosana é um termo cantado e rezado em adoração a Jesus Cristo, fazendo alusão ao reconhecimento de sua figura como o Messias, o salvador, aquele que libertaria o povo de Jerusalém do pecado e da morte eterna. Ao gritarem Hosana, as pessoas clamavam a Jesus por salvação, o que tornava a saudação um grito de gratidão e esperança.

Muito utilizado nas religiões Judaica e Católica, o termo litúrgico Hosana está presente em diferentes passagens bíblicas, também sendo aplicado em cânticos e rezas.

Hosana pode ser entendido como um grito de louvor e de adoração, dedicado ao messianismo de Jesus Cristo quando da sua entrada em Jerusalém, sendo repetido desde então na Igreja Cristã.

Na cultura judaica, Hosana é ainda um termo litúrgico, aplicado especificamente em referência aos ramos de hosana, levados em procissão na Festa dos Tabernáculos, cujo último dia foi chamado de dia de Hosana, ou Domingo de Ramos, no uso sírio.

Mas, afinal, quais as origens do seu significado e o que ela representa em cada cultura? Conheça um pouco mais sobre a história do termo Hosana:

Significado

A palavra Hosana é originária de três idiomas. Em latim, significa “saudação”, “louvor”, “aclamação”. Em hebraico, o significado mais apropriado para “hoshi’anna” seria “salve-nos”. Já no idioma aramaico, hosana significaria “peço-te a salvação”. Em qualquer interpretação, pode ser entendida como uma expressão de gratidão, submissão e gozo profundo à figura de Jesus.

Trata-se de uma expressão que era gritada pelo povo sofrido de Jerusalém, que a exclamava em saudação a entrada de Jesus na região como rei. Ela era utilizada para externar alegria, em sentido similar à interjeição “viva!”.

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!”

Mateus 21:9

Mesmo que a multidão se referisse a Jesus como o Messias, exclamando “Hosana!” ao testemunhar a sua presença, uma parte desse público não conseguia reconhecer o verdadeiro tipo de Messias que Jesus seria.

A interpretação dos judeus era de que eles estavam esperando um Messias com intenções nacionalistas.

Dessa forma, ao gritarem “Hosana!”, no sentido de “salva agora” ou “salva, por favor”, havia um suplício pela salvação terrena. O entendimento seria de que a figura do Messias representaria a libertação diante da opressão estrangeira de Roma, livrando a população do sofrimento e do domínio daquela época.

Nesse sentido, Hosana significaria um pedido de salvação do povo sofrido de Jerusalém, quando, na realidade, Messias teria ido a Jerusalém não para salvar o seu povo do domínio estrangeiro, mas para salvá-lo do pecado e da morte eterna.

Novo Testamento

Hosana é um vocábulo que aparece no Novo Testamento apenas nas passagens que registram a entrada triunfal de Jesus (Mateus 21:9,15; Marcos 11:9,10; João 12:13).

No Antigo Testamento, a palavra hebraica é encontrada em sua forma imperativa mais longa, precisamente no Salmo 118:25.

Hosana nas alturas

Gritada pelo povo hebreu na chegada aclamada de Jesus à Jerusalém, “Hosana nas alturas!” poderia ter várias interpretações, como: a salvação vem das alturas (do Céu); Deus vem salvar-nos; Glória nas alturas (Lucas 19:38); ou Louvem a Deus nas alturas por sua salvação.

De qualquer forma, pelo modo como foi utilizada no ingresso triunfante de Jesus, Hosana virou uma expressão de louvor a Deus entre a comunidade cristã.

Gratidão a Deus

Salmo de gratidão a Deus por sua salvação, o Salmo 118 era cantado pelos judeus em suas festas religiosas, em alusão à bondade de Deus.

“Bendito Aquele que vem em nome do Senhor”

cf. Salmo 118:26

Foi assim que o significado de Hosana se transformou de um pedido de salvação para uma manifestação de gratidão pela salvação esperada.

Com isso, “o que vem em nome do Senhor” passou a ser entendido como a figura do Messias, o Salvador prometido, aquele responsável pela salvação do povo de Deus.

Cristianismo

Para os cristãos, Hosana é sempre cantada ou rezada como adoração a Jesus, sendo uma marca das celebrações católicas, em que as pessoas cantam “Hosana nas Alturas”. Desse modo, a expressão é encontrada no título de diversas músicas, que são direcionadas para exaltar Deus e Jesus.

Na Igreja Católica e em diferentes manifestações cristãs, a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém é celebrada no dia de Domingo de Ramos, festividade que integra a Semana Santa.

Durante a celebração da festa, as palmas são abençoadas e os trechos da Bíblia sobre a Paixão de Cristo são proferidos no decorrer dos atos.

Tudo é relatado em um dos episódios bíblicos mais marcantes, em que a palavra Hosana é utilizada para registrar a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho diante de uma multidão. Nesse momento, o povo estende as suas vestes e espalha ramos de árvores pelo caminho.

“E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!”

Evangelho de Mateus 21:8-11

O acontecido originou a comemoração do Domingo de Ramos, celebrado anualmente pelos fiéis da Igreja Católica na semana que precede à Páscoa. Nas celebrações, é costume que as pessoas cantem Hosana nas alturas.

Judaísmo

Na cultura judaica, Hosana é mencionada nas sinagogas, especialmente, durante um ciclo de orações, o serviço de Hoshana. Trata-se de um conjunto de salmos, conhecidos como a recitação de Hoshanot.

Os salmos ganham um significado particular quando cantados na Festa dos Tabernáculos ou Sukkot.

Na Páscoa Judaica, Hosana faz referência à libertação do povo judaico da escravidão no Egito e ao início do êxodo para a Terra prometida.

Gostou do conteúdo? Leia mais artigos do nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Gostei muito do significado desta bendita palavra Hosana, aprendi o seu surgimento e a sua utilidade.

Deixe seu comentário: