A Trindade, também conhecida como Santíssima Trindade, é um termo usado para descrever o Deus do cristianismo, que é apenas um, mas formado por três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo também é Deus, mas Deus é apenas um, por isso o cristianismo é monoteísta.
Embora a palavra Trindade não apareça na bíblia, o conceito de que Deus é um mesmo sendo três está presente em inúmeras passagens das escrituras. O termo Trindade vem da palavra latina “trinitas”, que quer dizer “tríade” ou “três que é um”. Foi usado pela primeira vez por Tertuliano no século II d.C. Posteriormente, o termo foi debatido e reafirmado em Concílios.
Como três Deuses podem ser apenas um Deus?
O conceito da Trindade é um tanto quanto complexo para o homem. Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar que Deus não está sujeito a limitações físicas e humanas, como o espaço e o tempo. Para entender o que é a Trindade devemos recorrer às escrituras divinas e nos apoiar no estudo da bíblia.
A bíblia deixa claro que há um só Deus em Efésios 4:6, Romanos 3:30 e diversas outras passagens, como em Isaías 44:6, que diz “além de mim não há Deus”. Portanto, não podemos dizer então que existem três Deuses. Mas se há o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como pode haver apenas um Deus?
Podemos dizer que Deus, único e supremo, é formado por três “pessoas”, “faces” ou “identidades”, todas distintas e cada uma com uma função. As três estão no mesmo patamar, nenhuma está acima da outra, pois elas não são uma parte de Deus e sim o próprio Deus.
Em João 10:30 Jesus diz que Ele e o Pai são um e depois, em 14:9, diz “quem me vê, vê o Pai”. Outra passagem de Jesus deixa claro o que é a Trindade: em Mateus 28:19 Ele diz para batizar os fiéis “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, confirmando que os três são um.
Limitação da compreensão humana
Nós tentamos entender constantemente Deus e seus ensinamentos, por isso, criamos algumas comparações na tentativa de simplificar e entender o que é a Trindade. Uma das analogias mais comuns é com um ovo. Assim como o ovo é composto por casca, clara e gema, Deus é composto por Pai, Filho e Espírito Santo.
Entretanto, essa comparação também é equivocada, já que gema, casca e clara são partes de um ovo, enquanto Pai, Filho e Espírito Santo não são partes de Deus, cada um d’Eles é Deus. Podemos entender a Trindade como uma espécie de mente coletiva de uma mesmo Ser Supremo, único e divino.
A verdade é que Deus é complexo demais para caber em comparações feitas pela mente humana, nossa inteligência é limitada enquanto Deus não. Porém, Ele revelou a verdade através da bíblia e ela nos confirma a existência da Trindade.
Recomendamos essa mensagens para você:
- Tiago 1:5 – Buscando a sabedoria através de Deus!
- Quando vem o orgulho, chega a desgraça – Versículo
- Oração para conseguir emprego e ser abençoado em tempos de crise
- Pecado contra o Espírito Santo: o que isso significa?
- Por Que o Pecado Contra o Espírito Santo é Imperdoável?
Siga-nos no Instagram e veja palavras edificantes para teu coração.
Jesus te ama muito.
5 Comentários:
A paz de Cristo; quero agradecer a Deus por ter colocado você missionário em nossas vidas, nos trazendo esses belíssimos conhecimento que é a palavra de Deus de um forma bem clara para que possamos tira a venda dos olho para poder enxergar, o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo e com ter uma vida de paz e alegria e obediência ao nosso grande Deus. que Deus te ilumine grandemente e sua família.
eu tenho fé
isto daqui e muito bom pra quem tem fé em Deus
Deus agora eu vou ter cara de criança
eu não pedi pra Deus me deixar velho