Como ensinar seus filhos a rezarem?

Ensinar seus filhos a falarem com Deus é algo de extrema importância. Mas, afinal, como fazer isso do jeito certo? Descubra lendo este artigo especial.

filho orando 1024x512 - Como ensinar seus filhos a rezarem?
Como ensinar seus filhos a rezarem?

As crianças possuem uma característica realmente incrível: a de argumentar. Elas querem saber o motivo de terem que ir para a escola, o porquê de precisarem comer legumes e por qual razão não podem comprar todos os brinquedos da loja. Claro, essa argumentação também surge quando é hora de falar com Deus. 

Afinal, onde Ele está? Ele é invisível? Preciso mesmo falar com ele todos os dias, mesmo com sono? Se você tem filhos e já ouviu essas frases, está tudo bem! A mente dos pequenos é cheia de dúvidas que eles precisam expor. Além disso, a oração é um hábito que deve ser ensinado e cultivado diariamente. 

Você quer descobrir como ensinar seus filhos a rezarem de maneira simples? Então, basta continuar conosco por mais alguns minutos e acompanhar este conteúdo incrível. 

Ajude-os a construir o hábito de orar

Um dos melhores jeitos de ensinar seus filhos a rezarem é fazer desta uma atividade diária e com uma rotina estabelecida. Um bom exemplo são as orações antes das refeições ou ainda antes de ir para a cama. 

No começo, mesmo a oração com hora marcada pode ser um pouco entediante ou cansativa para as crianças, mas com o tempo isso passará e elas ficarão felizes de poder falar com o Pai, acredite. A ideia, no entanto, é jamais forçá-las a nada. Isso porque, orar não deve ser visto como uma obrigação, mas como algo prazeroso e divertido. 

Com o passar do tempo, ensine os pequenos a rezarem em outros horários e lugares. Elas precisam compreender que podem falar com o Senhor em qualquer lugar, sempre que sentirem vontade ou necessidade, inclusive na escola, no ônibus ou no banho. 

Deixe que as crianças utilizem um modelo pronto de oração

Tudo bem se os seus filhos não souberem de primeira o que dizer durante uma oração. Por mais simples que possa parecer, falar com Deus pode exigir um pouco de treino. Por isso, você pode começar a implementar a oração com algumas palavras prontas e até mesmo curtas, como: 

“Deus, eu lhe agradeço pela comida, pelas roupas e pelos brinquedos. Agradeço por você estar sempre comigo, com a mamãe e com o papai. Muito obrigada por tudo. Amém.” 

Viu? Simples, fácil e bastante eficiente. 

Com o tempo, as crianças começarão a colocar suas próprias ideias em ação, agradecendo, pedindo e falando sobre coisas que gostam e sentem. Aqui, basta dar tempo aos pequenos. 

Deixe-os livres para orar

Uma boa ideia ao ensinar seus filhos a rezarem é não exigir que eles mantenham uma postura firme e séria todo o tempo. Claro, a oração em si deve ser levada a sério. No entanto, não torne este um momento chato e traumático para os pequenos. 

Muitas vezes, ficar parado pode ser um verdadeiro desafio para as crianças. Logo, é difícil esperar que elas se mantenham quietas e de joelhos todo o tempo. Para que essa agitação não atrapalhe o momento, dê liberdade para que seu filho ou filha adote uma postura diferente e confortável. 

Está tudo bem falar com o Pai sentado, deitado, caminhando ou de qualquer outra maneira, desde que isso seja feito de forma verdadeira e de todo o coração. 

Portanto, no momento de ensinar as crianças, não cobre esse tipo de coisa. Espere até que elas estejam acostumadas e, só então, mostre-as maneiras mais sérias de falar rezar. 

Seja exemplo para os seus filhos

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6) 

Para que os seus filhos queiram orar, eles precisam lhe ver orando. Simples assim. Você já notou que as crianças vivem tentando copiar os hábitos dos adultos? Pois, o mesmo vale para os momentos de conversa com Deus. 

De modo geral, não adianta querer cobrar dos pequenos algo que nem mesmo você, adulto faz. Portanto, além de rezar junto com seu filho, deixe-o também ver você orando em diversos momentos do dia. 

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” (Deuteronômio 6:5-7) 

Mostre aos seus filhos que Deus os ouve

Você deve estar se perguntando “ok, mas como eu faço isso”? Simples: vocês podem criar um diário, anotando absolutamente tudo o que os seus filhos querem e precisam. Pode ser realmente tudo, desde um brinquedo até tirar uma nota alta na escola. 

Aproveite e, ao lado do pedido, anote a data em que ele foi feito. Sempre que Deus responder uma oração, lembre-se de abri-lo junto da criança, para que ela se recorde de quando havia o realizado. 

4 princípios para ensinar seus filhos a rezarem

Quando você decidir que é hora de ensinar seus filhos a rezarem, tenha em mente os seguintes pensamentos: 

  • A oração é uma atitude. Orar constantemente significa que sabemos que Deus nos ouve e está todo o tempo ao nosso lado. Podemos orar sobre tudo, incluindo pessoas que amamos e necessidades pessoais;
  • A oração deve fazer parte de uma rotina. Passar tempo com Deus nos faz pessoas melhores. Ajude seus filhos a criarem momentos pessoais com o Pai não por obrigação, mas por amor e respeito;
  • A oração é a primeira atitude. Ensine aos seus filhos que, sempre que um problema surgir, eles podem simplesmente fecharem os olhos ou falarem com Deus em pensamento;
  • Orar é falar, mas também é ouvir a Deus. Ou seja, orar é dialogar com o Pai. Diga aos seus filhos que eles precisam ter uma comunicação aberta com o Senhor.

Ensinar seus filhos a rezarem pode ser desafiador, mas valerá a pena! 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler mais textos como esse no nosso blog e nos siga em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, e no Youtube).

Leia mais…

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: