Conheça os principais símbolos da páscoa e seus significados

A páscoa chegou mais uma vez, mas muitos cristãos não conhecem seus elementos e não sabem seus significados. Que tal mudar isso?

pascoa simb 1024x514 - Conheça os principais símbolos da páscoa e seus significados
Conheça os principais símbolos da páscoa e seus significados

No período de páscoa, diversos símbolos ganham espaço em diferentes lugares, como em lojas que comercializam chocolates ou, como muitos conhecem, ovos da páscoa. Além disso, configura como um momento especial para muitas pessoas, pois várias delas se reúnem na casa dos familiares para celebrar esse evento, que é tradição em diversos países, como no Brasil.

No país, o Dia da Páscoa é celebrado em 17 de abril, no domingo da paixão. No entanto, a semana santa começa na quinta-feira que antecede o domingo da páscoa. Assim, podemos dizer que a páscoa brasileira vai do dia 14 ao dia 17 de abril. Em outros países, a celebração ocorre em datas diferentes. Na Inglaterra, por exemplo, a páscoa é celebrada entre os dias 09 e 14 de abril.

Por falar em páscoa, você conhece os seus principais símbolos e entender seus significados? Em caso de dúvida, continue a leitura. Neste post, apresentamos todos eles. Veja!

Ovo da páscoa

O ovo da páscoa é um símbolo que tem mais relação com a prática secular em comer chocolate nesta data do que necessariamente com a celebração cristã ou cultura cristã. No entanto, alguns dizem que o ovo da páscoa simboliza uma nova vida e fertilidade.

Se pensar bem, parece mais fazer sentido entender a simbologia desse elemento a partir dessa ótica. Afinal, o ovo representa tanto uma nova vida que chegou ao mundo como também a fertilidade de quem o produz.

Coelho da páscoa

Assim como o elemento anterior, o coelho da páscoa também não apresenta relação com a cultura cristã. Dessa forma, tem mais associação com a cultura popular e os interesses comerciais, que vê o coelho da páscoa como uma mercadoria, mas também como aquele que é responsável por entregar os ovos da páscoa.

Algumas culturas, a exemplo da brasileira, vê o coelho da páscoa como símbolo da fertilidade e da esperança. Afinal, é o coelho o responsável pela entrega dos ovos.

Círio pascal

Ao contrário dos elementos anteriores, o círio pascal faz parte da cultura cristã, sendo uma das tradições observadas pela igreja católica ao celebrar a páscoa. Basicamente, o círio pascal é uma vela que é acesa durante a vigília pascal e simboliza a luz de Jesus, a qual ilumina o mundo em sua escuridão.

Essa prática cultural, vale dizer, é mais antiga do que se pode imaginar. Remonta ao século V, ou seja, época em que as igrejas estavam se consolidando.

É importante destacar que o círio pascal é um elemento utilizado não apenas na páscoa, mas também em outros eventos, como em batismos, por exemplo. Em um batismo, ele simboliza o início da vida.

Colomba pascal

A colomba pascal é um pão doce consumido tradicionalmente na Páscoa, sendo um pouco semelhante ao panetone, iguaria que faz parte da ceia de Natal de muitas famílias.

Ela é assada em forma de pomba, normalmente, que simboliza a paz. Na Páscoa, a colomba pascal simboliza exatamente isso, a paz de Jesus. É entendida não apenas dessa forma, a cultura cristã também enxerga esse elemento como sendo a representação do espírito santo.

Cordeiro

Sem dúvida, o cordeiro é um dos principais símbolos da páscoa. Circula com bastante frequência em diversos ambientes que celebram a páscoa, como nas igrejas, por exemplo.

Vale destacar que o cordeiro é um símbolo que remete tanto às tradições de celebração da páscoa pelos judeus, como também pela cultura cristã. O cordeiro simboliza Jesus Cristo, que se sacrificou para salvar a humanidade dos seus pecados.

A relação entre o cordeiro e Jesus Cristo está presente na própria Bíblia, em João 1:29, veja: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Sinos

O sino também traz um importante significado para a páscoa e, principalmente, para o cristianismo. O sino é a ferramenta utilizada pelos cristãos para anunciar a ressurreição de Jesus Cristo no domingo de páscoa.

Normalmente, no domingo de páscoa, os cristãos se reúnem na igreja e, juntos, tocam o sino, momento em que as pessoas se abraçam e celebram o retorno de Jesus Cristo do mundo dos mortos.

Palmeiras

As palmeiras são um elemento utilizado pelos cristãos para decorar as igrejas na semana da páscoa. Elas foram usadas pelas pessoas em Jerusalém para cobrir as estradas para receber Jesus Cristo, em sinal de respeito a Ele.

Assim, os cristãos a utilizam na decoração da igreja como uma forma de preparar o caminho para que nós possamos receber Jesus Cristo no dia de sua ressurreição.

Peixe

O peixe significa vida e, em grego, é um ideograma da frase “Jesus, Filho de Deus, Salvador”. É um alimento que faz parte da celebração da páscoa e lembra o ritual dos 40 dias de jejum de carne vermelha, que é seguido por muitos cristãos durante a quaresma.

Assim, é bastante comum que durante a semana santa da Páscoa as pessoas deixem de comer carne vermelha em suas refeições diárias para no lugar consumir peixe, como uma forma de respeitar o ritual dos 40 dias de jejum.

Pão e vinho

Assim como o cordeiro, esse é um dos principais símbolos da páscoa. O pão simboliza o corpo de Jesus, enquanto o vinho seu sangue. A ceia é um importante momento ocorrido na páscoa e, normalmente, a igreja realiza o ato considerando o que diz em Lucas 22:19-20:

“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos”, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.”

Geralmente, a ceia é realizada no domingo de páscoa.

Como se pode observar, a páscoa é uma celebração composta por diversos elementos que trazem significados importantes a respeito da data e, principalmente, da cultura cristã.

Quer ler mais conteúdos como este? Então não deixe de assinar nossa newsletter. Assim você ficará por dentro de temas incríveis sobre o universo cristão. Aproveite!

Leia mais…

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: