Como celebrar a quaresma?

A quaresma é um período de aproximação com o nosso Salvador, e conta com diferentes formas de ser celebrada por aqueles que acreditam na palavra de Deus.

quaresma celebrar - Como celebrar a quaresma?
Como celebrar a quaresma?

Entender como celebrar a quaresma é essencial para conseguir passar por esse período do ano de forma correta. Uma data tão especial do calendário cristão não pode passar batido, principalmente pelos fiéis que buscam por formas de se aproximar do Senhor.

E, saiba você, que não existe melhor período para se tornar mais próximo de Deus do que a quaresma. Com grande significado, as datas marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu para salvar a humanidade de todos os seus pecados.

Se você quer entender como celebrar a quaresma, além de outras informações sobre o tema, não deixe de conferir o artigo a seguir!

O que a quaresma representa

Antes de tudo, vamos entender de vez o que é a quaresma e o que ela representa para o povo cristão. De maneira resumida, podemos dizer que ela foi criada pela Igreja Católica, ainda no século IV, para preparar os fiéis para a morte e ressurreição de Cristo.

Apesar disso, o hábito de jejuar antes da Páscoa já era comum entre os cristãos, mesmo antes de ser instaurada pela igreja cristã. Em todo caso, esse período é marcado por sacrifícios, perdão, caridade, e reforço da fé daqueles que creem na palavra.

Durante a quaresma, diversos cristãos buscam por formas de se aproximarem do nosso Salvador. Por isso, fazer sacrifícios, praticar boas ações, entre diversos outros costumes, são tão comuns durante esse período do ano.

O período dura 40 dias, número que, inclusive, é recorrente na Bíblia. Prova disso é que foram 40 dias de dilúvio, 40 dias que Jesus foi tentado no deserto, 40 dias em que Moisés ficou em Sinai, e por isso, a quaresma também deveria ser por igual período.

Principais datas dentro da quaresma

Durante o período de 40 dias que representa a quaresma, algumas datas são mais especiais do que outras. Elas acabam sendo conhecidas pelo público em geral, porém, poucos sabem o seu verdadeiro significado.

Algumas dessas datas, inclusive, fazem com que diversas pessoas tenham um comportamento diferente do habitual. Na quarta-feira de cinzas, por exemplo, alguns indivíduos pintam uma cruz preta na testa, por questão de simbolismo.

No mais, veja abaixo, quais são as principais datas dentro do período da quaresma:

Quarta-feira de cinzas

Primeiro dia da quaresma, a quarta-feira de cinzas é uma das datas mais especiais do período. Nela, algumas pessoas pintam uma cruz preta na testa, para representar a dor sentida por nós por sermos imperfeitos mesmo nascendo de um ser perfeito.

Quinta-feira santa

É a data que representa a refeição da Páscoa, quando Jesus compartilhou a refeição com seus amigos, uma noite antes de ser morto. É um momento de pesar, onde nos lembramos de quando o Salvador se sacrificou para nos salvar.

Sexta-Feira Santa

É a data que representa a morte de Jesus Cristo, que se sacrificou para salvar a humanidade. Aqui, é possível notar o porquê de ser tão comum as pessoas sacrificarem algo nesse período, afinal, o Salvador fez o mesmo por todos nós.

Domingo de Páscoa

Representa o momento de celebrar a ressurreição de Cristo, que se sacrificou por nós, mas voltou para nos dar a salvação. Após o fim da nossa vida terrena, ainda teremos toda a eternidade ao lado do Senhor, se seguirmos os seus ensinamentos.

Como você pode celebrar a quaresma

Apesar das práticas de jejum alimentício terem se popularizado, as formas de celebração da quaresma, não necessariamente, precisam estar ligadas à comida. A ideia aqui é fazer sacrifícios que consigam te aproximar da palavra do nosso grande Salvador.

Ou seja, se a privação de algo já chega a representar um verdadeiro sacrifício para algumas pessoas, essas soluções são válidas. Por isso, além das formas tradicionais de celebração, a seguir, vamos apresentar algumas alternativas modernas para celebrar a quaresma.

Abrindo mão da internet

Para o período em que vivemos atualmente, abrir mão das redes sociais e plataformas como a Netflix e YouTube, são muito mais penosas para algumas pessoas. Por isso, a celebração da quaresma pode ser feita por meio desse tipo de jejum.

Porém, é bom lembrar que esse tipo de privação deve representar, de fato, um sacrifício para você. Essa falta de interação com a internet, no mundo atual, pode ser primordial para te aproximar Dele e te ajudar a conquistar a salvação.

Jejum alimentício

Forma mais comum de celebrar a quaresma, o jejum alimentício também deve ser citado aqui. Porém, é interessante destacar logo que não apoiamos que você fique dias sem se alimentar, afinal, isso não é saudável, e pode desencadear problemas graves.

Contudo, fazer sacrifícios nesse sentido, ainda é válido. Deixar de comer carne durante o período, ou ainda se privar de café ou chocolate são algumas das alternativas possíveis. Não precisa cortar tudo ao mesmo tempo, afinal, isso não é uma boa prática a ser feita. Você pode diminuir aos poucos para aprender a viver sem exageros desses hábitos.

Faça caridade

De nada adianta conhecer a palavra do Senhor, ir à igreja, mas não praticar atos bondosos. O período da quaresma, como dissemos, traz jejuns, promessas, sacrifícios, e é um excelente momento de praticar o bem, para se aproximar do nosso Deus.

Por isso, nesse período, não seja modesto quando estamos falando de boas ações. Faça o bem o máximo que puder, ajude pessoas em situação mais vulnerável, e, dessa forma, consiga se aproximar da salvação do nosso Senhor.

Faça orações

Por último, mas não menos importante: fazer orações também é uma excelente forma de celebrar a quaresma. Seja proclamando as que já foram feitas ou apenas conversando com Deus, o objetivo aqui é fazer com que seu lado espiritual se desenvolva.

Tirar alguns minutos do seu dia para conversar com Deus é uma excelente forma de passar por esse período. Se essa prática ainda não faz parte do seu cotidiano como bom cristão, chegou o momento de começar a dialogar um pouco mais com o nosso salvador.

No mais, nosso material fica por aqui, mas nós ainda temos muito conhecimento bíblico para te oferecer em nosso blog. Por isso, não deixe de acessar o nosso site e conferir outros materiais exclusivos para te ajudar a se aproximar de Deus!

Recomendamos para você:

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Amém louvado a Jesus Cristo seja louvado em nome de Jesus Cristo amém🙏

Deixe seu comentário: