Anjo da guarda: saiba mais sobre esse poderoso protetor

O poder dos anjos é amplamente relatado nas escrituras e os primeiros cristãos viviam rodeados da ação angélica. Nós podemos viver a mesma experiência.

anjo - Anjo da guarda: saiba mais sobre esse poderoso protetor
Anjo da guarda: saiba mais sobre esse poderoso protetor

O cuidado de Deus com a vida de todos nós, seus filhos, não faz cálculos e nem tem limites. Ele, como pai amoroso que é, está sempre atento às nossas necessidades e até se antecipa aos nossos pedidos. Em sua providência, Deus Pai dispõe para nós tudo o que é necessário para a nossa salvação.

Dentre as graças e dons que o Pai nos concede para nos ajudar em nosso caminho rumo ao céu e auxiliar nos diversos combates da vida, está o poderoso auxílio dos Anjos da Guarda. Esse maravilhoso dom, no entanto, é um dos menos conhecidos e aproveitados pelos cristãos.

O conhecimento da realidade do auxílio dos anjos de Deus em nossas vidas e como podemos aceitar e aproveitar essa graça que nos é concedida tem o poder de mudar a nossa visão de mundo e o nosso relacionamento com Deus.

Deus é o centro da vida dos anjos e a missão deles é fazer de nós igualmente centrados no amor do Pai. Vejamos mais sobre essa realidade.

A ação dos anjos: exemplos da escritura

Apesar de ser esquecida ou negligenciada, a existência dos anjos é amplamente relatada nas escrituras, do antigo ao novo testamento vemos grandes exemplos de como o Pai conduziu (e conduz) o seu povo em sua obra de salvação se utilizando também do ministério dos anjos.

Exemplo do Antigo Testamento

Um exemplo do antigo testamento é quando Deus promete o auxílio de um anjo ao povo de Israel no deserto: “Eu enviarei o meu anjo, que vá adiante de ti, te guarde pelo caminho e te introduza no lugar que preparei. (Êxodo 23, 20)”.

Exemplo do Novo Testamento

No novo testamento vemos a ação do anjo enviado por Deus para anunciar a encarnação de Cristo à Virgem Maria; para livrar de suas dúvidas seu esposo, o justo José, e orientá-lo a assumir a missão que o Pai lhe preparou, de ser pai e protetor de Jesus na terra. E no nascimento de Jesus vemos os anjos cantando glórias a Deus pela obra da salvação iniciada.

Esses fatos estão amplamente relatados nos primeiros capítulos do evangelho de Lucas.

O anjo é nosso especial protetor

Ainda no novo testamento, nos Atos dos Apóstolos, vemos a ação dos anjos na proteção dos fiéis e apóstolos, especialmente no peculiar episódio da libertação de Pedro da prisão:

“7. De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: “Levanta-te depressa” – disse ele (…) 8.O anjo ordenou: “Cinge-te e calça as tuas sandálias” (…). O anjo acrescentou: “Cobre-te com a tua capa e segue-me”. Após conduzir Pedro através dos obstáculos até um lugar seguro o anjo desapareceu: “então, Pedro tornou a si e disse: “Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus (Atos dos Apóstolos 12, 11)”.É ainda mais interessante sobre esse relato a reação dos discípulos ao serem avisados pela criada, Rode, que Pedro, após liberto, estava chamando do lado de fora da casa de Maria, mãe de João: “Disseram-lhe: ‘Estás louca!’. Mas ela persistia em afirmar que era verdade. Diziam eles: ‘Então é o seu anjo (Atos dos Apóstolos 12,15)’”. 

Esses fatos descritos nas escrituras mostram que desde o início os cristãos acreditavam na existência dos anjos, mas iam além, eles reconheciam sua ação de maneira muito natural e havia um espírito de obediência e colaboração para com eles.

Quem são os anjos, afinal?

Diante dos exemplos bíblicos citados e muitos outros espalhados nas escrituras fica-nos a pergunta: Quem são os anjos?

O nome “anjo” significa “mensageiro” e, de fato, vemos que nos relatos bíblicos eles fazem muitas vezes esse papel de levar e manifestar aos homens e mulheres a palavra e vontade de Deus. Sua ação, no entanto, não se limita a isso. Eles também são mostrados como protetores, libertadores, guardiões dos homens e da criação de Deus.

São seres criados por Deus, dotados de vontade e uma capacidade e poder inimagináveis se comparado a nós, homens. Eles são puramente espirituais, enquanto nós somos um composto de espírito e matéria (corpo). Somos diferentes em natureza, mas temos um mesmo Pai criador. Temos em comum o espírito e a capacidade de livremente escolher amar e buscar a Deus. 

Poderíamos até dizer que somos como irmãos, sendo eles os mais velhos. Eles, como bons irmãos, por amor ao Pai e cumprindo o desejo dele, nos protegem e nos guiam pelos caminhos mais seguros e que estão de acordo com a vontade de Deus.

São um verdadeiro dom da providência de Deus para nós.

Aprender do Anjo a amar a Deus

Agora que conhecemos a realidade e o poder dos anjos em nos proteger e guiar, podemos tirar o melhor proveito desse auxílio de Deus e, para isso, devemos olhar os anjos como modelo de amor a Deus e, ao nosso modo, com nossa natureza humana, imitar esse amor puro e verdadeiro.

Como vimos, o centro do mundo dos anjos é Deus. Eles são seus ministros, vivem para amar a Deus e servi-lo com amor. Nós, homens e mulheres, também somos chamados a amar e servir a Deus e a sermos sinais de seu amor aos nossos irmãos.

Assim como os anjos agem conosco como irmãos mais velhos, conduzindo-nos a Deus e nos protegendo das armadilhas dos inimigos, nós podemos imitar essa atitude e ser como que “anjos” para nossos irmãos e amar de fato ao Pai também no serviço àqueles que precisam de nós.

É muito bonito e útil pensar e buscar se relacionar com os anjos que nos guardam. No fim, vamos perceber que Deus não os deu a nós como meros cuidadores, mas sim como modelos daquilo que devemos buscar constantemente: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como Cristo nos amou e se entregou por nós.

Continue conosco e veja como amar a Deus com a ajuda e proteção de seus anjos que nos guardam. Leia mais artigos no nosso blog e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: