6 conselhos que a bíblia traz para os jovens

A Bíblia traz diversos direcionamentos para os jovens e existem seis deles que são fundamentais para ser jovem cristão diante desse mundo com tantas provas.

jovens - 6 conselhos que a bíblia traz para os jovens
6 conselhos que a bíblia traz para os jovens

Ser jovem pode até não ser fácil, mas é uma grande oportunidade de fazer a diferença em meio a uma sociedade tão corrompida e repleta de ideologias distorcidas, que afrontam diretamente à vontade de Deus.

Mas qual é a vontade de Deus para você, jovem? Já parou para escutar a voz daquele que te chama e quer a sua felicidade plena? Na própria Palavra de Deus existem conselhos muito claros para direcionar os jovens numa vida de santidade, caridade e justiça.

Essas são virtudes que, normalmente, não se veem nas atitudes dos adultos deste mundo, mas que são fundamentais para formar pessoas mais humanas.

Quer descobrir quais são os 6 conselhos que a bíblia traz para os jovens? Acompanhe na leitura deste post!

1. Jovem, você é forte!

Essa é uma das palavras mais diretas que a Bíblia apresenta para a juventude. Ser jovem em meio a uma sociedade tão abalada emocionalmente, ideologicamente, espiritualmente é uma batalha grande. Por isso, é preciso ser forte em Deus e, segundo o apóstolo João, essa força já se faz presente na essência do ser jovem.

“Filhinhos, eu escrevi a vocês porque conhecem o Pai. Pais, eu escrevi a vocês porque conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno”.

1 João 2, 14

A palavra de João é clara: Vocês são fortes, a Palavra de Deus permanece em vocês e venceram o Maligno. Como acreditar neste conselho se o que se vê pelo mundo afora é uma juventude totalmente desconectada de Deus e seguindo diversas tendências mundanas que a todo instante sofrem modificações?

É como se os jovens vivessem à mercê do movimento do mundo, seguindo suas regras e novidades.

No entanto, o jovem que se decide por Deus e assume uma postura cristã diante da sociedade, tem em si mesmo a força necessária para defender a sua fé e encontra na Palavra de Deus a direção necessária para dar passos concretos para uma vida virtuosa. 

Além disso, esse jovem tem um combate direto com o Mal, que ronda a juventude na expectativa de ferir e corromper os bons costumes, implantando uma mentalidade totalmente contrária à vontade do Senhor. 

No fim das contas, o jovem que conta com a graça de Deus para viver sai vitorioso de toda batalha, pois quem caminha com Jesus já é mais que vencedor.

2. Seja um exemplo!

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

1 Timóteo 4:12 

O segundo conselho que a Bíblia apresenta para o jovem é tirado da primeira carta do apóstolo Paulo a Timóteo, na qual se pode contemplar a grandeza do que é ser jovem e a força que a juventude possui ao ser um bom testemunho diante das outras pessoas.

Ser exemplo no seguimento da Palavra, na forma de viver, ao exercer o amor ao próximo, ao defender sua fé e sendo casto e puro. É uma luta diária, mas que vale muito à pena na conquista do prêmio maior, a vida eterna.

3. Seja corajoso!

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Josué 1:9 

Josué foi um jovem determinado e cheio de fé, que assumiu a grande missão de adentrar na Terra Prometida com o povo de Deus retirado do Egito. As palavras do Senhor para que Josué conseguisse concluir a sua missão foram essenciais para que ele tivesse coragem.

É preciso ser um jovem corajoso para enfrentar os grandes gigantes deste mundo!

4. Seja um jovem feliz

“Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.”

Eclesiastes 11:9 

Ser jovem é ser feliz. Há uma alegria diferente na essência da juventude que não deve ser desprezada, pelo contrário, é preciso cultivá-la diariamente. 

Não é fácil, afinal de contas, a fase da juventude está sempre rodeada de crises e novas descobertas, mas é nesse movimento constante que a alegria deve ser instigada em seu coração e trazida para fora em cada decisão tomada, mesmo as mais difíceis.

Um jovem feliz é um jovem que deposita a sua confiança em Deus e dá cada passo com base na vontade Dele.

5. Você é um escolhido antes de tudo

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Jeremias 1:5 

Você, jovem, não está neste mundo à toa. Há uma razão, um propósito, uma missão muito particular em sua vida. Deus te escolheu antes mesmo de que tivesses nascido. Foste eleito profeta e é esse chamado que deve reger a sua vida.

Ainda que o seu coração perca o sentido em meio a tantas escolhas a serem feitas, busque voltar ao seu ponto de partida: a vontade de Deus para sua vida. Ninguém pode roubar o propósito que o Senhor te concedeu ainda no ventre da sua mãe!

6. Faça tudo para glória de Deus!

“Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”

1 Coríntios 10:31 

É verdade que são diversas as tentações na vida do jovem neste mundo. Muitas ofertas chegam a todo o momento para o coração do jovem e a luta precisa ser constante, em vista de permanecer na vontade de Deus.

Fazer tudo para glória de Deus significa tomar as decisões mais coerentes e alinhadas com a vontade do Senhor. Cada passo dado pode significar mais uma graça concedida por Deus e qualquer atitude incoerente pode provocar a corrupção do coração.

Não pare por aqui. Continue lendo mais conselhos que a Bíblia traz para você em nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais!

Jesus te ama muito.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

1 comentário:

  • Deus abençoe a todos que estão no site

Deixe seu comentário: