A história sobre o batismo

O batismo é um belíssimo ato de fé que nos purifica do pecado e nos insere na família de Deus! Acompanhe esse texto e saiba mais.

batiza - A história sobre o batismo
A história sobre o batismo

O Batismo é um grandioso ato de fé através do qual somos unidos ao Pai e nos tornamos seus filhos, membros do Corpo Místico de Cristo. 

Pelo Batismo, professamos a nossa fé e assumimos a responsabilidade de sermos chamados cristãos. Mas, ao sermos batizados recebemos muito mais que um nome: foi derramado abundantemente sobre nós o Espírito Santo de Deus e com ele, toda a força necessária para vencemos as tentações, o mal e resistirmos ao demônio. 

Por isso, devemos constantemente pedir ao Senhor a graça de sermos fiéis ao Batismo que recebemos. Diante disso, cabe-nos uma reflexão muito importante: “como estamos vivendo o nosso batismo?”

Você conhece a importância e a história do batismo na igreja? Continue conosco e aprenda mais sobre esse belíssimo gesto de amor e fé.

O que é o Batismo?

A palavra batismo tem origem grega e significa “mergulhar”. Por isso, para que uma pessoa seja batizada é indispensável a presença da água. 

O mergulho nas águas simboliza a morte para o mundo. Assim, pela ação do Espírito Santo, após esse gesto a pessoa renasce como uma nova criatura em Cristo, banhada em seu sangue e iluminada pela força do alto. 

O Batismo é necessário para a nossa salvação e isso nos foi revelado pelo próprio Cristo: “quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16, 16). 

O apóstolo Paulo nos ajuda a entendermos a importância do batismo para a nossa salvação ao afirmar que através dele ressurgimos com Cristo para uma vida nova. Na carta que escreve aos romanos, ele destaca que somos batizados na morte de Jesus e, se cremos que Jesus morreu para nos salvar, compreenderemos o porquê devemos ser batizados (Rm 6, 3-4). 

Além disso, Jesus mesmo ordenou aos seus discípulos que fossem pelo mundo e “ensinassem a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).

Sendo uma ordem de nosso Senhor, devemos cumpri-la com amor. Afinal, temos a certeza de que tudo o que Ele nos pede é para o nosso bem. 

Por que se batiza com água?

No relato da criação, descrito no Livro do Gênesis, lemos que no início “a terra estava informe e vazia e o espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1, 2).

Mais adiante, Deus faz uma aliança com Noé, salva a sua família das águas e inicia assim uma nova humanidade (Gn 5, 25-32). 

Na aliança feita com Moisés, também vemos a manifestação de Deus através das águas ao abrir o mar vermelho para que o povo atravessasse (Ex 13, 17- 15, 19).

Séculos depois, no calvário, ao ter o seu lado aberto pela lança do soldado, do coração de Jesus sai sangue e água (Jo 19, 34). 

Assim, vemos como Deus sempre se usou deste símbolo para manifestar a sua aliança com a humanidade. E, como através de Cristo se estabeleceu a nova e eterna aliança, o Batismo que nasce deste sacrifício também deveria ser selado com a água. 

O Batismo de João

No capítulo 3 do Evangelho de Mateus, vemos o relato do Batismo feito por João, o que o fez ser conhecido como “o batista”. 

Esse gesto era diferente do que era realizado até então pelos judeus. No judaísmo, o rito mais semelhante com o batismo é a circuncisão, através da qual o homem ingressa formalmente na religião. 

O próprio Jesus foi circuncisado ao ser apresentado por seus pais no templo, oito dias após o seu nascimento (Lc 2, 21).

Em sua pregação, João Batista não se fundamentava somente no cumprimento das Leis. Aliás, por diversas vezes ele criticou a postura dos fariseus e dos saduceus. 

O principal objetivo do batismo de João era a conversão dos pecados. O gesto realizado por ele de imergir as pessoas nas águas era um símbolo de penitência. Ele reconhecia a sua missão de preparar o caminho do Senhor e sabia que a salvação estava próxima. 

No entanto, João sempre esteve ciente de qual era o seu lugar e afirmava que o batismo que ele realizava era feito apenas com água, mas que viria alguém maior que ele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3, 11).

Por isso, João se perturba ao ver Jesus se aproximar para ser batizado por ele: “eu devo ser batizado por ti, e tu vens a mim!” (Mt 3, 14). 

Esse incomodo de João é perfeitamente compreensível, afinal, ele sabia quem era Jesus e estava certo de que Ele não tinha pecado, assim, qual o sentido de ser batizado?

Por que Jesus foi batizado?

Ao ser questionado por João o porquê ele se aproximava para receber o batismo, Jesus lhe responde: “deixa por agora, pois convém que cumpramos a justiça completa” (Mt 3, 15).

De fato, Jesus não tinha pecado, assim, não haveria razões para que recebesse o batismo de penitência e conversão de João. No entanto, mesmo assim, Jesus quis ser batizado e podemos entender esta escolha do Senhor por três razões principais.

Em primeiro lugar, ao ser batizado, Jesus purificou as águas e por isso, depois Dele, no Batismo as águas têm o poder de nos santificar. 

Em seguida, ao se encarnar, Jesus assumiu completamente a nossa condição humana. Desse modo, ao se aproximar de João, Ele se fez pecador como todos nós. 

E por fim, Jesus quis nos dar o seu exemplo, estimulando-nos assim a também nós recebermos o batismo que ele instituiria.

Ainda não sou batizado, o que devo fazer?

Se você ainda não é batizado e deseja receber esta graça extraordinária de Deus, procure a igreja mais próxima e manifeste o seu desejo. 

Antes de ser batizado, você passará por um processo de aprofundamento da fé para que tenha mais clareza sobre o que cremos e tenha a certeza de que deseja fazer parte da família cristã.

Vale destacar que este período de ensinamento é feito apenas com adultos. Quanto o batismo é realizado em crianças, a responsabilidade de educar na fé é transmitida aos pais e padrinhos.

Você já pode começar a aprender mais sobre a fé cristã lendo outros artigos no nosso site. Bons estudos!

Saiba como Ler e Entender a bíblia, e tenha uma maior intimidade com Deus. Clique aqui e conheça esse método.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: