A importância de seguirmos os 10 mandamentos

Os 10 mandamentos são normas de Deus, logo é importante segui-los para que possamos ter instruções para uma vida de fé, boa e agradável diante do Pai.

mandamento - A importância de seguirmos os 10 mandamentos
A importância de seguirmos os 10 mandamentos

Deus deseja que tenhamos uma vida de acordo com seus preceitos, por isso, desde a criação do homem, sempre instruiu seus filhos de acordo com aquilo que é correto e agradável. Um dos exemplos mais claros sobre isso são os 10 mandamentos que Deus deu aos israelitas através de Moisés. 

Apesar dos numerosos séculos que nos separam deste acontecimento, ainda sim essas regras continuam importantes para nossa vida cristã. Por isso, falaremos neste artigo sobre a importância de seguirmos os 10 mandamentos. 

A bíblia é a nossa regra de fé e prática

Quando falamos que somos cristãos, devemos ter em mente que tal informação implica em muitas coisas, como por exemplo, ter determinadas atitudes para assim se diferenciar dos demais, pois afinal, somos sal e luz nesta terra. Sabemos que às vezes é muito difícil entender qual caminho devemos seguir, ou até mesmo se falar o que pensamos é o certo a se fazer.

Deus entende nossas limitações como humanos e por isso, nos deu sua palavra para que pudéssemos ter auxílio e orientação para todos os momentos da nossa vida. Logo, quando estamos confusos sobre o que fazer perante situações difíceis, precisamos recorrer à bíblia.

A bíblia foi escrita por homens que foram inspirados por Deus, então devemos ter fé naquilo que lemos nas escrituras sagradas, pois é a palavra de Deus transmitida durante os séculos para que Ele pudesse instruir seus filhos. 

Veja o que nos diz Salmos 119:92-94: 

“Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição. Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.”

Aqui o Salmista reforça a importância das palavras de Deus para que ele triunfe e seja salvo. Mais à frente, em Salmos 119:104-105 temos uma das passagens mais famosas da bíblia: 

“Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” 

Êxodo 20

É neste capítulo que encontramos os 10 mandamentos. Nesta parte do livro lemos sobre o que viveu o profeta Moisés com o povo. Devido a diversos pecados que cometeram, foram condenados a passar mais tempo no deserto do que deveriam, sendo escravizados por outros povos.

A idolatria que eles cometeram os levou a tal situação. Porém, Ele é bondoso e misericordioso, sempre chamando de volta os seus filhos. Assim, através de Moisés o Pai se comunicou com os israelitas, dizendo para se redimirem de seus erros. 

Este contato com Deus foi tão tremendo que causou espanto, como vemos em Êxodo 20:18-19: 

“E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.” 

Em todo tempo Deus fez questão de mostrar aos israelitas que Ele é o Senhor deles, poderoso no céu e na terra, capaz de maravilhas e perdão, mas também Deus de justiça. Ele precisou do temor do povo, além de lembrá-los da onde os tirou, para que voltassem seus corações ao único Deus.

Os 10 mandamentos: sinônimo de sabedoria

Quando os 10 mandamentos foram revelados no monte Sinai, Deus sinalizou a sua vontade em ter novamente ligação com o povo, os convidando a abandonar os velhos hábitos e voltar-se para Ele.

Assim disse o Senhor: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” Êxodo 20:2-17 

Quando refletimos sobre os 10 mandamentos, percebemos que Deus deixa para nós várias instruções nas mais diversas áreas da nossa vida. O Pai fala da nossa relação com Ele, como devemos adorá-lo, em que tempo, e ainda sobre como é soberano sobre terra e céus.

Além dessas coisas, Ele nos diz sobre como devemos nos comportar em nossos relacionamentos com nossos pais, nosso cônjuge e com o próximo. Tudo aquilo que o Senhor passou foi com o objetivo de que o povo se arrependesse dos pecados e voltasse a ter uma vida de acordo com sua vontade. Os 10 mandamentos são uma maneira de termos uma fé sincera e vivermos em paz com nossa família e o próximo.

Podemos entender assim a importância dessa passagem da bíblia. Deus deseja que vivamos uma vida correta perante ele, logo, reconhecendo nossas falhas, Ele nos guia através de sua palavra para que possamos viver o novo que o Senhor guarda para seus filhos.

Jesus não veio para anular a lei

A morte de Jesus marcou o rompimento do véu, que é muito mais do que um simples tecido, mas uma simbologia para o mundo espiritual. Este acontecimento na verdade significa que antes estávamos separados do Pai, mas hoje não mais. 

No contexto de Êxodo 20, Moisés foi escolhido para falar com Deus e assim passar o que Ele dizia ao povo. Porém, o sacrifício de Jesus nos permitiu ter acesso direito ao nosso Deus.

Assim, algumas pessoas podem acabar pensando que este acontecimento anula tudo o que Deus nos passou nos 10 mandamentos, mas Jesus nos mostra que não é bem assim em Mateus 5:17-19: 

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” 

Observe o que Paulo nos diz em Gálatas 5:14: 

“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” 

Podemos entender que a partir do momento que nos convertemos, nosso antigo eu morre e assim somos novas criaturas. A nossa conversão implica diretamente em abandonar o velho eu, assim, um coração voltado a Deus irá desejar seguir aquilo que Ele nos manda.

Você, como filho de Deus, deve alegrar-se em viver o que Jesus nos ensinou. Tenha o Espírito Santo como seu guia e assim desfrute da boa e agradável vontade de Deus.

Que esta palavra faça morada em seu coração. Para continuar aprendendo mais sobre a palavra de Deus, venha ler os outros textos em nosso blog

Se deseja ter acesso a outros conteúdos, nos siga nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook, Instagram, e no Youtube!

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: