Saiba o destino dos discípulos na bíblia

Os discípulos do Senhor sofreram perseguições após a ida de Cristo, e por isso, acabaram tendo que lidar com mortes terríveis com a partida de seu Mestre.

discipulos 1024x512 - Saiba o destino dos discípulos na bíblia
Saiba o destino dos discípulos na bíblia

destino dos discípulos na Bíblia pode nos mostrar o quanto a perseguição foi cruel com quem pregava a palavra do Senhor. Para descobrir que fim tomou aqueles que acompanharam Jesus Cristo em vida, e que espalharam a sua Palavra na Terra, não deixe de acompanhar o texto a seguir!

Judas Iscariotes

destino de Judas nos foi apresentado no Evangelho Segundo Mateus, e não na Bíblia, como muitos desconfiam. Enfim, por conta da sua traição ao nosso Salvador, Iscariotes acabou se arrependendo, e isso influenciou diretamente em sua morte.

Por conta da traição, Judas atentou contra a própria vida, tentando suicídio ao se enforcar em uma árvore. No entanto, a corda se partiu, e ele acabou morrendo ao cair em cima de pedras afiadas, que estavam logo abaixo do corpo do discípulo.

Filipe

Filipe não deixou de pregar a palavra do Senhor mesmo após a morte de Jesus Cristo. Com isso, ele continuou sua jornada cristã, o que fez com que acabasse convertendo várias pessoas no decorrer de sua história.

Contudo, uma das mulheres convertidas pelo discípulo era de procônsul romano, o que causou a morte de Filipe. Sua morte é incerta, já que não se sabe até hoje se ele foi crucificado, assim como Jesus, ou se ele sofreu com torturas até a morte.

Mateus

O destino de Mateus, assim como o de muitos discípulos, é controverso, e por isso, pode apresentar mais de uma versão. Porém, a mais antiga entre todas elas é a de que ele conseguiu sobreviver e morrer de velhice na Etiópia, pregando.

Contudo, existem versões que tratam da sua morte de outras formas, todas envolvendo o mando de um rei da região. Esfaqueamento, afogamento, decapitação e tendo o seu corpo queimado são as versões mais populares entre essas.

Tiago Maior

Tiago foi delatado por Herodes Agripa, que também acabou sendo condenado junto dele. A grande questão é que Herodes se arrependeu no último instante, se convertendo para tentar se livrar do que ele notou que estava por vir.

No entanto, Tiago não se curvou às vontades dos que estavam ali, e acabou sendo decapitado no local. Outras versões ainda dizem que ele foi morto pela espada de um soldado, e que, mesmo convertido, Herodes teve o mesmo fim do que Tiago.

Tiago Menor

Nero foi um terrível imperador da história, e, infelizmente, alguns cristãos sofreram perseguição por sua causa. Tiago Menor, um dos discípulos de Cristo, foi um dos que mais sofreu com essa reviravolta da história.

Nero inflamou o povo de Roma, fazendo com que eles espancassem e apedrejassem Tiago até que ele morresse. Esse foi um dos destinos mais brutais que um discípulo teve que enfrentar, já que acabou sofrendo com perseguição cruel do imperador.

André

André tinha uma das fés mais inabaláveis entre os discípulos de Cristo, e não abandonou as suas crenças mesmo nos momentos mais difíceis. No entanto, acabou sofrendo perseguição justamente por seguir espalhando a Palavra do Senhor.

Ao se negar a renegar a sua fé, quando solicitado por Aegeates, um procônsul de Roma, André acabou sendo crucificado em uma cruz em formato de X. O ato aconteceu na Grécia, e é tida como uma das mortes mais emblemáticas desse período.

Pedro

Nero não fez apenas uma vítima, já que, além de Tiago Menor, Pedro foi outro que sofreu com a intolerância do cruel imperador. O chefe de estado de Roma não permitia que qualquer outra fé que não fosse a dele fosse demonstrada.

E por conta disso, Nero acabou ordenando que Pedro fosse crucificado de cabeça para baixo, para demonstrar que ele não era nem mesmo digno de morrer como Cristo. Esse acontecimento foi extremamente marcante, e aconteceu onde hoje se encontra o Vaticano.

João

João foi um dos poucos discípulos do Senhor que teve um destino tranquilo, apesar de ter passado por maus bocados. Ele quase foi queimado vivo por Domiciano, um antigo imperador romano, mas conseguiu escapar e se exilar na Grécia.

Ele ficou em uma ilha isolada, chamada de Patmos, porém, acabou se mudando para Efésios com o passar dos anos. A sua morte aconteceu ali mesmo, de causas naturais, sem precisar passar por maiores traumas, igual aos outros.

Tomé

Tomé continuou pregando a Palavra, o que fez com que ele conseguisse converter Charisius, esposa do rei Misdaeu, ao cristianismo. No entanto, a mulher se negou a fazer sexo com seu marido após o acontecimento, o que gerou a morte do discípulo.

Por conta disso, ele acabou sendo morto pela lança de um soldado na Índia, na região de Mylapore. Em sua homenagem, após o reino português tomar o local para si, acabou batizando a cidade de São Tomé de Meliapor, para relembrar o discípulo.

Bartolomeu

Bartolomeu é um dos discípulos de Cristo que menos sabemos informações sobre o destino que teve após a partida do Senhor. Porém, é sabido que ele continuou forte em sua fé, e por isso, acabou convertendo o rei Polymius ao cristianismo.

Contudo, esse também teria sido o motivo de sua morte, já que o próprio rei havia ordenado o seu assassinato. No entanto, até hoje não se sabe se ele morreu esfolado ou crucificado, assim como Cristo. A única coisa especulada com mais certeza nos dias de hoje é que ele morreu na Armênia.

Tadeu

Tadeu é outro que não conta com muitas informações sobre o seu destino, apesar de alguns registros sobre seu caso existirem. No mais, a hipótese mais aceita atualmente é que ele foi tido como um mártir em Beirute, onde hoje fica o Líbano.

Algumas fontes indicam que ele morreu ao lado de Simão, seu amigo, porém, nada disso é confirmado por nenhuma outra fonte. Tadeu é um dos maiores mistérios quando falamos sobre o destino que tiveram os discípulos do nosso Senhor.

Simão

Por último, entre os destinos dos discípulos do Senhor, podemos falar de Simão, que não tem quase nada confirmado sobre seu destino. Porém, como dissemos, existe a hipótese de ele ter morrido ao lado de Tadeu, no Líbano.

Porém, também existem relatos de que ele foi morto ao se negar a se converter a outra religião, demonstrando todo o poder de sua fé. Isso teria acontecido na Pérsia, onde hoje fica o estado do Irã; ou na região onde hoje se encontra a Inglaterra.

No mais, esse é o nosso artigo, e se você gostou, não deixe de acessar o nosso blog para mais conteúdo, e seguir os nossos perfis nas redes sociais!

Recomendamos para você:

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: