Salmo 46: o abrigo de Deus nas tempestades

Tempestades vêm e vão. Mas, Deus estará lá, em todas elas, para resguardo daqueles que O seguem e sabem de seu poder. É disto que trata o Salmo 46.

ler biblia - Salmo 46: o abrigo de Deus nas tempestades
Salmo 46: o abrigo de Deus nas tempestades

O Livro de Salmos da Bíblia é um importante canal de reflexão e contato com Deus. Através da mais bela poesia, entendemos que nas mais diversas dificuldades, o Altíssimo se encontra lá para nos proteger. E, uma dessas passagens remete ao Salmo 46.

Nele, temos uma breve introdução que já destaca, no primeiro versículo, a importância do Senhor em nossas vidas: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1).

E, a analogia é perfeita na sequência da poesia: Ele é quem nos abriga nos momentos mais difíceis, como as tempestades, onde tudo parece perdido – mas, que para Deus, não é nada perante ao seu poder na terra. Uma reflexão bem pertinente aos nossos tempos.

Não há o que temer se você está com Deus

“Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza (Selá)”, (Salmo 46: 2-3).

Nos dias atuais, vemos uma série de produções, principalmente cinematográficas, que apontam o fim do mundo com águas cobrindo a terra e todos angustiados pelos desastres que vêm a se acometer.

Mas, em quantas delas há a menção de que, com Deus, não há ação da natureza que seja capaz de derrubar um homem fiel? O Salmo 46 nos é muito claro em relação a isso: não há vento, água, terra ou fogo que possa derrubar nossa morada – se ela é erguida junto ao Pai.

O Senhor dos Exércitos está conosco

Não obstante, os versículos do Salmo 46 nos fazem entender ainda mais toda a segurança que Deus nos dá na tempestade: ele não se abala e ajuda já pela manhã (Salmos 46:5), além de estar acima de qualquer reino e movimento dos gentios (Salmos 46:6).

Essa força de quem, como nos mostra Mateus 7:24, ergue a casa sobre a rocha, é a mesma demonstrada pelo Senhor dos Exércitos que está conosco e é nosso refúgio (Salmos 46:7).

Ou seja, a prudência de escolhermos a seguir o Pai (e ao Filho, como na passagem do Evangelho que citamos acima), nos coloca refugiado junto àquele que está acima de qualquer reino ou exército, acima da natureza e suas causas.

Ele cessa a tempestade

O Salmo 46 ainda nos mostra que tudo isso é a obra do senhor (versículo 8), além de nos mostrar que toda a tempestade, como guerras ao fim da terra, quebrando arcos e cortando lanças, queimando os carros no fogo (Salmo 46:9) faz parte de seu poder.

E, aquele que o segue, tem o maior dos refúgios: a proteção do Altíssimo, Basta, apenas, ter paciência e confiança Nele. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra” (Salmo 46:10).

Que tal receber novidades e conteúdos de fé diretamente no seu e-mail? É muito fácil: acesse nossa página de inscrição e, apenas com o nome e e-mail, esteja sempre atualizado com os conteúdos da Conhecimentos do Pai.

Sou Missionário Fael Mendes e administro essa obra de evangelização Conhecimentos do Pai. Toda essa obra foi uma promessa de Deus e que vem chegando aos corações de milhares de pessoas tudo pela graça e misericórdia de Deus. Jesus te ama muito!

Deixe seu comentário: